Vou começar o meu tópico com uma dúvida: Há muitos (mas muitos mesmo) anos atrás montei alguns ônibus de papel usando na época cartolina e também utilizando um papel mais espesso que fazia parte do conjunto da empresa de ônibus. Acho que a folha sulfite por si só é muito fina, embora eu vá montar um navio que vai ficar sempre apoiado no chão. Acho que terei problemas com aplicação da cola. Por isso vou sair e comprar cartolina branca. Vou cortar as folhas no tamanho A4 e mandar bala na impressora. Vocês, colegas de GB, vão usar sulfite ou acham a cartolina mais interessante? O manual do meu modelo esta em polonês, portanto não sei o que eles sugerem... Abaixo a foto que consta no manual, deste navio cargueiro polonês.
abraços
Mensagens: 249 | Localização: Goiânia | Registrado: 02 May 2008
O meu eu imprimi no papel sulfite A4 um pouco mais grosso que a cartolina em impressora laser.... o papel e bem firme e facil para recortar e trabalhar.... como e o meu primeiro paper model acho que sera satisfatorio.
abraços
Mensagens: 394 | Localização: Goiânia | Registrado: 25 March 2002
e ai pessoal, to meio na duvida sobre o papel tbem, mas achei essa ideia de cortar o papel em a4 (cartolina) e depois imprimir em cima bem interessante!to c uma outra duvida: vcs vao imprimir tudo preto e branco e depois pintar ou vao aproveitar as cores do model e imprimir colorido? Abs
Mensagens: 348 | Localização: PORTO ALEGRE...SÃO PAULO...Brasil | Registrado: 12 October 2007
JÁ USO A MUITO TEMPO PAPEL A4 DE GRAMAMTURA 120(PARA PEÇAS MAIS MALEÁVEIS) A 180(PARA ESTRTUTURAS E INTERIOR) BRANCO E LISO. A IMPRESSÃO A LASER É RECOMENDADA PRINCIPALMENTE SE VC FOR USAR COLA BRANCA(PVA) POIS ESA É A BASE DE ÁGUA E PODE "BORRAR" O MODELO QUANDO IMPRESSO EM INKJET. COSTUMO USAR, PARA PEÇAS INTERNAS E ESTRUTURAS, COLA DE ISOPOR, QUE TEM SECADO MAIS RÁPIDO QUE A CLOA BRANCA E APRESENTA ÓTINMOS RESULTADOS. O INCONVENIENTE É QUE ELA GRUDA MUITO MAIS NOS DEDOS QUE A PVA.RECOMENDO APLICAR COM UM PINCEL. BREVEMENTE ESTAREI ABRINDO MEU TÓPICO.BOAS MONTAGENS AMIGOS.ESTAREI ACOMPANHANDO TODAS.
Mensagens: 755 | Localização: PROFESSOR EM ITAGUAÍ. SOU POBRE,MAS TENHO CULTURA-RJ | Registrado: 07 June 2007
Eu tambem tenho esta preocupação da cola branca PVA borrar a pintura da jato de tinta. Vou levar minhas folhas a uma grafica que tem impressora laser e pedir um papel de gramatura maior.
Marcelo, eu pensei tambem em imprimir P/B em rascunho aqui em casa e depois pintar os detalhes em pincel ou ate aerografo, mas acho que vou fazer alguns testes antes e depois mostro aqui meus resultados. Tenho um outro navio em escala 1/250 que se der certo, vai ficar muito bacana! Creio que a espessura do papel e o solvente da tinta serão fatores criticos!
abraços
Eu vou fazer uns testes aqui tbem, vou cortar cartolina em a4 e imprimir preto e branco na impressora a laser...depois to querendo fazer a pintura na tinta acrilica com aerografo...abs
Mensagens: 348 | Localização: PORTO ALEGRE...SÃO PAULO...Brasil | Registrado: 12 October 2007
Pessoalmente eu prefiro fazer a impressão em cores aproveitando o trabalho do proprio modelo, fica muito legal e so ter paciencia e recortar algumas peças com o estilete ao inves de tesoura. Caso queiram um processo de enbelezamento na finalização voces podem tentar imprimir em papel fotografico brilhante ou fosco, fica muito bom tambem.
abraços
Silvio Neto
Que beleza Fernando, quantas partes tem? Eu escolhi um modelo tão mixuruca pra fazer meu teste que diante da magnitude do seu e do Silvio vou escolher outro!
Ola Silvio, Concordo com vc, este modelo 1/400 é apenas para papel mesmo pois seus detalhes são muito pequenos. Agora tenho um navio cargueiro 1/250 que se pintar os detalhes vai ficar show mesmo!
Cris, meu modelo esta detalhado em duas folhas A4, mas tem muitas peças, vou conta-las. Vou postar as imagens das folhas Não despreze seu trabalho por ter menos partes. O que interessa e o final.
abraços
Ola Pessoal Levei minhas duas folhas em um arquivo PDF a uma gráfica que trabalha com impressão a cores com diversos materiais. Mandei imprimir com a impressora laser colorida e escolhi a folha de papel A4 mais espessa que eles tinham. Informaram-me que a mesma chama-se papel couche fosco. Paguei no total R$ 6,50 pelas folhas e o acabamento ficou excelente! Abaixo uma idéia da duas folhas. Agora vou começar a recortar as peças e tentar traduzir as instruções.
Cris, deve ter pelo menos 100 partes para colar!
Abraços
Este navio tanque foi construído na Alemanha em 1927e batizado Com o nome Adria. Transportava combustível durante a 2ª. Grande Guerra. Em Abril de 1945 foi danificado em um ataque aéreo dos aliados. Mais tarde foi tomado como espolio de guerra pelos britânicos e passou a pertencer a companhia Eagle Oil& Shipping Co. com o nome de Empire Tageos. Em 1945 mesmo foi transferido para a URSS e rebatizado com o nome Kasbek. Em 1946 ele foi entregue a Polônia como reparação de guerra. Em 1947 é completamente reformado e rebatizado como Karpaty. E então utilizado no transporte de petróleo para a Polônia a partir do Mar Negro e do golfo Pérsico. Em 1952 é arrendado ao governo da URSS para transporte petróleo da Romênia para a China e também para a Antártida, este ultimo no transporte de água e combustível. Em 1957 quando estava retornando a Polônia ficou imobilizado em uma tempestade no Mar Mediterrâneo. Fez sua ultima viagem em 8 de abril de 1958 para ser desmontado na Itália.
Obrigado Silvio e Edgar! Silvio, tambem estou acompanhando seu belo trabalho!
Estou apanhando nas instruções basicas. Há apenas um texto em inglês generico sobre como montar a base. Não há esquemas com vistas ou mais detalhes. Fico com medo de colar alguma coisa errada!!
abraços Fernando
Tambem estou com o mesmo problema Fernando....e quando penso que estou no caminho certo la vem coisa..........por isso gasto mais tempo olhando as instruções do que montando o modelo e ainda sobram duvidas..... mas vamos la que a gente consegue....
abraços