GOD OF WARCerto dia estava lendo uma entrevista do Helder Moreira (
http://heldermblog.blogspot.com/), e ele citou uma frase, que achei muito 10,
“Quem sabe desenhar naturalmente sabe fazer uma escultura – Leonardo da Vinci”. Da mesma maneira que o Helder Moreira, eu não fiz qualquer curso para aprender a fazer esculturas, nem muito menos a desenhar, tudo que sei, apredí vendo o trabalho de grandes mestres e fuçando na internet.
Bom dando seguimento...
- O Projeto:Bom estava com um projeto de fazer uma escultura, mais detalhadas e com um grau de dificuldade maior, queria fazer algo como o Helder Moreira faz para a Marvel, ou algo como o Dan Katcher faz para a Macfarlene Toys. Estava com duas idéias em minha cabeça, uma era o capitão américa da série Earth X, o outro era o Kratos do jogo God of War.
- A escolha:Como estava em dúvida resolví postar um tópico no forum da Webkits para votação entre Kratos x Captão América, este tópico ficou no ar por 4 dias, então ao final do quarto dia calculei a votação, e com 64% dos votos o vencedor foi o Kratos do God of War.
Um pouco da História de Kratos A história se passa ao redor do general espartano Kratos. Um dia, Kratos estava em uma batalha contra um exército bárbaro, porém, seu exército estava prestes a ser derrotado e ele estava para morrer pelo machado do lider bárbaro. Então Kratos resolve fazer uma pacto com o deus da guerra, Ares, onde Kratos vende sua alma em troca de que sua vida seja poupada e seus inimigos destruidos. Ares aceita a oferta e destrói os bárbaros entregando a Kratos as "Blades of Chaos" (espadas que ficam com Kratos durante todo o jogo). Kratos começa a receber ordens de Ares e se transforma em uma máquina de matar muito pior do que já era. Porém, Kratos tinha mulher e filha, as únicas coisas que o faziam ainda um pouco humano. Ares ordena que Kratos ataque um pequeno vilarejo e que o destrua por completo. Apesar dos avisos de uma velha vidente, Kratos ataca pessoalmente o templo da vila, e possuido por um espirito assassino, mata a todos. Quando sai de seu estado hipnótico, ele percebe que matou sua mulher e sua filha, que por algum motivo estavam no templo daquela vila. As cinzas do vilarejo começam a penetrar na pele do espartano, dando a ele uma pele esbranquiçada, o que o fez ganhar o apelido de fantasma de Esparta.
- O início:Como ja existem várias esculturas do Kratos por aí, fui bem seleto em escolher, qual a pose em que faria o kratos, para que esta escultura fosse única. Procurei algumas horas na internet e finalmente achei o concept art do jogo God of War 3, dentre todas as imagens, uma me chamou a atenção em especial, não só pelo belo desenho,mas também pelo grau de dificuldade e pelo fato de que quando terminada a escultura vai ficar Show, com um alto valor agregado.
Então segue a imagem:
Bom como a imagem acima, é um desenho e não uma figura 3D, antes de inciar o “projeto Kratos”, fiz um esboço da cabeça do personagem em 3D:
Definida como seria a cabeça do personagem, iniciei a moldagem:
O material que eu utilizo não tem nada de mais, agumas láminas de estilete e alguns kits Steca., que são fácilmente encontrados em qualquer papelaria.
A massa que vou utilizar neste projeto é a massa Aepox da FX artes.
Esta massa é muito parecida com durepoxi, porém é muito melhor de trabalhar, pois não é tão grudenta, quando esta sendo moldade ela lembra muito argila. Outro fator que me levou a escolher esta massa é que eu gosto de trabalhar com massas de secagem a frio, ou seja ao contrário das dimclays da vida que precisam ser assadas a aepoxi seca na temperatura ambiente, seu tempo de secagem em média é de 12 h. Outro fator legal é que é um produto 100% Brazuca, custa bem barato se comparado com uma Dimclay.
Outra coisa que uso bastante no processo de moldagem é o “vinagre”... não arregalem os olhos, apredí esta técnica, lendo a entrevista do Helder Moreira, ele falou que havia testado vários produtos, água, álcool, fluido de isqueiro, limonene... mais nada se comparava ao bom e velho vinagre de cozinha.... eu testei e cofesso, a peça fica liza igual bunda de neném, dispensa qualquer tipo de lixa.
- Projeto ganhando vida...Agora que ja temos tudo que é necessário para iniciar a moldagem, começo fazendo uma bola de papel alunínio, um pouco menor do que o tamanho que pretendo para a cabeça do Kratos, com isso eu economiso muita de massa.
Após esta etapa cubro a bola com uma fina camada de massa, e espeto um preguinho desses pequenos de forro, para definir onde será o pescoço.
Defino onde as linhas dos olhos, nariz e boca, no lugar da boca faço um buraco, e deixo secar por 12 horas.
Com o “crânio” seco eu começo a inserir massa e moldar a face do Kratos.
Após algumas boas horas o resultado é esse, para finaliza eu pego um cotonete e passo uma demão de vinagre para alizar a peça e tirar qualquer resqício de digitais.
12 horas depois...
Pronto aí esta a cabeça do “fantasma de Esparta”..., deixei nete formato abaixo, pois esta quase do tamanho da real da cabeça, pois gostaria que vocês avaliassem o trabalho pelo tamanho real, e pelo seu grau de detalhamento.
Segue abaixo algumas fotos ampliadas.
É isso aí, por enquanto é só.... mais aguardem pelos próximos passos....