WEBKITS HOME    FORUM WEBKITS    FORUM  Pule para Categorias de Forum  PLASTIMODELISMO  Pule para Foruns  TÉCNICAS    Como eu colo papel alumínio no kit ?
Página 1 2 3 4 5 
Ir para
Incluir
Busca
Avisar
Útil
Responder

Entrar/Logar 

Marechal I

Foto de Rogerio77
publicado
Certa vez montei um Mig-15 na 1/32 e inicialmente pretendia cobrí-lo todo com papel alumínio de cozinha, como já ví fazerem. Na época ví um papo aqui na WK que para colar o papel no kit era preciso passar uma camada de verniz mordente da Acrilex, esperar secar por uns dez minutos e aplicar. Tentei isso, tentei com mais quantidade de verniz, tentei não esperar e já aplicar direto, nada funcionou, o papel não colou.
Alguém já conseguiu ? Como ?

p.s.:Acabei pintando o Mig com tinta prata Humbrol...

Abraços a todos

Mensagens: 5005 | Localização: Rio de Janeiro, RJ, Brasil | Registrado: 16 February 2004Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

General de Brigada Modelista

Foto de X-cão
publicado Esconder mensagem
Ninguém com a miraculosa solução do "Bare Metal de pobre"?

Bom, enquanto aguardamos os "experts" darem uma solução local, dê uma olhada no que a Bare Metal fornece - Bare Metal Foil Adhesive:

http://www.bare-metal.com/mode...specialty-items.html

ACHO que eles entendem do assunto, mas com certeza tem soluções tupiniquins muito melhores, fantásticas, fáceis de fazer, disponíveis em qualquer padaria e a custo zero.

[]'s e boa sorte!

X

Mensagens: 2728 | Localização: Campinas City (SP), mas sou de São Paulo!! | Registrado: 25 April 2002Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

1º Sargento Modelista

Foto de giovani
Cara ouvi também sobre isto, testei em casa e funcionou perfeitamente com o verniz mordente, só que ten que esperar secar por no mínimo duas horas, ai onde você aplicou o verniz, vai ficar grudento, depois é só aplicar o alumínio e dar os retoques finais, ou seja até que sei funciona, mas não esquece espere secar bastante, ele funciona como cola de folhas douradas e prateadas bem fininhas para artesanato.
Abraços!!

Mensagens: 166 | Registrado: 29 August 2004Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

General de Exército Modelista

Foto de Júlio Urubu
Rogerio, para colar papel alumínio num kit, o que se deve usar é isto:

Tenho aqui, funciona de verdade.

http://www.microscale.com/Merc...PROD&Product_Count=7

Mensagens: 4682 | Localização: Niterói/RJ - IPMS-RIO - www.aprj.com.br | Registrado: 19 July 2004Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Marechal I

Foto de Rogerio77
Valeu pelas dicas Julio e X, mas eu queria, como disse o X, uma solução "caseira". Giovani vou testar no meu "Wildcat cobaia" e ver o que acontece. É mais pela curiosidade mesmo, ontem mexendo em minhas coisas achei o tal verniz mordente e me lembrei desta questão.

Abraços a todos

Mensagens: 5005 | Localização: Rio de Janeiro, RJ, Brasil | Registrado: 16 February 2004Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Empilhador de caixas compulsivo
Foto de PVorrath
Rogerio, mande um pvt para o Tsukamoto; ele domina essa arte como ninguém...

Já vi trabalhos dele com papel alumínio e sinceramente, ficam duca....

Mensagens: 3162 | Localização: SP - inside the bunker | Registrado: 26 August 2003Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Foto de tsukamoto
Salve todos.

Paulo, já estava observando o tópico, e não posso omitir o 'bisu" ou"macete", para aplicação do Bare Metal de Pobre.

Rogério, a solução "caseira", é a receita abaixo na imagem. Com um custo quase ínfimo de R$ 20,00 você terá um arsenal, para cobrir os seus modelos.

Porém, para resultados imediatos, menos trabalhosos, as dicas do "X-RAY e JULIO, são as recomendadas. Infelizmente, a oferta do produto na nossa praça, é inexistente.

Tem que ser requisitada as autenticas BMF de Farmington, do mercado USA. A aquisição é viável é e perfeitamente possível.

No caso do caseiro, o manejo é simples, porém o processo de aplicar, requer um pouco de paciência,disciplina e tempo.

Na medida do possível coloco imagens do passo a passo, por aqui ou por PVT, ou abro um tópico, para aqueles colegas interessados, possam trer conhecimento da aplicação.

Bom...como as tintas, o processo do Bare Metal Caseiro, é algo pessoal, dá certo prá um, errado para outro e ou todos acertam. Captou ???

Vale a pena tentar, pois uma cartela do BMF legítimo, custa, se estiver disponível por aqui, a bagaztela de R$ 30,00 a folha (CHROME/MATE,ETC).

No passado distante, digo distante porque estou no hobby há 50 anos Ta loco sô !!!!...existia uma cola melhor, aquela do "sapateiro", cujo fabricante era a 3M. Porém foi descontinuada, e a alternatica foi usar o ADESIVO MULTIUSO BRASCOPLAST, diluido em "BENZINA B-I RETIFICADA".

Bom meu caro colega Rogério. A sugestão está ai, agora a minha torcida é pra você botar a mão na massa....... Captou ???

ImagemDSC09229.JPG (57 KB, 238 downloads)

Mensagens: 4486 | Localização: São José dos Campos-São Paulo | Registrado: 12 December 2001Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Foto de tsukamoto
...o desejado...mas pouco ofertado neste nosso país de "farturas"...para o hobby...

ImagemDSC09231.JPG (56 KB, 213 downloads)

Mensagens: 4486 | Localização: São José dos Campos-São Paulo | Registrado: 12 December 2001Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Foto de tsukamoto
..alguns trabalhos concluídos...Na aviação civil, com uma boa tinta branca, o resto é Bare Metal....

ImagemDSC09067.JPG (57 KB, 231 downloads)

Foto de tsukamoto
outro...

ImagemDSC09069.JPG (58 KB, 198 downloads)

Foto de tsukamoto
..na aviação militar...

Imagem_CLC5775.jpg (47 KB, 212 downloads)

Foto de tsukamoto
mais um...

ImagemDSC01861.JPG (59 KB, 173 downloads)

Foto de tsukamoto
..final na 72...

ImagemDSC07287.JPG (58 KB, 185 downloads)

Marechal I

Foto de Rogerio77
Caracolhes Tsuka, você agora deu show ! Não só disse como fazer como mostrou o resultado maravilhoso de sua técnica ! Tú és um McGiver oriental, que mistura foi essa que você foi descobrir ?!
Tsuka, você chegou a tentar o verniz mordente, como foi ?

Abraços a todos

2º Tenente Modelista

O Tsukamoto é um craque nesse assunto , belos trabalhos .

Pode também tentar com Future ou BF , passe a cera na parte do modelo e ainda molhado aplique alumínio de cozinha ou papel chumbinho , desses usados para embrulhar balas e bomboms , encontrável em qualquer casa de artigos para festas , depois alise bem com um cotonete, o resultado é ótimo .
Realmente no caso de usar o verniz mordente , deve secar bem , pelos menos umas 2 horas , mas de um dia para o outro é melhor. Pode acelerar o processo com um aquecedor.
OBS: O verniz mordente deve ser aplicado no papel alumínio e não no modelo . Se quiser faça uma folha grande , coloque o papel com adesivo já seco sobre um papel encerado , tipo desses que vêm em etiquetas adesivas e vá recortando os pedaços necessários e aplicando no modelo que não tem erro.

O Bare Metal é o indicado , o último que comprei veio da micro mark e chegou a um custo final( Material + frete) de US$ 8,00 a folha

www.micromark.com

Mensagens: 397 | Localização: Curitiba-PR | Registrado: 17 September 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador