Certa vez montei um Mig-15 na 1/32 e inicialmente pretendia cobrí-lo todo com papel alumínio de cozinha, como já ví fazerem. Na época ví um papo aqui na WK que para colar o papel no kit era preciso passar uma camada de verniz mordente da Acrilex, esperar secar por uns dez minutos e aplicar. Tentei isso, tentei com mais quantidade de verniz, tentei não esperar e já aplicar direto, nada funcionou, o papel não colou. Alguém já conseguiu ? Como ?
p.s.:Acabei pintando o Mig com tinta prata Humbrol...
Abraços a todos
Mensagens: 5005 | Localização: Rio de Janeiro, RJ, Brasil | Registrado: 16 February 2004
ACHO que eles entendem do assunto, mas com certeza tem soluções tupiniquins muito melhores, fantásticas, fáceis de fazer, disponíveis em qualquer padaria e a custo zero.
[]'s e boa sorte!
X
Mensagens: 2728 | Localização: Campinas City (SP), mas sou de São Paulo!! | Registrado: 25 April 2002
Cara ouvi também sobre isto, testei em casa e funcionou perfeitamente com o verniz mordente, só que ten que esperar secar por no mínimo duas horas, ai onde você aplicou o verniz, vai ficar grudento, depois é só aplicar o alumínio e dar os retoques finais, ou seja até que sei funciona, mas não esquece espere secar bastante, ele funciona como cola de folhas douradas e prateadas bem fininhas para artesanato. Abraços!!
Valeu pelas dicas Julio e X, mas eu queria, como disse o X, uma solução "caseira". Giovani vou testar no meu "Wildcat cobaia" e ver o que acontece. É mais pela curiosidade mesmo, ontem mexendo em minhas coisas achei o tal verniz mordente e me lembrei desta questão.
Abraços a todos
Mensagens: 5005 | Localização: Rio de Janeiro, RJ, Brasil | Registrado: 16 February 2004
Paulo, já estava observando o tópico, e não posso omitir o 'bisu" ou"macete", para aplicação do Bare Metal de Pobre.
Rogério, a solução "caseira", é a receita abaixo na imagem. Com um custo quase ínfimo de R$ 20,00 você terá um arsenal, para cobrir os seus modelos.
Porém, para resultados imediatos, menos trabalhosos, as dicas do "X-RAY e JULIO, são as recomendadas. Infelizmente, a oferta do produto na nossa praça, é inexistente.
Tem que ser requisitada as autenticas BMF de Farmington, do mercado USA. A aquisição é viável é e perfeitamente possível.
No caso do caseiro, o manejo é simples, porém o processo de aplicar, requer um pouco de paciência,disciplina e tempo.
Na medida do possível coloco imagens do passo a passo, por aqui ou por PVT, ou abro um tópico, para aqueles colegas interessados, possam trer conhecimento da aplicação.
Bom...como as tintas, o processo do Bare Metal Caseiro, é algo pessoal, dá certo prá um, errado para outro e ou todos acertam.
Vale a pena tentar, pois uma cartela do BMF legítimo, custa, se estiver disponível por aqui, a bagaztela de R$ 30,00 a folha (CHROME/MATE,ETC).
No passado distante, digo distante porque estou no hobby há 50 anos ...existia uma cola melhor, aquela do "sapateiro", cujo fabricante era a 3M. Porém foi descontinuada, e a alternatica foi usar o ADESIVO MULTIUSO BRASCOPLAST, diluido em "BENZINA B-I RETIFICADA".
Bom meu caro colega Rogério. A sugestão está ai, agora a minha torcida é pra você botar a mão na massa.......
Caracolhes Tsuka, você agora deu show ! Não só disse como fazer como mostrou o resultado maravilhoso de sua técnica ! Tú és um McGiver oriental, que mistura foi essa que você foi descobrir ?! Tsuka, você chegou a tentar o verniz mordente, como foi ?
Abraços a todos
O Tsukamoto é um craque nesse assunto , belos trabalhos .
Pode também tentar com Future ou BF , passe a cera na parte do modelo e ainda molhado aplique alumínio de cozinha ou papel chumbinho , desses usados para embrulhar balas e bomboms , encontrável em qualquer casa de artigos para festas , depois alise bem com um cotonete, o resultado é ótimo . Realmente no caso de usar o verniz mordente , deve secar bem , pelos menos umas 2 horas , mas de um dia para o outro é melhor. Pode acelerar o processo com um aquecedor. OBS: O verniz mordente deve ser aplicado no papel alumínio e não no modelo . Se quiser faça uma folha grande , coloque o papel com adesivo já seco sobre um papel encerado , tipo desses que vêm em etiquetas adesivas e vá recortando os pedaços necessários e aplicando no modelo que não tem erro.
O Bare Metal é o indicado , o último que comprei veio da micro mark e chegou a um custo final( Material + frete) de US$ 8,00 a folha