WEBKITS HOME    FORUM WEBKITS    FORUM  Pule para Categorias de Forum  PLASTIMODELISMO  Pule para Foruns  TÉCNICAS    Mascarar Canopy
Página 1 2 3 
Ir para
Incluir
Busca
Avisar
Útil
Responder

Entrar/Logar 

Tenente Coronel Modelista

publicado
Pessoal, boa noite.

Já tentei diversas técnicas de mascarar canopy mas sempre fica umas "ratas"...

Qual a melhor técnica pra deixar os frames sem erro?

Já usei:
cola branca - achei muito difícil pra deixar linhas retas e não levantar tinta;
contact;
maskol - idem cola branca...;
Fita tamiya(uso essa atualmente) por pedaços ou cortada direto no canopy com bisturi ou lâmina nova;
Fita crepe(tirando o excesso de cola em outra superficie);

Já vi canopy q é de babar, mas até hoje nunca consegui um resultado 100% como muita gente da WK faz...

Agradeço as dicas!

Abraços

Daniel

Mensagens: 1139 | Localização: SJK-BR | Registrado: 28 March 2005Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Capitão Modelista

Foto de Tripa seca
publicado Esconder mensagem
Vou de fita crepe e bisturi ainda, com resultados aceitáveis, mas nada espetacular (como aliás todo o resto dos meus modelos, hehehehehe).Essa técnica funciona bem quando o canopy tem as bordas e montantes com relevo razoavelmente perceptível, sem o que não dá pra estabilizar o bisturi. Nos mais ruinzinhos é melhor partir pra outra ou ter uma mão de ferro.

Mensagens: 703 | Localização: Belém / Altamira | Registrado: 25 September 2004Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Brigadeiro Modelista
Foto de Geraldo Ribeiro
Eu também já tentei muitas coisas e ainda não domino a arte de mascarar canopies.

Os meus melhores resultados foram com a Fita Mágica 3M e, mais recentemente, com maskint tape Tamyia cortada em pequenos pedaços que vão preenchendo os espaços do canopy aos poucos.

Ainda quero experimentar o parafilm, utilizado em laboratórios. Dizem que é uma ótima solução.

[ ]s,
Geraldo Ribeiro

Mensagens: 3671 | Localização: Belo Horizonte, MG | Registrado: 19 August 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

General de Divisão Modelista

Foto de Gauthier
O resultado de 100% do mascaramento é igual a:

Paciência, fita Tamiya,pinça de joalheiro ponta fina e um stilete com a lámina nova, e para um ajuste fino da mão uma coca cola bem gelada... Captou ???

Abs

Essa mensagem foi editada. Editada por:Gauthier,

Mensagens: 3239 | Localização: Santa Maria-RS | Registrado: 23 November 2005Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Cabo Modelista

Foto de cesar oliveira
uma solução interessante é a mascara liquida para artesanato da Acrilex.. ela seca rapidinho, vc pode espalhar ela com um pincel e acertar os cantos mais dificeis de cobrir, quando seca fica uma pelicula de latex bastante facil de tirar, use um pincel destes mais baratos mesmos pq é quase certo do latex grudar nele e inutiliza-lo, pode usar um palito para distribuir a mascara tambem.. eu gostei, é uma solução barata (comprei a R$ 5,00 na Casa Cruz) e funciona.. aplique uma boa camada sem medo pq o latex sai com facilidade depois.

Mensagens: 38 | Registrado: 12 July 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

2º Tenente Modelista

Foto de Hérculis Monteiro
Eu tenho essa máscara da Acrilex aqui em casa... vou experimentar. Mas será que não dá o mesmo resultado do Maskol?

Mensagens: 371 | Localização: Pindamonhangaba-SP | Registrado: 04 September 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Louco por Eagles
Foto de Marcos Costa
Mascara liquida da acrilex é dificil acertar a reta, forma pelicula tão rápido que se vc for acertar algo vai puxar metade e levanta tinta que é barbaridade, sai tudo quebradinho depois.

---
"O importante é ter saúde e um estoque de F-15s"

Mensagens: 1957 | Localização: Botucatu - SP | Registrado: 16 February 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

1º Tenente Modelista

Fico com a mesma opinião do marcos Costa. Para usar a máscara líquida vc tem que colocar uma gota no centro do frame e ir espalhando com um palito aproveitando-se da capilaridade, se sentir que está secando pare, senão vc acaba descolando a máscara. Ao final, para evitar que a máscara descole devido à aderência com os dedos passe um pouquinho de maisena com um pincel sobre a máscara, depois com um cotonete, limpe a parte onde não tem máscara e ficou sujo de maisena, ela não vai mais descolar. Depois que pintar vc tem que passar o estilete bem de leve para cortar a tinta e evitar que a máscara levante a tinta nas bordas.
Agora quer fazer fazer bem feito sem tanto trabalho?
Fita Tamiya. Ou em pedacinhos ou cortada com um estilete ou bisturi bem amolados.
Eu sinceramente parei com a máscara, porque apesar de todas as precauções nunca fiquei livre de uma surpresa.
Ah, e para limpar o pincel sujo com a máscara mergulhe no jet, sai limpinho.

Mensagens: 458 | Localização: Rio das Ostras - RJ. | Registrado: 19 November 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Capitão Modelista

Fita mágica da 3M é uma boa também. Captou ???

Mensagens: 700 | Localização: Campinas, SP, Brasil | Registrado: 14 February 2003Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Cabo Modelista

Foto de cesar oliveira
quote:
Originalmente publicado por Renato Ferreira:
Fico com a mesma opinião do marcos Costa. Para usar a máscara líquida vc tem que colocar uma gota no centro do frame e ir espalhando com um palito aproveitando-se da capilaridade, se sentir que está secando pare, senão vc acaba descolando a máscara. Ao final, para evitar que a máscara descole devido à aderência com os dedos passe um pouquinho de maisena com um pincel sobre a máscara, depois com um cotonete, limpe a parte onde não tem máscara e ficou sujo de maisena, ela não vai mais descolar. Depois que pintar vc tem que passar o estilete bem de leve para cortar a tinta e evitar que a máscara levante a tinta nas bordas.
Agora quer fazer fazer bem feito sem tanto trabalho?
Fita Tamiya. Ou em pedacinhos ou cortada com um estilete ou bisturi bem amolados.
Eu sinceramente parei com a máscara, porque apesar de todas as precauções nunca fiquei livre de uma surpresa.
Ah, e para limpar o pincel sujo com a máscara mergulhe no jet, sai limpinho.

Opa!!! valeu pela dica do pincel.. Maneiro !!!! já vou recuperar um aqui já tinha dado como perdido.. Ó pra você.. !!!

Mensagens: 38 | Registrado: 12 July 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

General de Divisão Modelista

Foto de =Juliano=
quote:
O resultado de 100% do mascaramento é igual a:

Paciência, fita Tamiya,pinça de joalheiro ponta fina e um stilete com a lámina nova, e para um ajuste fino da mão uma coca cola bem gelada...

2!

Mensagens: 3040 | Localização: Limeira - SP | Registrado: 31 August 2006Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Foto de Fernando Manfio

Fita Mágica Scotch,mão firme e estilete afiado!!!
Legal !!! Maneiro !!!! Captou ??? Ó pra você.. !!! Tô na boa...!

Mensagens: 1172 | Localização: Assis-SP | Registrado: 27 July 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Foto de CristianoCps
quote:
Originalmente publicado por Marcos Costa:
Mascara liquida da acrilex é dificil acertar a reta, forma pelicula tão rápido que se vc for acertar algo vai puxar metade e levanta tinta que é barbaridade, sai tudo quebradinho depois.

Fora que ataca o future, se vc tiver usado.

Eu estou usando baremetal ultimamente. Colo apenas nas bordas dos frames, corto com bisturi e o meio do frame preencho com fita tamiya mesmo. Fica muito bom.

Mensagens: 1144 | Localização: Campinas,SP,Brazil | Registrado: 25 July 2001Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Foto de Marcelo_P51D
Vou com a sugestão do Fernando. FITA MÁGICA 3M é super rápido e o resultado é notorio....

Aconselho,

Marcelo

Mensagens: 1482 | Localização: Fortaleza - CE | Registrado: 07 May 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Major Modelista

Foto de Flores
Nos meus kits (1:32 e 1:48) sempre me dei bem com a cola branca diluída em um pouco de água e mais algumas gotas de detergente líquido, para melhorar o seu "espalhamento", pela redução da tensão superficial da mistura.
Aplico sobre as partes transparentes e deixo sem cobertura as estruturas do canopy.
Ajuda muito que estas tenham um bom relevo.
Pinto as estruturas com aerógrafo e depois de seco, jogo na água. Em pouco tempo, a mistura se solta, praticamente toda.
Qualquer resíduo restante, enquanto molhado, será removido facilmente com um palito.
Antes de terminar e para quem nunca fez: experimente antes dos finalmentes. Não custa nada.
Espero ter colaborado.
Flores

Mensagens: 964 | Localização: Rio de Janeiro-RJ | Registrado: 26 May 2001Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador