Já tentei diversas técnicas de mascarar canopy mas sempre fica umas "ratas"...
Qual a melhor técnica pra deixar os frames sem erro?
Já usei: cola branca - achei muito difícil pra deixar linhas retas e não levantar tinta; contact; maskol - idem cola branca...; Fita tamiya(uso essa atualmente) por pedaços ou cortada direto no canopy com bisturi ou lâmina nova; Fita crepe(tirando o excesso de cola em outra superficie);
Já vi canopy q é de babar, mas até hoje nunca consegui um resultado 100% como muita gente da WK faz...
Agradeço as dicas!
Abraços
Daniel
Mensagens: 1139 | Localização: SJK-BR | Registrado: 28 March 2005
Vou de fita crepe e bisturi ainda, com resultados aceitáveis, mas nada espetacular (como aliás todo o resto dos meus modelos, hehehehehe).Essa técnica funciona bem quando o canopy tem as bordas e montantes com relevo razoavelmente perceptível, sem o que não dá pra estabilizar o bisturi. Nos mais ruinzinhos é melhor partir pra outra ou ter uma mão de ferro.
Eu também já tentei muitas coisas e ainda não domino a arte de mascarar canopies.
Os meus melhores resultados foram com a Fita Mágica 3M e, mais recentemente, com maskint tape Tamyia cortada em pequenos pedaços que vão preenchendo os espaços do canopy aos poucos.
Ainda quero experimentar o parafilm, utilizado em laboratórios. Dizem que é uma ótima solução.
uma solução interessante é a mascara liquida para artesanato da Acrilex.. ela seca rapidinho, vc pode espalhar ela com um pincel e acertar os cantos mais dificeis de cobrir, quando seca fica uma pelicula de latex bastante facil de tirar, use um pincel destes mais baratos mesmos pq é quase certo do latex grudar nele e inutiliza-lo, pode usar um palito para distribuir a mascara tambem.. eu gostei, é uma solução barata (comprei a R$ 5,00 na Casa Cruz) e funciona.. aplique uma boa camada sem medo pq o latex sai com facilidade depois.
Mascara liquida da acrilex é dificil acertar a reta, forma pelicula tão rápido que se vc for acertar algo vai puxar metade e levanta tinta que é barbaridade, sai tudo quebradinho depois.
--- "O importante é ter saúde e um estoque de F-15s"
Fico com a mesma opinião do marcos Costa. Para usar a máscara líquida vc tem que colocar uma gota no centro do frame e ir espalhando com um palito aproveitando-se da capilaridade, se sentir que está secando pare, senão vc acaba descolando a máscara. Ao final, para evitar que a máscara descole devido à aderência com os dedos passe um pouquinho de maisena com um pincel sobre a máscara, depois com um cotonete, limpe a parte onde não tem máscara e ficou sujo de maisena, ela não vai mais descolar. Depois que pintar vc tem que passar o estilete bem de leve para cortar a tinta e evitar que a máscara levante a tinta nas bordas. Agora quer fazer fazer bem feito sem tanto trabalho? Fita Tamiya. Ou em pedacinhos ou cortada com um estilete ou bisturi bem amolados. Eu sinceramente parei com a máscara, porque apesar de todas as precauções nunca fiquei livre de uma surpresa. Ah, e para limpar o pincel sujo com a máscara mergulhe no jet, sai limpinho.
Mensagens: 458 | Localização: Rio das Ostras - RJ. | Registrado: 19 November 2007
Originalmente publicado por Renato Ferreira: Fico com a mesma opinião do marcos Costa. Para usar a máscara líquida vc tem que colocar uma gota no centro do frame e ir espalhando com um palito aproveitando-se da capilaridade, se sentir que está secando pare, senão vc acaba descolando a máscara. Ao final, para evitar que a máscara descole devido à aderência com os dedos passe um pouquinho de maisena com um pincel sobre a máscara, depois com um cotonete, limpe a parte onde não tem máscara e ficou sujo de maisena, ela não vai mais descolar. Depois que pintar vc tem que passar o estilete bem de leve para cortar a tinta e evitar que a máscara levante a tinta nas bordas. Agora quer fazer fazer bem feito sem tanto trabalho? Fita Tamiya. Ou em pedacinhos ou cortada com um estilete ou bisturi bem amolados. Eu sinceramente parei com a máscara, porque apesar de todas as precauções nunca fiquei livre de uma surpresa. Ah, e para limpar o pincel sujo com a máscara mergulhe no jet, sai limpinho.
Opa!!! valeu pela dica do pincel.. já vou recuperar um aqui já tinha dado como perdido..
Originalmente publicado por Marcos Costa: Mascara liquida da acrilex é dificil acertar a reta, forma pelicula tão rápido que se vc for acertar algo vai puxar metade e levanta tinta que é barbaridade, sai tudo quebradinho depois.
Fora que ataca o future, se vc tiver usado.
Eu estou usando baremetal ultimamente. Colo apenas nas bordas dos frames, corto com bisturi e o meio do frame preencho com fita tamiya mesmo. Fica muito bom.
Mensagens: 1144 | Localização: Campinas,SP,Brazil | Registrado: 25 July 2001
Nos meus kits (1:32 e 1:48) sempre me dei bem com a cola branca diluída em um pouco de água e mais algumas gotas de detergente líquido, para melhorar o seu "espalhamento", pela redução da tensão superficial da mistura. Aplico sobre as partes transparentes e deixo sem cobertura as estruturas do canopy. Ajuda muito que estas tenham um bom relevo. Pinto as estruturas com aerógrafo e depois de seco, jogo na água. Em pouco tempo, a mistura se solta, praticamente toda. Qualquer resíduo restante, enquanto molhado, será removido facilmente com um palito. Antes de terminar e para quem nunca fez: experimente antes dos finalmentes. Não custa nada. Espero ter colaborado. Flores
Mensagens: 964 | Localização: Rio de Janeiro-RJ | Registrado: 26 May 2001