WEBKITS HOME    FORUM WEBKITS    FORUM  Pule para Categorias de Forum  PLASTIMODELISMO  Pule para Foruns  TÉCNICAS    Decal FCM Wet Transfer 48-20 P-47D
Ir para
Incluir
Busca
Avisar
Útil
Responder

Entrar/Logar 

Cabo Modelista

Foto de Kozaky
publicado
Olá a todos, estou com muita vontade de finalizar um P-47D com as cores da FAB. Achei um decal da FCM só que ele é um wet tranfer. Tentei usar em algumas sucatas e não consegui. Como devo fazer? Quando retiro o filme o decal volta junto.

Outra coisa são as Hélices. Todos os nossos P-47 na itália usavam a Hamilton-Standart?

Valeu!

Mensagens: 16 | Localização: Osasco | Registrado: 17 October 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Marechal II
Foto de Felipe C. Miranda
publicado Esconder mensagem
Pra funcionar, tem que deixar o decalque secar, no mínimo 24 horas, o bom mesmo é 48 horas, quanto mais melhor.
O que faz o decalque aderir é a goma que está no papel e que se transfere com o decal na hora que voce o desliza pra cima do modelo. Aquele adesivo é à base de água, só depois que toda a água evapora é que ele vai funcionar, se o tempo estiver frio e úmido, isso faz com que demore mais.

É uma questão de paciência, muitos já usaram e gostaram muito do resultado, porém tem esse problema do tempo pra secar variar conforme o clima, por isso esse sistema foi abandonado...

Mensagens: 10722 | Localização: Rio de Janeiro - RJ.... E o calor está voltando, e minha alegria vai indo embora.... Que saudades já do frio do inverno... :( | Registrado: 13 November 2001Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Cabo Modelista

Foto de Kozaky
Obrigado!

Adianta usar secador de cabelo para secar o decal?

Pretende fazer um set novo para o Senta Pua?
Uma Sugestão porque não faz um com o 1º Elo e o 1º Grupo de Aviação de Caça na Itália?

Mensagens: 16 | Localização: Osasco | Registrado: 17 October 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Marechal II
Olha... Usar secador de cabelo até adiantaria, mas acho arriscado, aquilo esquenta demais e pode deformar seu kit... Eu acho mais seguro deixar o modelo em local arejado por uns dois dias. Uma boa seria aplicar em uma peça avulsa alguns decalquesque sobraram e testar esses ante de paertir para o kit. Quando aqueles avulsos estiverem saindo corretamente, os do kit também estarão.

Fazer um novo set para Senta a Pua não está em meus planos, até porque esse set praticamente esgota o tema. Devo reeditar esse set de P-47 na MicroScale assim que esse lote de transfers esgotar, mas deixará de ser um set duplo, e terá menos opções.

Outros aviões como os Pipers do 1º ELO na Italia infelismente não se vendem o suficiente pra compensar o custo de um decalque que, acredite, é bem alto...

Mensagens: 10722 | Localização: Rio de Janeiro - RJ.... E o calor está voltando, e minha alegria vai indo embora.... Que saudades já do frio do inverno... :( | Registrado: 13 November 2001Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Cabo Modelista

Foto de Kozaky
Obrigado pelas dicas Felipe.

Vou tentar usar, achei legal retirar o filme, pois ficaria somente a tinta no kit, e isso é dez.

Vou deixar uns três dias para ver o que acontece. Obrigadão!

2º Tenente Modelista

Foto de tio marcão
Caro KOZAKY com a permissão do meu GURU, Felipão Canuto, vou te dar uma dica que eu usei e deu certo.É o seguinte;antes de molhar o DECAL, na folha ainda,use uma fita DUREX comum, bem forte mesmo, aplique-o por sobre o mesmo
(somente no que vai usar)alise bem com um objeto de madeira, um palito de churrasquinho vai bem, devidamente adaptado para que não danifique o decal.Ao retirar o durex vc retira, junto a película que protege o decal.Após isso, é só aplicar um verniz (fôsco, acetinado ou brilhante) de acôrdo co sua necessidade.
Repito, tenho usdado essa técnica com 100% de sucesso, pois os decais do mestre Felipe são perfeitos.

Grande abraço ... TIO MARCÃO

Mensagens: 374 | Localização: natal (RN) | Registrado: 28 December 2004Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Marechal II
É Marcão, essa técnica sua, sabendo usar, dá um resultado melhor. O verniz sai do decal mesmo na folha seca, daí o que voce faz é substituir o verniz que está lá, que é grosso pra facilitar que seja retirado, e no lugar dele aplicar outro - de preferência o mesmo que for ser usado no restante do modelo - e aí aplicar no kit como decalque comum.
Eu até acrecento que, quem usa tintas à baser de solvente, especialmente automotivas, pode usar para isso o mesmo verniz automotivo usado para o acabametno final do modelo, e depois de aplicar o decal, aplicar um spray leve do thinner com aerógrafo sobre o decal. isso fará o verniz usado como substituto dissolver e fundir com o que está embaixo. Um resultado excelente! Captou ???

General de Exército Modelista

Foto de Carlos.
E com Future? Dá certo?

[]'s
Carlos

Mensagens: 4529 | Localização: Piracicaba | Registrado: 10 February 2005Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

2º Tenente Modelista

Foto de tio marcão
É isso mesmo Felipe.DECAL seco e ainda na folha devidamente selecionado.O VERNIZ (o automotivo é perfeito pois não agride o decal)qto ao brilho, seá o mesmo indicado na pintura do quite.E aqui cabe mais uma observação a respeito do significado de FELIPE CANUTO no cenário plastimodelístico.Eu que pratico o Hobby há 50 anos, falo de cadeira.Te seremos eternamente gratos, caro amigo.Alem de livrar-nos dos transtornos, principalmente em se tratando de aviação brasileira, ressalto, também a qualidade dos mesmos.Não devem a ninguém.Parabens, sempre, meu querido Felipe,e muito grato.

Um grande abraço nesse coraçãozão...TIO MARCÃO

Mensagens: 374 | Localização: natal (RN) | Registrado: 28 December 2004Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador