Pessoal, Estou querendo colar chapas de acrílico para fazer uma tampa para um diorama, porém não sei como se cola !!!
Alguns dizem que acrílico só se cola com formol, que é proibido para venda, outros indicam a cola B-25 da Brascola, que procurei pra todo lado e não encontro, há também a Araldite Transparente, que também não encontro...
Vocês saberiam alguma outra técnica, ou algum lugar que venda essas colas?
Acrílico pode ser colado com diversas colas, mas se deseja resistência e perfeição, somente a B25 ou outra equivalente será a solução. A B25 tem a venda controlada por diversos motivos (pagamos o pato por outrso usarem de forma indevida) e somente é vendida em quantidade.
Procure alguma empresa que produz maquetes de prédios para que colem as peças ou fornecedores de acrílico.
Abraço.
Eu colo com clorofórmio, fixo as placas em posição para que não mexam e coloco o clorofórmio numa seringa de vidro, pois as de plásticos derretem. Com uma agulha fina vou, por dentro, passando em toda a extensão, e penetra por "capilaridade", e com cuidado, pois se escorrer vai manchar o acrílico.
Se for uma peço pequena, então dá pra passar com um pincel e juntar.
O problema é que o clorofórmio só é vendida a empresas (trabalho numa indústria química), mas em lojas que vendem acrílicos eles vendem uma solução de clorofórmio diluido, e a chamam de cola de acrílico.
Pode colar também com a cola epoxi bicomponente da 3M, pois ao contrário da Araldite, ela é transparente, e uso inclusive pra fazer vidrinho de mostradores de painel de instrumentos.
Mensagens: 8635 | Localização: mig31firefox@bol.com.br | Registrado: 28 November 2004
Procure lojas q trabalham com isso, acrilico, estireno, etc... eles devem ter muito dessas colas e barato.
C não conseguir me avisa pois conheço um cara aki em SJK q mexe com a bendita B-25 e consigo um pouco pra vc - Qqer coisa me passa um pvt q consigo ou te passo os dados de contato do cara.
Aviso... o treco evapora com um "olhar" e tem o cheiro extremamente forte, então, usar em ambiente super bem ventilado.
Abraço
Daniel
Mensagens: 1138 | Localização: SJK-BR | Registrado: 28 March 2005
Compro acrilico nesse endereço, mas moro em Sampa, não sei se despacham. Eles têm cola, não usei a deles ainda, ganhei um pouquinho uma vez, mas tá no fim, é dessas que evaporam no olhar e seca na hora. A dessa empresa tem semelhança de mel e demora 24 horas p/ secar.
Entra em contato com a 3M que eles te indicam os lugares para venda a varejo. Aqui em BH eles me indicaram a loja Multicoisas no Minas Shopping e também consegui no Hipermercado EXTRA.
A melhor maneira de colar acrílico é com JET (só o líquido), por capilaridade. Não descola nem querendo, pois ele reage com o acrílico, da mesma maneira que a cola de modelismo no plástico.
Abraços,
Paulão.
Mensagens: 2964 | Localização: Porto Alegre - RS | Registrado: 19 May 2007