WEBKITS HOME    FORUM WEBKITS    FORUM  Pule para Categorias de Forum  PLASTIMODELISMO  Pule para Foruns  ESPAÇO DO INICIANTE    pintura de esteiras em vinil
Ir para
Incluir
Busca
Avisar
Útil
Responder

Entrar/Logar 

Cabo Modelista

Foto de Mileo_77
publicado
Pessoal, estou com uma duvida e preciso de ajudas dos cupincha aqui da WK mais uma vez.
Eu estou nos finalmentes do meu avf centurion e me surgiu uma duvida, pintar ou não as esteiras em vinil que vieram com o kit.
Eu me lembro de ter visto em algum topico ou tutorial do mestre Serra que a cor correta é a de um cinza bem escuro, quase preto, procede essa informação mestre?
Agradeço a todos que puderem ajudar.

Plastiabraços.

Mensagens: 27 | Localização: rio claro/sp | Registrado: 14 September 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Marechal I

publicado Esconder mensagem
Olá Mileo,
a cor base do aço é realmente cinza escuro quase sem efeito de metalização. Você aplica essa cor como cor base e depois coloca uma cor de ferrugem bem diluída nas reentrâncias. Depois disso, você pode aplicar, dependendo do clima retratado, um pouco de giz pastel seco cor de barro ou areia clara para simular a poeira e, por fim, se as esteiras(utilizamos mais a expressão "lagartas") não tiverem sapatas de borracha (não conheço bem blindados modernos)você pode dar um efeito de metal polido(meio espelhado) nas partes mais salientes das lagartas, representando o efeito do atrito contra o solo. Se você observar um trator, a parte mais saliente que toca o solo, fica tão polida que em geral nem a lama, nem a areia gruda ali.
Então é isso: Aço cinza escuro, mais ferrugem diluído nas reentrâncias, poeira ou lama(conforme o caso) e prata brilhoso se as lagartas não tiverem sapatas de borracha.
Boa sorte e vá tentando. Se você quiser simular lama seca, misture gil pastel com verniz fosco. Se quiser simular lama molhada, misture o giz pastel em uma tonalidade mais escura com verniz brilhante. Mas primeiro teste a tonalidade, pois ao misturar o giz pastel com o verniz, ele altera a cor do giz.
Exerça o modelismo sem culpas, sem stress, como verdadeira terapia e seja feliz. Legal !!!

Mensagens: 9009 | Localização: fortaleza | Registrado: 16 January 2005Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Capitão Modelista

Que show de conhecimento! Um dia com certeza montarei um blindado e seguirei as regras citadas neste tópico

Mensagens: 657 | Localização: Rio de Janeiro | Registrado: 23 May 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Marechal I

Foto de Fabio Moretti
Cada um tem uma receita, eu costumo fazer o seguinte:

1º Uma demão de tinta preto fosca.

2ª Uma demão de marrom ou ferrugem

3º Um drybrush com prateado

4º Betume da judéia ou uma mistura de tinta preta e marrom bem diluída aplicada em toda a lagarta para simular a sujeira das reentrâncias.

5º Um pouco de giz pastel para poeira, lama, etc..bom aí vai do gosto do freguês. Alguns gostam de muita sujeira outros de pouca sujeira e tem ainda os que não gostam de sujeira. Portanto veja qual é o seu "tipo" e mãos à obra...

O resultado final é razoável...

Abração

Fabio M. Moretti

Mensagens: 5938 | Localização: São Paulo - SP | Registrado: 03 November 2003Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Marechal I

Foto de Alemão
Mileo_77

Aqui tem um artigo do Marcio Schafer sobre pintura e envelhecimento de esteiras.

Mensagens: 5149 | Localização: Porto Alegre - RS | Registrado: 06 August 2001Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Tenente Coronel Modelista

Foto de assef
as esteiras de vinil devem ser pintadas , sim, a cor mais próxima doo ideal é gun metal.Daí pra vrente vc pode envelhecer de acordo com o terreno a que o veículo se sujeitou, existem várias técnicas, depende de onde vc quer chegar, afinal como vc a quer?

Mensagens: 1150 | Localização: curitiba | Registrado: 24 September 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Cabo Modelista

Foto de Mileo_77
Putz, mais uma vez eu fico impressionado com o pessoal do forum, vcs são demais. obrigado a todos pela ajuda. espero que logo eu possa não só perguntar e começar a responder tambem.

quote:
Originalmente publicado por assef:
as esteiras de vinil devem ser pintadas , sim, a cor mais próxima doo ideal é gun metal.Daí pra vrente vc pode envelhecer de acordo com o terreno a que o veículo se sujeitou, existem várias técnicas, depende de onde vc quer chegar, afinal como vc a quer?

Grande Assef, a versão que eu estou montando e o Centurion Mk.5/1 RAAC Vietnam Version da afv, acredito que o terreno em que ele atuou deva ter
muita lama, visto que é um pais tropical e com muita chuva.

Mensagens: 27 | Localização: rio claro/sp | Registrado: 14 September 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Tenente Coronel Modelista

Foto de assef
Mileo, primeiramente deixe-me dizer que adorei o seu avatar, o Mussum era meu trapalhão favorito.
Quanto ao envelhecimento vamos colocar algumas considerações:se o terreno for asfaltado ou com algum calçamento, tente deixar as esteiras mais limpas, pois a chuva lava as mesmas, tente fazer um wash bem leve de ferrugem e marcar as extremidades com um tom mais metalizado(steel).Agora se o terreno for de terra, daí o weathering precisa ser mais pesado, faça washs com ferrugem, e várias tonalidades de maroon, metalizado nas extremidades e daí pigmentos (easy colors ou mig)para simular o barro. a mig possue um barro em resina para ser aplicado muito bom, mas é caro. a quantidade de barro vai de encontro a sua vontade, abraço.

Mensagens: 1150 | Localização: curitiba | Registrado: 24 September 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Cabo Modelista

Foto de Mileo_77
Cacildis, grande Assefs, o cara era show mesmo.

plastiabraços