Mensagens: 231 | Localização: Rio Caro SP "A força de qualquer nação baseia-se no que acontece dentro das paredes do lar" | Registrado: 01 January 2009
alem do jet qual outro produto pode substitui lo e qual sua finalidade obrigado
Mensagens: 231 | Localização: Rio Caro SP "A força de qualquer nação baseia-se no que acontece dentro das paredes do lar" | Registrado: 01 January 2009
Originalmente publicado por Geiso Lawdel: em que ocasião posso usar o jet
O Jet no plastimodelismo pode atuar como uma cola líquida. Imagine que você tenha duas superfícies, tais como as duas metades da fuselagem de um avião. Você junta as duas metadas e vai passado a cola líquida (no caso, o Jet) levemente com um pincel. A cola líquida vai "escorrer" e fundir as duas metades. O resultado é muito bom.
Aqui você encontra uma boa discussão sobre as colas líquidas e o Jet, incluindo as impressões de quem tem experiência no seu uso.
Outra utilidade do Jet é atuar no processo de produção de cópias de resina. Neste excelente artigo sobre cópias de resina, há uma boa descrição da utilização do Jet para a produção de cópias.
Originalmente publicado por Geiso Lawdel: alem do jet qual outro produto pode substitui lo e qual sua finalidade obrigado
A finalidade eu postei logo acima: atuar como cola líquida ou participar do processo de produção de cópias de resina. Outras colas líquidas: Tamiya Extra Thin Cement (específica para plastimodelismo) e Vipi Flash (é o mesmo que o Jet, ambos muito utilizados por protéticos - o nome oficial é "resina autopolimerizante").
Acontece que o Jet e seus similares são muito mais baratos que as colas líquidas específicas, tais como o Tamiya Extra Thin Cement.
Originalmente publicado por VASILI: No que consiste o dry-run?!
Dry-run é um "teste", ao pé da letra "montagem à seco" sem cola apenas para se testar os encaixes e verificar se está "tudo em seu lugar", e se alguma coisa não estiver correta, consertar. É um processo interessante, porém necessita de alguma disciplina pois você acaba tirando diversas peças das árvores para fazê-lo e podem ocorrer duas fatalidades:
1ª Perder alguma peça pequena.
2ª Tirar muitas peças e você se "perder" na hora de colar de verdade, não sabendo lembrando que peça vai em que lugar.
Eu particularmente nunca utilizei dry-run, sempre lixei, testei a união e colei e no final se ficou alguma imperfeição apliquei putty e lixei. Muitos modelistas fazem este processo, conheço colegas que montam o kit inteiro e depois desmontam para novamente montá-lo aí sim com cola. Dizem que é uma maneira de se evitar os enganos na hora da montagem...sei..lá.
Mensagens: 5938 | Localização: São Paulo - SP | Registrado: 03 November 2003
Olá pessoal, meu nome é Ruben. Depois de mais ou menos 30 anos sem montar nenhum kit resolvi retomar o velho hobby. Então dá pra dizer que sou iniciante. Tenho olhado alguns kits para montagem e fiquei em dúvida sobre o que representa o "nível"? É nível de dificuldade ou nível de detalhamento?
Se você está se referindo ao "Skill" é nível de dificuldade ele varia de 1 a 5 se não me engano, sendo o 1 o mais simples e 5 o mais complexo. Entende-se por nível de dificuldade o número de peças do kit, itens de multimídia (resina, Photoetched, etc), pinturas elaboradas, decalques elaboradas. Quanto menos peças, pintura de uma ou duas cores, decalques simples e sem multimídia, mais fácil de se montar...Têm alguns inclusive que já vem pintados, basta apenas colar ou encaixar as partes (snaptite).
Mensagens: 5938 | Localização: São Paulo - SP | Registrado: 03 November 2003
Retomando a pergunta, Day-Glo é o nome genérico dado a cores fluorescentes. Em aviação, é uma tinta fluorescente usada para a sinalização e pintura de alguns painéis em aeronaves ou veículos.
A que é mais conhecida em aviação é o chamado "laranja pisca-pisca", ou "laranja Neon". Foi usada nos F-104 da Marineflieger alemã, e nas McLaren/Marlboro.
Foi muito usada antigamente, mas como tinha pouca resistência à luz, desbotava logo para uma cor amarelo-sujo muito feio.
Podem-se usar tintas especiais para reproduzir o Day-Glo num kit, mas deve-se sempre aplicar uma base de branco ou amarelo para dar cobertura, pois essas cor naturalmente não cobre bem.
Uma alternativa barata de se fazer o Day-Glo é aplicar um branco, em seguida um amarelo vivo, e em seguida um esmalte de unhas, diluído com thinner e aplicado com aerógrafo. Pode-se comprar por até R$ 1 no balaião na Ikesaki, e tem outras cores também.
Originalmente publicado por Fabio Moretti: Se você está se referindo ao "Skill" é nível de dificuldade ele varia de 1 a 5 se não me engano, sendo o 1 o mais simples e 5 o mais complexo. Entende-se por nível de dificuldade o número de peças do kit, itens de multimídia (resina, Photoetched, etc), pinturas elaboradas, decalques elaboradas. Quanto menos peças, pintura de uma ou duas cores, decalques simples e sem multimídia, mais fácil de se montar...Têm alguns inclusive que já vem pintados, basta apenas colar ou encaixar as partes (snaptite).
Complementando a resposta do Fábio.
Geralmente o Skill do kit não está totalmente relacionado à facilidade ou não dele, mas sim à quantidade de peças que compõe o mesmo, podemos facilmente encontrar um kit Skill 3 (a exemplo do Bristol Bleinhem MkIV da Airfix), que possui poucas peças, mas sua montagem não é tão simples quanto parece, carecendo de uma certa experiencia do modelista, uma vez que o mesmo irá lidar com fatores do tipo, alto relevo, fendas e peças empenadas.
Mensagens: 826 | Localização: São José do Rio Preto | Registrado: 16 July 2008