WEBKITS HOME    FORUM WEBKITS    FORUM  Pule para Categorias de Forum  PLASTIMODELISMO  Pule para Foruns  ESPAÇO DO INICIANTE    Glossário, Dicionário ou afins.
Página 1 2 3 4 5 6 7 
Ir para
Incluir
Busca
Avisar
Útil
Responder

Entrar/Logar 

2º Sargento Modelista

Foto de Landon Carter
publicado Esconder mensagem
quote:
O que significa escala HO?

É a escala 1/87
muito utilizada pelo ferreomodelismo

Mensagens: 124 | Registrado: 26 April 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

1º Sargento Modelista

Foto de Geiso Lawdel
em que ocasião posso usar o jet

Mensagens: 231 | Localização: Rio Caro SP "A força de qualquer nação baseia-se no que acontece dentro das paredes do lar" | Registrado: 01 January 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

1º Sargento Modelista

Foto de Geiso Lawdel
alem do jet qual outro produto pode substitui lo e qual sua finalidade
obrigado

Mensagens: 231 | Localização: Rio Caro SP "A força de qualquer nação baseia-se no que acontece dentro das paredes do lar" | Registrado: 01 January 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Brigadeiro Modelista
Foto de Geraldo Ribeiro
quote:
Originalmente publicado por Geiso Lawdel:
em que ocasião posso usar o jet

O Jet no plastimodelismo pode atuar como uma cola líquida. Imagine que você tenha duas superfícies, tais como as duas metades da fuselagem de um avião. Você junta as duas metadas e vai passado a cola líquida (no caso, o Jet) levemente com um pincel. A cola líquida vai "escorrer" e fundir as duas metades. O resultado é muito bom.

Aqui você encontra uma boa discussão sobre as colas líquidas e o Jet, incluindo as impressões de quem tem experiência no seu uso.

Outra utilidade do Jet é atuar no processo de produção de cópias de resina. Neste excelente artigo sobre cópias de resina, há uma boa descrição da utilização do Jet para a produção de cópias.

[ ]s

Mensagens: 3672 | Localização: Belo Horizonte, MG | Registrado: 19 August 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Brigadeiro Modelista
Foto de Geraldo Ribeiro
quote:
Originalmente publicado por Geiso Lawdel:
alem do jet qual outro produto pode substitui lo e qual sua finalidade
obrigado

A finalidade eu postei logo acima: atuar como cola líquida ou participar do processo de produção de cópias de resina.
Outras colas líquidas: Tamiya Extra Thin Cement (específica para plastimodelismo) e Vipi Flash (é o mesmo que o Jet, ambos muito utilizados por protéticos - o nome oficial é "resina autopolimerizante").

Acontece que o Jet e seus similares são muito mais baratos que as colas líquidas específicas, tais como o Tamiya Extra Thin Cement.

Um abraço,
Geraldo Ribeiro

Mensagens: 3672 | Localização: Belo Horizonte, MG | Registrado: 19 August 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Soldado Modelista
Foto de VASILI
No que consiste o dry-run?!

Mensagens: 2 | Localização: RJ | Registrado: 15 October 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

1º Tenente Modelista

Foto de Maverik
Bacana!!! Legal !!! Legal !!! Legal !!!

Mensagens: 493 | Localização: Recife | Registrado: 02 December 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Marechal I

Foto de Fabio Moretti
quote:
Originalmente publicado por VASILI:
No que consiste o dry-run?!

Dry-run é um "teste", ao pé da letra "montagem à seco" sem cola apenas para se testar os encaixes e verificar se está "tudo em seu lugar", e se alguma coisa não estiver correta, consertar. É um processo interessante, porém necessita de alguma disciplina pois você acaba tirando diversas peças das árvores para fazê-lo e podem ocorrer duas fatalidades:

1ª Perder alguma peça pequena.

2ª Tirar muitas peças e você se "perder" na hora de colar de verdade, não sabendo lembrando que peça vai em que lugar.

Eu particularmente nunca utilizei dry-run, sempre lixei, testei a união e colei e no final se ficou alguma imperfeição apliquei putty e lixei. Muitos modelistas fazem este processo, conheço colegas que montam o kit inteiro e depois desmontam para novamente montá-lo aí sim com cola. Dizem que é uma maneira de se evitar os enganos na hora da montagem...sei..lá.

Mensagens: 5938 | Localização: São Paulo - SP | Registrado: 03 November 2003Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Soldado Modelista
Foto de Rubão61
Olá pessoal, meu nome é Ruben. Depois de mais ou menos 30 anos sem montar nenhum kit resolvi retomar o velho hobby. Então dá pra dizer que sou iniciante. Tenho olhado alguns kits para montagem e fiquei em dúvida sobre o que representa o "nível"? É nível de dificuldade ou nível de detalhamento?

Mensagens: 1 | Registrado: 15 March 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Marechal I

Foto de Fabio Moretti
Se você está se referindo ao "Skill" é nível de dificuldade ele varia de 1 a 5 se não me engano, sendo o 1 o mais simples e 5 o mais complexo. Entende-se por nível de dificuldade o número de peças do kit, itens de multimídia (resina, Photoetched, etc), pinturas elaboradas, decalques elaboradas. Quanto menos peças, pintura de uma ou duas cores, decalques simples e sem multimídia, mais fácil de se montar...Têm alguns inclusive que já vem pintados, basta apenas colar ou encaixar as partes (snaptite).

Mensagens: 5938 | Localização: São Paulo - SP | Registrado: 03 November 2003Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Cabo Modelista

Foto de Williamega
Oi, bom dia.
Onde posso achar loja de plastimodelismo em Belém, agradeço pela sua atenção e estou gostando muito das explicações aqui relacionadas.

Mensagens: 14 | Localização: Dom Eliseu - Pa | Registrado: 17 March 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

General de Brigada Modelista

Foto de X-cão
Retomando a pergunta, Day-Glo é o nome genérico dado a cores fluorescentes. Em aviação, é uma tinta fluorescente usada para a sinalização e pintura de alguns painéis em aeronaves ou veículos.

A que é mais conhecida em aviação é o chamado "laranja pisca-pisca", ou "laranja Neon". Foi usada nos F-104 da Marineflieger alemã, e nas McLaren/Marlboro.

Foi muito usada antigamente, mas como tinha pouca resistência à luz, desbotava logo para uma cor amarelo-sujo muito feio.

Podem-se usar tintas especiais para reproduzir o Day-Glo num kit, mas deve-se sempre aplicar uma base de branco ou amarelo para dar cobertura, pois essas cor naturalmente não cobre bem.

Uma alternativa barata de se fazer o Day-Glo é aplicar um branco, em seguida um amarelo vivo, e em seguida um esmalte de unhas, diluído com thinner e aplicado com aerógrafo. Pode-se comprar por até R$ 1 no balaião na Ikesaki, e tem outras cores também.

[]´s

X

Essa mensagem foi editada. Editada por:X-cão,

Mensagens: 2725 | Localização: Campinas City (SP), mas sou de São Paulo!! | Registrado: 25 April 2002Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

2º Sargento Modelista

Foto de Ulisses Simionato
Achei isso:

Lexico do Modelista

Ulisses

Mensagens: 112 | Localização: SP | Registrado: 03 February 2004Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

2º Sargento Modelista

Foto de Ulisses Simionato
E mais uma tabela bem interessamte, inclusive com link para conversão de cores:

Tabela Plastimodelismo

Espero que ajude !

Ulisses

Mensagens: 112 | Localização: SP | Registrado: 03 February 2004Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Major Modelista

Foto de Guina
quote:
Originalmente publicado por Fabio Moretti:
Se você está se referindo ao "Skill" é nível de dificuldade ele varia de 1 a 5 se não me engano, sendo o 1 o mais simples e 5 o mais complexo. Entende-se por nível de dificuldade o número de peças do kit, itens de multimídia (resina, Photoetched, etc), pinturas elaboradas, decalques elaboradas. Quanto menos peças, pintura de uma ou duas cores, decalques simples e sem multimídia, mais fácil de se montar...Têm alguns inclusive que já vem pintados, basta apenas colar ou encaixar as partes (snaptite).

Complementando a resposta do Fábio.

Geralmente o Skill do kit não está totalmente relacionado à facilidade ou não dele, mas sim à quantidade de peças que compõe o mesmo, podemos facilmente encontrar um kit Skill 3 (a exemplo do Bristol Bleinhem MkIV da Airfix), que possui poucas peças, mas sua montagem não é tão simples quanto parece, carecendo de uma certa experiencia do modelista, uma vez que o mesmo irá lidar com fatores do tipo, alto relevo, fendas e peças empenadas.

Mensagens: 826 | Localização: São José do Rio Preto | Registrado: 16 July 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador