Olá a todos!! Sou registrado aqui no forum desde 2005, mas até então nunca postei nenhum trabalho meu, mesmo porque nos últimos anos acabei deixando o hobby meio de lado mas agora estou retornando, e assim voltei a trabalhar nesse kit que comecei a mexer em 2004. Então vamos lá! O kit: é um SU-85 da Tamiya, que considero um kit de regular pra fraco, mesmo porque omite muitos detalhes, e também tem alguns detalhes muito mal representados. Ai vão algumas fotos de como esta mais ou menos o modelo, posso dizer que não falta muita coisa agora, embora algumas peças não estejam junto ao conjunto ai, estão separadas para serem coladas posteriormente!
ps: as esteiras foram colocadas apenas para dar um noção do veículo, pois não pretendo usar essas esteiras de vinil.
Visão geral
Lateral direita: detalhe das alças para fixação dos grousers.
detalhe do suporte da antena(ainda não esta pronto)
Frente: no detalhe o cano de alumínio da Jordi Rubio e os suportes das esteiras sobresalentes, feitos com agulha.
Lateral esquerda: Falta tapar esses três buracos, fazer o furo por onde passam os fios do farol e da buzina, e colar o novo suporte feito em chapa de aluminio, bem como colocar o novo supote da serra também confeccionado em chapa de aluminio.
Traseira: faltando apenas a fixação dos escapes(somente após todo o processo de pintura) e colocação dos feiches frente aos ganchos de reboque (falatando tanto nos ganchos traseiros como nos dianteiros)
Esse feiche do gancho de reboque seria mais ou menos igual ao deste T-34/85, só que no caso do SU-85, ao invés de uma chapa dobrada em formato de "U", eram duas em "L", viradas para fora.
Vista superior: Confeccionei as escotilhas superiores, fazendo com que elas ficassem móveis.
A peça amarela vista nesta próxima foto trata-se da tranca da escotilha, foi confeccionada a partir de uma sobra de resina, ótimo material para se trabalhar.
Aqui uma foto do veículo com a a munição utilizada, a qual fabriquei em latão torneado.
Uma sequencia de fotos dos projéteis ao lado de uma figura, para dar uma noção de tamanho:
Aqui um cartucho vazio:
O ponto verde na escotilha trata-se do ponto de solda da tranca, no caso utilizei da escolhia original do kit, pois a mesma é muito bem representada.
E em relação a figura, ela foi montada utilizando-se 3 figuras: pernas do tanquista do KV-1C da Tamiya, tronco e braços(que ainda seram modificados), do set do Mig de tanquista russos com roupa de inverno, e cabeça da Verlinden (modificada).
Não trabalhei muito na figura, ainda falta acertar os braços, fazer uma nova medalha, melhorar o coldre. Na cabeça, eu aumentei a aba lateral direita do capacete e deixei a aba de tras aberta, ambas foram esculpidas em pedaços de resina(ainda faltam as fivelas e botões).
Bom por enquanto é isso! Como gosto de detalhar bem os kits, minhas montagens demoram um pouco, mas devagar e sempre o kit vai indo! Peço desculpas pela qualidade das fotos, é que foram tiradas com um celular Sony Ericson K550 Cyber-shot 2.0 (ainda que tem macro pelo menos! )
Me recordo de já termos, em anos anteriores, trocado idéias sobre este kit. Não sei se vc se recorda, mas era por conta dessas lagartas de vinil.
Tenho este mesmo kit da Tamiya e suas fotos serão de grande valia na confecção do meu kit.
Uma pergunta: Vc refez as escotilhas de acesso. Por achar q as do kit são ruins ou pelo fato de querer as mesmas móveis? Como não sou muito afeito à grandes modificações, taí um trabalho que não me daria ao luxo.
Outra coisa. Vc havia me mandado, via PVT, algumas dicas para a pintura de blindados russos. Só que como eu não gravei, as informações se perderam no MP. Seria pedir demais uma nova remessa desses artigos?
De qualquer forma, parabéns pelo excelente trabalho, vou acompanhar com toda certeza!
[]s
Mensagens: 1545 | Localização: Petrópolis/RJ | Registrado: 01 July 2004
achei muito lindo.Aliás falta no Brasil um concurso ou exposição só de montagens, como é feito no Japão,porque estes detalhes e todo o trabalhão somem com a pintura. Por falar em pintura, pinte de dark yellow,meta uma cruz balcânica grande na lateral que vai ficar show!!!
Mensagens: 1150 | Localização: curitiba | Registrado: 24 September 2008
Originalmente publicado por CK: Ok! Muito bom seu trabalho!!!
Me recordo de já termos, em anos anteriores, trocado idéias sobre este kit. Não sei se vc se recorda, mas era por conta dessas lagartas de vinil.
Tenho este mesmo kit da Tamiya e suas fotos serão de grande valia na confecção do meu kit.
Uma pergunta: Vc refez as escotilhas de acesso. Por achar q as do kit são ruins ou pelo fato de querer as mesmas móveis? Como não sou muito afeito à grandes modificações, taí um trabalho que não me daria ao luxo.
Outra coisa. Vc havia me mandado, via PVT, algumas dicas para a pintura de blindados russos. Só que como eu não gravei, as informações se perderam no MP. Seria pedir demais uma nova remessa desses artigos?
De qualquer forma, parabéns pelo excelente trabalho, vou acompanhar com toda certeza!
[]s
CK, blz!! Lembro sim, fas tempo né? !!!! Cara só me lembra mais ou menos o que era e eu vejo pra vc, ok?
Quanto as escotilhas, foi um pouco d cada! Estão meio erradas e por puro capricho!
O que acontece, as duas escotilhas mais a frente,a dobradiça era assim, no casco tinham dois "passadores", a nas portas tinha apenas um, quando na verdade o correto eram dois, mesmo porque c vc observar, elas são a mesma peça, mas como ficam opostas elas encaixam perfeitamente (essa no caso pretendo montar fechada). Já a escotilha maior apresenta três "passadores" intercalados (juntando os dois lados temos seis) mas no kit eles não eram intercalados, tinham dois no casco, dai mais dois na escotilha e por fim mais dois no casco, o q resultava em um aspecto horrivel, quando a mesma estava aberta(como pretendo montar), e a escotilha menor q fica na parte posterior do casco, vinha com a dobradiça inteiriça,obrigando a monta-lá na posição fechada, mas como ainda não decidi c vou monta-lá aberta ou fechada, preferi fazer movél também, que no caso ja esta pronta ao contrario das fotos. No caso ainda falta fazer nas escotilhas da frente uma espécie de "mola" ( eu acho ), e na de tras a trava e o batente da escotilha maior, o sitema de acionamento da tranca, e as travas da escotilha menor. Algumas imagens pra ilustrar melhor!
Notem as "molas" na escotilha superior a frente
Aqui o detalhe da escotilha maior, só que no caso de um SU-100, o sitema da trava e do batente é igual no SU-85
Já a escotilha menor, o lance é mais complicado, porque não tem nenhuma foto q comprove como são as trancas dela, estou m baseando por um video q tenho onde mostra uma coluna de SU-85 passando e da pra ver estas escotilhas abertas(e que por sinal são brancas por dentro), ond é possivel ver dois vultos mais escuros, lembrando essas travas:
ps: a tranca da escotilha maior é igual a esta em formato triangular.
Falei muito né?
até mais TURATTI
Mensagens: 988 | Localização: São Paulo | Registrado: 08 May 2005