WEBKITS HOME    FORUM WEBKITS    FORUM  Pule para Categorias de Forum  GALERIAS DE FOTOS - BANCADA VIRTUAL  Pule para Foruns  BANCADA VIRTUAL MILITARIA    SU-85 - atualizado 19/08/09
Página 1 2 3 4 5 6 7 
Ir para
Incluir
Busca
Avisar
Útil
Responder

Entrar/Logar 
Marechal III
Foto de Augusto
publicado Esconder mensagem
Com todo esse cuidado nos detalhes esta grade do motor merecia um tratamento mais legal, não seria o caso de usar um photoetch ou pelo menos uma tela no lugar d plástico?

Mensagens: 16396 | Localização: Rio de Janeiro | Registrado: 25 May 2003Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Major Modelista

Foto de TURATTI
quote:
Originalmente publicado por Gabriel Maraschin:
Fala Turatti, muito maneiro seu trabalho cara
to de boca aberta aqui Ta loco sô !!!!

Como voce fez as munições a partir do latão torneado??

Abração

Obrigado Gabriel!
Isso mesmo os projéteis foram feitos a partir de barras de latão torneadas.

Até mais,
TURATTI

Mensagens: 988 | Localização: São Paulo | Registrado: 08 May 2005Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Major Modelista

Foto de TURATTI
quote:
Originalmente publicado por Augusto:
Com todo esse cuidado nos detalhes esta grade do motor merecia um tratamento mais legal, não seria o caso de usar um photoetch ou pelo menos uma tela no lugar d plástico?

Realmente Augusto esse ponto é algo que ja pensei muito! Cheguei até a colocar um anuncio no MP procurando por um photo etched, mas não tive sucesso. Mas penso assim: embora no kit essa grade seja "maciça", ela é muito bem injetada, apresentando todos os rebites na moldura que fica por cima da grade, então na falta de algo melhor pra colocar, prefiro deixar esta mesma.
Ja vi muitos kits em que retiram a grade deixando só a moldura, e depois colam uma grade de metal por baixo, mas a mim não me agrada muito esse método, pois fica descaracterizado do modelo real.

SU-85

ps: nas próximas fotos mostrarei mais alguns detalhes nesta tampa do motor.

Até mais,
TURATTI

Mensagens: 988 | Localização: São Paulo | Registrado: 08 May 2005Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Major Modelista

Foto de TURATTI
Como prometido, as fotos! Maneiro !!!!

Começando pela tampa do motor. Algo que estava decidido a mudar era essa espécie de "trava" da tampa.

No kit era representada por essas duas tiras na parte inferior da tampa, que se juntava a esses relevos existente na parte superior traseira, como é possivel ver na foto.

Notem que elas possuem 7 divisões cada uma, o que é errado pois o correto eram 10. Pensando como substituir isso a primeira coisa que pensei foi, colei duas tiras de plasticard a justadas, uma em cima e a outra embaixo, e na junção das duas colei um pedaço de sprue, e depois com uma lamina imitei a divisão das partes, deu certo fiz os dois lados, mas o resultado final sinceramente não me agradou e comecei a pensar como poderia fazer. Foi ai que decide fazer um photo etched "caseiro" Maneiro !!!!
Veja só! Cortei um pedaço de lata de cerveja, dobrei com a mão sem aplicar muita pressão, dai coloquei um fio de cobre no meio, e com a ajuda de uma régua forcei a peça.

Dai retirei o fio de cobre, e prendi a peça a uma morça manual, da fiz a marcação dos espaços e com uma mini serra e um formão fui fazendo as divisões.

Dai deixei essa peça de lado e fiz mais 3, dai com todas prontas e com o encaixe prefeito entre elas foi só cortar no tamanho ideal e passar um pouco de super bonder no meio de cada peça.

Com as peças prontas foi só colar. Como a colagem dve ser feita com super bonder, e isto significa precisão, pois uma vez a peça colada não a como reposiciona-la, fiz um pequeno gabarito.

Resultado final. No veiculo real essa peça era unida ao casco por 3 ou 4 pontos de solda em cada peça, preferi fazer com 3. Notem o fio de aço que passa pelas duas peças, que tinha a função de manter essa tampa fechada.

Feito isso era hora de fazer as 3 dobradiças que ficavam na parte superior.

Pra isso usei a mesma técnica anterior, dobrei uma chapa de aluminio com um fio de cobre no meio e depois a justei as 3 peças no tamanho. Colei as peças no modelo, mas ai veio a hora da desgraça, fazer os 3 furos em cada peça. Por masi cuidado na hora de marcar os furos, eles acabaram ficando um pouco desalinhados! Dai comecei a pensar como poderia solucionar isso! Dai fiz assim, resolvi fazer essa peça em plastico, e utlizar só a volta da parte de aluminio que recobria o fio de cobre. Porque? Simples, pois com o plastico eu colei 3 tiras de plasticard, deixando todas com o mesmo tamanho, dai fiz a marcação, furei, então separei as peças, garantindo assim que todas elas ficariam com o mesmo tamanha e os furos alinhados. Dai foi só colar as peças de plasticard no modeto e depois rente a elas colar o fio de cobre recoberto pelo aluminio.

Dai cortei 9 pedaços de sprue no mesmo diamero e colar nos furos.

Acho que finalizei essa parte.

Finalizei o detalhamento interno das escotilhas.

Tem mais coisa, logo mais coloco as fotos

Até mais,
TURATTI

preciso de 30horas num dia
Foto de Marcos Garcia
Ta muito legal esse detalhes em scratch

Mensagens: 10532 | Localização: ABC - SP | Registrado: 04 October 2003Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Major Modelista

Foto de TURATTI
Valeu Marcos!!

Trabalhei um pouco na figura, acertei mais ou menos o braço direito e a mão direita, e fiz o banco do municiador, onde a figura estará apoiada.

Aqui o banco do municiador.

A almofada do banco, que foi esculpida em resina, simulando o peso da pessoa.

Notem que no banco há dois pinos de cobre,onde são encaixados, primeiro a almofada e depois a figura.

Figura instalada.

Acrescentei este detalhe a escotilha frontal.

Resolvi dar uma encrementada nas grades superiores. Para isso, improvisei uns photo etcheds! Maneiro !!!!
Usei chapa de aluminio de lata de cerveja.

Agora no veiculo real. Notem que essas peças eram soldadas de maneira bem groseira, sem muito padrão.

Próximo passo agora é concluir os suportes dos tanques extras. Em breve mais fotos!

Até mais,
TURATTI

Marechal I

quote:
Ô TURATTI,
bota a grelha e as lâminas da traseira. Esse modelo tão detalhado e com aquela falsa grelha impressa em plástico é um paradoxo! Captou ???

Mensagens: 9009 | Localização: fortaleza | Registrado: 16 January 2005Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Major Modelista

Foto de TURATTI
quote:
Originalmente publicado por SÉRGIO QUIXADÁ:
quote:
Ô TURATTI,
bota a grelha e as lâminas da traseira. Esse modelo tão detalhado e com aquela falsa grelha impressa em plástico é um paradoxo! Captou ???

Pra isso eu preciso de uma grelha!!! Maneiro !!!!
C alguem tiver uma pra vender eu compro! Maneiro !!!!

Até mais,
TURATTI

Gran Führer Modelista

Foto de Rubens
Turatti,

Desculpa, mas com toda esta sua destreza também não entendo o problema em vazar a grade e colocar um pedaço de tela...

Olha por exemplo este DML, o kit vem com duas peças, uma vazada e outra não, o grande problema em usar da vazada é não ter as linhas centrais... Mas como sou preguiçoso..

Enfim, dei uma afinada nas paredes internas e inseri uma tela, após colei as tiras cortadas em folha de plástico muito fina (também poderia ter usado "lata etched"):

Repara no efeito final:

Olha que não tenho muita paciencia para este tipo de coisa, você que certamente tem ainda pode incrementar colocando os rebites nas tiras e por aí afora...

Tenho um SU-100 Zvezda em montagem e fiz a mesma coisa, a diferença é que tampa, como do teu Tamiya, não é vazada. Tratei de abrir, desta vez mantendo as tiras, do mesmo modo afinei por dentro e colei um pedaço de tela.

Não tirei fotos, mas não ficou assim muito atrás do DML acima.

Certamente não fica tão fantástico quanto um PE, mas com certeza fica muito melhor que a grade moldada original Captou ???

PlastiAbraços

Mensagens: 7562 | Localização: São Paulo SP Brasil | Registrado: 12 December 2001Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Marechal III
Foto de Augusto
quote:
Certamente não fica tão fantástico quanto um PE, mas com certeza fica muito melhor que a grade moldada original Captou ???

Rubens

Acho que neste ponto o Turatti até tem razão, esta sua solução não parece boa. A sua grelha ficou funda quuando ela deveria facear a tampa. Na minha opinião uma solução que não melhora em nada o que já existe.

Mensagens: 16396 | Localização: Rio de Janeiro | Registrado: 25 May 2003Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Gran Führer Modelista

Foto de Rubens
Meu Caro Augusto,

Tenho vários T34 e derivados montados, muitos com a tampa original, inclusive um SU-85 Tamiya e sinceramente por melhor que seja a pintura, fica muito ruim em 1/35, até que fica aceitável em modelos menores como 1/72, já montei alguns nesta escala e realmente não se justifica.

Dentro de minhas limitações fiz esta grade e a do Zvezda, agora em fase de pintura, que se comparado aos demais achei bem melhor.

Citei apenas como exemplo, se eu tivesse metade a paciência, cuidado e capricho do Turatti no mínimo eu cortaria fora todo perímetro, refaria a numa peça só toda borda da grade com os tirantes, provavelmente em metal, colocaria rebites e parafusos e faria um sanduiche entre a nova peça e tampa plastica, inserindo tela entre ambos.

Talvez eu investisse tanto tempo nisso que seria até mais razoável adquirir um PE, mas aí não tem muita graça... Nada como conseguir "aquele efeito" fruto de trabalho próprio Captou ???

Lógico que esta é apenas minha opinião e você tem todo direito de discordar, assim como o Turatti pode fazer o que achar melhor.

A única certeza que tenho é que como o nível de detalhamento desse SU-85 está muito acima da tela original do kit, vai acabar destoando do conjunto, ou melhor, se houvesse uma alternativa para isso, ficaria ainda mais espetacular do que já está Captou ???

PlastiAbraços

Mensagens: 7562 | Localização: São Paulo SP Brasil | Registrado: 12 December 2001Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Major Modelista

Foto de TURATTI
Então, Rubens, é como o Augusto falou, nesta técnica que vc utilizou a grade fica por baixo deixando um vão muito gande entre a grade e os tirantes acima dela, quando na verdade no veiculo real a grade era por cima.
É como eu disse, esse detalhe no kit é bem representado, apesar de ser uma grade "maciça", e como eu não consegui um tela metalica adequada e nem um photo etched, prefiro deixar assim.
Mas agradeço a todos pelos comentarios! E vou agradecer ainda mais c alguém tiver uma boa grade metálica ou um photo etched pra vender! Maneiro !!!!

Até mais,
TURATTI

Major Modelista

Foto de TURATTI
Andei procurando por um set da DR Design, achei na Modelmania, vamos ver c esta disponivel!

Até mais,
TURATTI

Tenente Coronel Modelista

Foto de assef
Estou com o Rubens,eu acho que vale a pena colocar esta grade(só cuidado que nem todas as grades da DR são compatíveis, uma vez comprei uma para o panther G que estava completamente fora de escala).Vc caprichou em vários detalhes que sumirão com a tinta ou vem bem representados nos kits novos da dragon, mas a grade e a parte de fundo dela (tem umas lâminas por baixo)não se escondem com a tinta e pode ficar parecendo que todo o kit está simples desqualificando o excelente trabalho que vc teve até agora.Dá para fazer com tela e folha de chumbo que o resultado fica igual ao P.E., sequiser folha de chumbo eu tenho.abraço.

Mensagens: 1150 | Localização: curitiba | Registrado: 24 September 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Major Modelista

Foto de TURATTI
assef, agradeço a ajuda e concordo q vai ficar bem melhor!
Mas é como eu disse só não mexi nessa parte pq não tenho nada melhor pra colocar! C eu tivesse uma tela metalica compativel faria numa boa, pois a moldura é facil de fazer.
Quanto a este photoetched, ja pude ver que as telas menores, duas estão erradas (deveriam ser menoers no comprimento), mas como não pretendo usa-las, tenho q torcer pra que a maior esteja no tamanho adequado.

Até mais,
TURATTI