Bom pessoal, estou iniciando o "upgrade" de dois antigos modelos meus montados no início da década passada (acho que em 92). Ambos são modelos da Tamiya na 1:35, são modelos que foram embalados aqui no Brasil quando a Tamiya mantinha seu representante aqui nosso País. Isto é, os kits eram importados porém embalados aqui no Brasil pelo representante da Tamiya. Estes dois modelos são polêmicos pois apesar de serem Tamiyas, são segundo os mais estudiosos no assunto, fora de escala. Isto é, não são 1:35, tenho informações de que são 1:32 e uma outra dizendo que não é nem 1:32 e nem 1:35 é uma escala indefinida. Sendo assim, devido a suas características incomuns, são kits que deverão ser expostos sozinhos, isto é não farão parte de vinhetas ou dioramas para não distoarem de outros veículos, figuras ou construções. Serão expostos em bases individuais.
. JACKSON M36 B2:
A idéia é pegar este modelo montado em 92 e dar uma "geral" nele, fazendo algumas pequenas modificações e inclusões para que fique mais "apresentável". Hoje o aspecto dele é mais de um brinquedo do que de um kit. Já identifiquei os pontos principais que deverão sofrer estas modificações/inclusões, porém gostaria da participação de todos que vierem a acompanhar o post. O modelo escolhido à princípio será este da guerra da Coréia:
. WOLVERINE M-10
Idem ao M-36, este M-10 também sofrerá modificações/inclusões. A princípio o modelo escolhido será este:
O post irá se desenvolver dentro da minha disponibilidade de tempo, talvez um pouco devagar, mas sempre em frente. Pretendo inicialmente fazer uma comparação entre os modelos e o real, apontando as falhas encontradas no modelo e posteriormente fazendo a correção delas e com o passar do tempo, adequando o kit ao modelo que pretendo representar. Gostaria de contar com a colaboração de todos para esta odisséia modelística
Obrigado e até o próximo post.
Abração
Fabio M. Moretti
Mensagens: 5960 | Localização: São Paulo - SP | Registrado: 03 November 2003
O kit apresenta algumas inconsistências que serão corrigidas:
1.As ferramentas estão fundidas no casco, portanto deverão ser removidas com utilização de lixa e lima. Posteriormente serão coladas ferramentas nos locais.
2. Os parafusos de fixação das blindagens laterais e frontal do casco não estão a contento, o relevo está muito baixo e não sobressaem como deveriam, deverão ser removidas com lixa e lima, e novos parafusos serão moldados e colados no local.
3. A dobra da saia do M-36 B2 que estou querendo fazer tem um recorte, cujo o original não apresenta, este “conserto” será feito com a utilização de uma Dremel.
4. Alguns vãos deverão ser preenchidos com Putty, todos os "penduricalhos" que colei serão removidos e substituídos e/ou realocados.
5. Na parte da frente uma espécie de apoio deverá ser instalado.
Análise da torre, mantelete e canhão:
Também neste local o kit apresenta algumas inconsistências que serão corrigidas:
1. Instalação de um “tubo porta mochilas” nas laterais da torre e o suporte para o cano da .50 no contra-peso.
2. O canhão está com o quebra-chamas ao contrário, será necessário remover e colar de madeira correta.
3. As rebarbas e alguns vãos deverão ser corrigidos.
4. A proteção da torre (capota) será “fabricada” com plasticard.
Parte de baixo do veículo:
1.Serão fechados os buracos existentes.
Rodeiros, suspensão e parte traseira do veículo:
1.Apenas o reboque deverá ser removido e colado da maneira certa.
O restante aparentemente está de acordo com o real.
Essa mensagem foi editada. Editada por:Fabio Moretti,
O kit apresenta algumas inconsistências que serão corrigidas, considerando-se que ele utiliza o mesmo casco do M-36 Jackson, muitas alterações/correções serão as mesmas para ambos:
1.As ferramentas estão fundidas no casco, portanto deverão ser removidas com utilização de lixa e lima. Posteriormente serão coladas ferramentas nos locais.
2. Os parafusos de fixação das blindagens laterais e frontal do casco não estão a contento, o relevo está muito baixo e não sobressaem como deveriam, deverão ser removidas com lixa e lima, e novos parafusos serão moldados e colados no local.
3. Alguns vãos deverão ser removidos com Putty e lixa, todos os acessórios colados no casco e na torre serão removidos, sendo definitivamente excluídos ou recolocados em outros locais de maneira correta.
4. Na parte da frente uma espécie de apoio deverá ser instalado.
Análise da torre, mantelete e canhão:
Também neste local o kit apresenta algumas inconsistências que serão corrigidas:
1. Os contrapesos deverão ser removidos, corrigidos e recolocados.
2. As rebarbas e alguns vão deverão ser corrigidos.
3. As argolas de ferro para encaixe de ganchos na parte lateral deverão ser removidas e coladas com a inclinação de acordo com o real.
4. Um furo e uma tampa deverão ser feitos no lado direito do mantelete do canhão.
Parte de baixo do veículo:
1.Serão fechados os buracos existentes.
Rodeiros, suspensão e parte traseira do veículo:
1.Apenas o reboque deverá ser removido e colado da maneira certa, o restante está de acordo com as referências.
O restante aparentemente está de acordo com o real.
Essa mensagem foi editada. Editada por:Fabio Moretti,
Bom, iniciei pelo Wolverine M-10, o que eu considerava o "osso" acabou se tornando um "osso" duro de roer. Removi as lagartas e identifiquei algumas partes que deverão ser fechadas com plasticard. No caso do escape tudo bem, no caso do casco isto pode se tornar um problema sério, devido à falta de espaço para se manipular o plasticard nesta área, bom quando chegar a hora eu me preocupo com isso.
O que eu achava que seria o mais fácil (remoção de badulaques) se revelou um transtorno, ao tentar removê-los pedaços do plástico do kit foram arrancados, fazendo com que a blindagem lateral da torre ficasse como um queijo suiço.
A remoção dos contrapesos também foi difícil e cobrou seu preço.
Somente o casco não foi muito prejudicado.
Resultado tive de remover as paredes laterais da torre e traseiras e terei de refazê-las com plasticard...
Felizmente as partes internas móveis do canhão não foram afetadas, bom pessoal, upgrade é isso aí.....tá achando ruim ? Ainda vai piorar....
Vixi Zé, vai demorar um pouco ainda, primeiro vou terminar o M-10 que é o "osso" depois vou para o Jackson.... Bom, aqui o molde para a blindagem lateral a ser cortado de uma placa de plasticard (vulgo cartão velho)
Aqui as placas laterais coladas com Araldite
Depois fiz as placas de blindagem traseiras e as colei no local.
Agora é esperar secar, para começar a funilaria com muito putty e lixa...
Não se esqueçam que por enquanto só tô corrigindo a caca que eu fiz ao remover os acessórios que estavam na torre, teoricamente este era um trabalho que eu não teria.Mas upgrade é que nem reforma de casa, quanto mais se mexe mais m&rd@ aparece...
Neste caso substituir as paredes da torre com plasticard foi até vantajoso pois a espessura está mais de acordo com a escala.
Só uma dica, quando vou reformar kits com peças coladas por generosas porções de "Ki-kola" ou algo similar, sou um pouco mais drástico...
Pego uma faca de pão e coloco na boca do fogão, quando está quase vermelha "corto" os detalhes deixando uma sobra para que calor não afete o plástico na base que pretendo manter.
Depois de frio retiro o que sobrou com lima grossa e termino com lixa comum.
Dá um certo trabalho mas tudo fica quase inteiro
Apenas um cuidado, não se anime demais com a lima grossa, muita força ou velocidade geram calor que também pode derreter o plástico
PlastiAbraços
Mensagens: 7568 | Localização: São Paulo SP Brasil | Registrado: 12 December 2001
É verdade Rubens, após a "funilaria, ainda pretendo colar um plasticar bem fino (cartão telefônico) por cima para dar um acabamento melhor. Essa dica da lâmina quente eu acabei utilizando para cortar fora as partes que estragaram da blindagem (se notar nas fotos irá perceber um chamuscado no plástico), só que ao invés de faca de pão, utilizei a lâmina velha do estilete, que é mais fina e precisa para fazer este tipo de corte. Da próxima vez nem vou me arriscar mais em "arrancar" os acessórios, vou usar esta técnica aí que você citou.
Valeu.
Abração.
Fabio M. Moretti
Estou publicando este post em um outro site quase que simultâneamente, e me alertaram sobre o seguinte problema, os pinos de junção das sapatas das lagartas de ambos os modelos (M-10 e M-36) estão totalmente errados...e agora vou ter que dar um jeito de consertar isso ou bau-bau o projeto morre antes mesmo de começar...que m&rd@
Aparentemente eu consegui resolver o problema com um par de esteiras de um Priest M7 que estava sendo sucateado. São esteiras de vinil de sapatas lisas e consegui "esticá-las" graças a um banho de água em fervendo. No final de semana vou fazer o teste final, uní-la novamente e colocar no M-10, se der tudo certo resolvo o problema pelo menos do M-10, no caso do M-36 ainda estou na pendência de encontrar um par de esteiras usadas de alguém que tenha para vender.
Bom continuação do upgrade do M-10, fiz as blindagens laterais com um plasticard mais fino (tipo cartão telefônico) e colei nas laterais
Fiz o emassamento da torre, do canhão e do casco
Agora é lixar até dizer chega e preparar a parte de baixo do casco onde toda ela é vazada e deverá ser devidamente fechada com plasticard (haja cartão velho)... Esta parte é muito delicada pois não tenho acesso pela parte de dentro do casco, colar estes plasticards vai ser "pedreira", meu próximo desafio. Depois disso é só alegria (eu acho)...
Abração
Fabio M. Moretti
Sinto informar que este problema irremediável da posição dos pinos da lagarta é comum em quase todos Sherman e assemelhados da Tamiya, exceto pelos mais novos.
Sinceramente a menos que tenha um estoque razoável de lagartas compatíveis, acho preferível conviver com estas mesmas...
Afinal acho que não destoam tanto assim do conjunto, se for realmente modificar estes kits antigos para ficarem "perfeitos" tem ainda outros probleminhas que vão te levar as raias da loucura, ou a adquirir um Academy ou AFV
PlastiAbraços
Mensagens: 7568 | Localização: São Paulo SP Brasil | Registrado: 12 December 2001
É, parece que consegui resolver a contento o problema das lagartas, mas realmente você têm razão se não ficar 100% é preferível usar como última opção as próprias lagartas do kit. Na verdade estou tentando resolver apenas os problemas que são perceptíveis a "olho nú", problemas do tipo: O canhão é 4 mm mais curto, o casco é 10 mm mais longo, o diâmetro do canhão é 0,5 mm menor, problemas estruturais do tipo detalhamento do interior, etc. cuja verificação só é possível com uso de uma régua ou teria que mudar totalmente a estrutura do veículo; eu estou deixando passar batido, pois aí realmente seria melhor comprar um kit novo e montá-lo do que ter dor de cabeça. Portanto, os itens cujo eu tenho referência fotográfica e estão de acordo no modelo (em vista de ser um modelo antigo não está tão diferente do real ele seria até aceitável se não fossem estes erros básicos do tipo escala indefinida, lagartas erradas, etc.), eu vou manter do jeito que está.