Depois de ver tantas fotos e comentários sobre o Osório, acabei me animando e comecei o meu.
São várias as alterações que precisam ser feitas no kit da Trumpeter para fazer o P2 - 120mm. Aqui as primeiras.
Primeiro: Fazer tres apoios para a parte superior do chassi, e tb. poder fechar os "sponsos".
Segundo: Limpar a chapa traseira e fazer o furo circular do escapamento. Tem outro detalhe do lado esquerdo que ainda não fiz.
Terceiro: Eliminar o escapamento na lateral direita e limpar as saidas dos exaustores para serem refeitas.
Quarto: Montar a torre e remover os periscópios, que estão errados. Os corretos são do tipo do Chieftain, que vou fazer em scratch.
E último (por enquanto): Remover os periscópios do motorista, muito grosseiros, para fazer em scratch. A mesma coisa para os paralamas.
As unidades de suspensão hidropneumáticas do kit são muito ruins. Fiz um master em scratch lembrando dos detalhes da original e fiz cópias em metal para usar no kit.
Homi, você é o cara indicado para montar este kit: bom modelista e uma das pessoas mais entendidas no Osório que conheço.
Espero que, ao final, possamos transformar esta montagem em um artigo, que, acredito, seria de muito interesse para o pessoal que curte militaria e EB.
Estou colocando este tópico para aparecer, também, no fórum MILITARIA.
Abração
Sidney
Mensagens: 19344 | Localização: Sampa | Registrado: 27 August 2000
As unidades de suspensão hidropneumáticas do kit são muito ruins. Fiz um master em scratch lembrando dos detalhes da original e fiz cópias em metal para usar no kit.
Espero que gostem.
Valls
Pô Valls...só a confecção destas peças aí já dá um ótimo artigo, hein ?!! Como é que tu fez ? Dá uma "aula" aí pra gente ?!!
Este eu vou acompanhar também...
e se tu precisar de fotos, eu tenho algumas. Fique a vontade. Tem o EET-1 e o EET-2. Se precisar de fotos de resolução maior, terei prazer em te enviar.
Abrá.
Mensagens: 3079 | Localização: Ribeirão Preto - Senhor, dai pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão. | Registrado: 04 May 2006
Finalmente, uma montagem do Osório, por que viveu a saga do "Verdadeiro" Osório..., Ontem mesmo estava mexendo da caixa do meu kit, e pensando com meus botões... "Sei que tem muita coisa errada nesse kit, agora o que é, eu não sei..." Valls, essa receita de bolo tem que anotar com cuidado para não perder nada..., e agora não dá mais para cabular as aulas... hehehe
Nem vou oferecer ajuda, que nem saberia por onde começar...
Valls, pra você e pra quem mais se interessar. Fotos que eu tirei do Osório no 2º RCMec Pirassununga-SP. Fotos em tamanho reduzido. Se tu precisar de fotos com a resolução maior ainda, eu te envio no email. Abráss.
Grande mestre e amigo Valls, é a pessoa certa para fazer o Osório, e digo mais qualquer veículo produzido pela ENGESA, já que trabalhou lá e viajou pelo mundo dando intruções de montagem e manutenção dos veículos.
Parabéns amigo , e vou acompanhar também este trabalho.
Abraços Felipe Werneck
Mensagens: 3182 | Localização: Rio de Janeiro | Registrado: 25 November 2004
Originalmente publicado por Fernando Galdiano- Ribeirão: Valls, pra você e pra quem mais se interessar. Fotos que eu tirei do Osório no 2º RCMec Pirassununga-SP. Fotos em tamanho reduzido. Se tu precisar de fotos com a resolução maior ainda, eu te envio no email. Abráss.
Originalmente publicado por Fernando Galdiano- Ribeirão: Valls, pra você e pra quem mais se interessar. Fotos que eu tirei do Osório no 2º RCMec Pirassununga-SP. Fotos em tamanho reduzido. Se tu precisar de fotos com a resolução maior ainda, eu te envio no email. Abráss.
Á vontade, Sucateiro. Adianta eu guardar estas fotos só pra mim, aqui no HD ? De jeito nenhum ! E eu tirei apenas estas porque a pilha da máquina esgotou e eu não tinha reserva. Da próxima vez, eu tiro mais.
Uma curiosidade que eu tenho a respeito do Osório é que os canhões de 120 mm , em vários canhões modernos é muito parecida. A do nosso Osório, os canhões são alemães, como o Abrams, por exemplo ? Ou o projeto da Engesa se baseou em outro tanque pra desenvolver o nosso Osório ?
Mensagens: 3079 | Localização: Ribeirão Preto - Senhor, dai pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão. | Registrado: 04 May 2006
Originalmente publicado por Fernando Galdiano- Ribeirão:
Uma curiosidade que eu tenho a respeito do Osório é que os canhões de 120 mm , em vários canhões modernos é muito parecida. A do nosso Osório, os canhões são alemães, como o Abrams, por exemplo ? Ou o projeto da Engesa se baseou em outro tanque pra desenvolver o nosso Osório ?
Fernando,
O 120mm do Osório é o G1 da GIAT francês.
Já o 105mm é o L7 da Royal Ordnance, usado em práticamente todos os veiculos ocidentais desse tipo. Os MBT's da classe do Osório são bastante parecidos porque têm que atender requisitos semelhantes. No Osório o chassi foi desenvolvido na própria Engesa, mas a torre, para economizar tempo de desenvolvimento, é projeto da Vickers inglesa.
Valls
Mensagens: 2692 | Localização: Rio de Janeiro,RJ, Brasil | Registrado: 11 January 2004