Kesser, no próprio site diz, e eu fui confirmar na Net porque fiquei em dúvida, mas as primeiras fotos coloridas são de 1877. Então, apesar de meio rústicas, saõ reais, e note que normalmente são de paisagens, já que acredito que o objeto fotografado tinha que ficar estático por um tempo. Um dos maiores fotógrafos da NatGeo dizia que a primeira coisa que eles aprendiam a dizer, em qualquer língua, era "fique parado".
Mensagens: 8609 | Localização: São José do Rio Preto - SP | Registrado: 26 June 2002
Em alguns casos, parece se tratar de fotos em P&B colorizadas na época (e nada de photoshop!!). Na verdade era mto comum postais e fotos P&B serem colorizados a mao, e eram tao bem feitos que as margens nao sao borradas... a técnica estava bem apurada. Reparem que nestes casos há a impressao em P&B normal e depois sao aplicados os campos de tinta trasparente colorizada, entao as cores parecem meio "sujas" pelos tons de P&B por baixo. Até no Brasil se fazia isso, e era mto comum até década de 40 aquelas fotos da vovó, colorizadas, foto-postais etc...
Mensagens: 610 | Localização: Rio de Janeiro, RJ, Brasil | Registrado: 09 October 2003