Seguem fotos do meu B-17H, do qual usei um B-17G da Academy. Fiz as mudanças necessárias, para se transformar nesta versão desarmada. No pós-guerra então, vários foram modificados para exercerem outras funções. Ainda na guerra, foram modificados B-17G para uso SAR - Search And Rescue, que foram resignados de B-17H ou SB-17G. A FAB recebeu 12 unidades e foram matriculadas de 5400 a 11. Foram utilizados até 1969. Alem de SAR, fizeram também serviços de aerofotogrametria. Nesta versão, seguiam a mesma pintura padrão da USAF, no caso todo o avião em Alumilac - FS 17178, com partes em Amarelo escuro - FS 23637 na ponta das asas, faixa próxima da cauda e alguns ainda na parte central da fuselagem. Preto - FS 37038 como anti-ofuscante à frente do pára-brisa e em 1/4 das naceles e capõs internos. Leme em Verde - FS 14062 e Amarelo - FS 13538. Comentários são sempre bem vindos.
Essa mensagem foi editada. Editada por:esmilodonte,
Mensagens: 8931 | Localização: Varginha - MG - Brasil | Registrado: 14 March 2004
Valeu pessoal. Até escolhi fazer este, que teve o amarelo escuro só nas pontas das asas e perto da cauda. Aquele que teve o amarelo também na parte central, julgo bem feioso. Prefiro este que fiz!
Mensagens: 8931 | Localização: Varginha - MG - Brasil | Registrado: 14 March 2004
Originalmente publicado por esmilodonte: Tenho vontade de fazer na 1/48, só que não sei se o kit é das últimas subversões do B-17G que a FAB operou!?
Esmilo,
Pra fazer FAB na 1/48 com o kit Monogram, vc deve alterar as janelas dos artilheiros, que na versão que a FAB usou eram escalonadas, além da torreta da cauda, que se não me engano era uma Cheyenne.
A Paragon tinha um set de conversão, inclusive com o bote salva-vidas. Não sei se ainda tem. Eu estava fazendo um, mas no meio do caminho decidi fazer ele com a decoração israelense. Vou esperar um pouco mais e terminar outros que estão na fila.
Abraços,
Rafael Venzon
Mensagens: 375 | Localização: São Paulo | Registrado: 18 February 2009
Isso aí Rafael, onde as diferenças vão alem da torreta da cauda, onde as janelas laterais dos artilheiros não eram de simetria bilateral: A da direita era pouco adiante que da esquerda!