Amigos, vou abrir mais uma frente de batalha. Vamos ver no que vai dar... Resolvi participar desse GB por apreciar muito o Junkers Ju-88, que coincidentemenete foi o primeiro kit que comprei com o primeiro salário que recebi na vida, em meados da década de 1980. O modelo era aquele da Revell brasileira na escala 1:72 e na caixa vinha um facinante relato sobre a última missão do major Prinz zu Sayn-Wittgenstein a bordo de um Ju-88 C-6 de caça noturna. Montei o kit em dois dias, incluindo a pintura, que foi feita com esmalte sintético Renner. Há poucos anos montei outro Ju-88 C-6, este da AMT na escala 1:72, o qual se constituiu num enorme desafio, pois o avião recebera camuflagem de inverno (lavável) sobre a pintura original e o efeito de desgaste das fotos e ilustrações foi enormemente difícil reproduzir no modelo, assim sendo vou aproveitar esse GB para aperfeiçoar técnica e "crescer" o modelo, uma vez que terei essa versão nas duas escalas. Fotos da caixa:
Originalmente publicado por Bruno Güiguer: Cara, como vc produziu esse descascado?!
Bruno, esse descascado foi um verdadeiro tormento na minha vida. Perdi um kit desse Ju-88 de tanto pintar e remover a tinta, pois não conseguia esse efeito a contento. Esse kit foi pintado com tinta acrílica RLM 70 e 71 e depois aplicado branco acrílico também em finas camadas, sem deixar o branco muito uniforme. Após a secagem do branco, com um pincel fino umedecido em álcool fui retirando o branco bem de leve. Esperei a tinta secar novamente e com uma lixa grão 2500 fiz uma espécie de alisamento. Bueno, depois com o aerógrafo com bem pouca pressão corrigi com o RLM 71. Espero melhorar nesse 1:48 esse efeito. Abraços. Eduardo Blanco.
Mensagens: 697 | Localização: Canoas/RS | Registrado: 26 March 2005
Originalmente publicado por Paulão - Tchwrma: Tú ainda quer melhorar? Essa eu quero ver. Eu já sou fã do Ju88. Só não monto um agora por que a versão que eu queria é muito cara(1/32).
Mas vou acompanhar atentamente, pois essa camuflagem de inverno sempre me chamou a atenção.
Acompanhando...
Paulão.
Fala Paulão! É meu amigo, essa foi a primeira camuflagem de neve que fiz e vou tentar deixar mais leve nesse 1:48. Vamos ver se vai dar. Abraços. Eduardo Blanco.
Essa versão, teve o nariz pintado desse jeito, para confundir os caças soviéticos, pois os mesmos tinham o costume de atacar os Junkers Ju88 de frente, alvejando o coitado. Mas, a versão C6 dispunha de três metralhadoras MG 17 e um canhão MGFF alocados no nariz da aeronave, que seria coberto por painéis metálicos. Então, os caças ao atacarem o avião de frente, eram praticamente ''pulverizados''.
Eu também aprecio muito essa versão, e está na minha lista de aviões para serem montados. Sobre a pintura de inverno, eu faço assim:
Eu pego o modelo, faço a camuflagem padrão (rlm 70/71) e deixo secar bem. Em seguida, aplico a pintura branca sobre o kit, e deixo ela secar um pouco somente. Depois, lavo com água para remover o excesso. E então, você consegue obter esse efeito. Claro que isso exige alguns retoques. Se na primeira vez nao ficou bom, faça uma nova pintura. É uma tecnica um pouco desgastante, mas com prática, fica show de bola.
Força. Estarei acompanhando.
Mensagens: 2290 | Localização: Blumenau | Registrado: 08 February 2007
Von Blanco!!! O Ju-88 na 1/72 já ficou um espetáculo!! Esse na 1/48 com certeza vai ficar muito melhor ainda!! E o na 1/32 então nem se fala.... eh, eh, eh, ... Sucesso!! André
Mensagens: 203 | Localização: Canoas/RS | Registrado: 29 April 2005
Originalmente publicado por Follador: Tem como melhorar???
Ficou muito bom!!
Vou ficar de ollho pois tenho um 109 com pintura de inverno q quero fazer e vou aprender contigo!!!
Abraço!!!
Daniel
Daniel, casualmente participei do GB do Me-109 ano passado com uma versão de camuflagem de inverno. Se quiseres posso te enviar algumas fotos que tenho salvas. Para o nariz utilizei o decal que vem no próprio kit, é um pouco difícil acertar mas ficou legal. Abraços. Eduardo Blanco
Originalmente publicado por Rafael Barouki: Mein kameraden, é um belo Ju88 esse.
Essa versão, teve o nariz pintado desse jeito, para confundir os caças soviéticos, pois os mesmos tinham o costume de atacar os Junkers Ju88 de frente, alvejando o coitado. Mas, a versão C6 dispunha de três metralhadoras MG 17 e um canhão MGFF alocados no nariz da aeronave, que seria coberto por painéis metálicos. Então, os caças ao atacarem o avião de frente, eram praticamente ''pulverizados''.
Eu também aprecio muito essa versão, e está na minha lista de aviões para serem montados. Sobre a pintura de inverno, eu faço assim:
Eu pego o modelo, faço a camuflagem padrão (rlm 70/71) e deixo secar bem. Em seguida, aplico a pintura branca sobre o kit, e deixo ela secar um pouco somente. Depois, lavo com água para remover o excesso. E então, você consegue obter esse efeito. Claro que isso exige alguns retoques. Se na primeira vez nao ficou bom, faça uma nova pintura. É uma tecnica um pouco desgastante, mas com prática, fica show de bola.
Força. Estarei acompanhando.
Obrigado Rafael. Abraços. Eduardo Blanco
Originalmente publicado por Follador: Tem como melhorar???
Ficou muito bom!!
Vou ficar de ollho pois tenho um 109 com pintura de inverno q quero fazer e vou aprender contigo!!!
Abraço!!!
Daniel
Daniel, casualmente participei do GB do Me-109 ano passado com uma versão de camuflagem de inverno. Se quiseres posso te enviar algumas fotos que tenho salvas. Para o nariz utilizei o decal que vem no próprio kit, é um pouco difícil acertar mas ficou legal. Abraços. Eduardo Blanco
Se puder, poderia mandar as fotos para mim também. silva.mauroalexandre@gmail.com