WEBKITS HOME    FORUM WEBKITS    FORUM  Pule para Categorias de Forum  PLASTIMODELISMO  Pule para Foruns  FERRAMENTAS    Funcionamento estranho do motor de geladeira.
Página 1 2 
Ir para
Incluir
Busca
Avisar
Útil
Responder

Entrar/Logar 

1º Tenente Modelista

publicado
está acontecendo açgo estranho com meu motor de geladeira.
Quando ele parte após algum tempo sem uso. Ele arma e desarma umas cindo vezes até começar a funcionar normalmente. Verifiquei o relé e notei que ele fica muito quente assim que o motor parte. Coloquei um relé novo, de 1/6. Conforme recomendação de um técnico de refrigeração. Notei também que há um pequeno parafuso no relé, parece algum parafuso de ajuste, será que pode ser falta de ajuste?

Mensagens: 464 | Localização: Rio das Ostras - RJ. | Registrado: 19 November 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Subtenente Modelista

publicado Esconder mensagem
Eu acho que voce esqueceu do capacitor de partida ,que apos um tempo de ligado na tomada
ele vai carregar e dar partida junto com a bobina.E facil saber se esta com falta de capacidade ,deixe ligado por 5 minutos retire da tomada e de um curto nos terminais do capacitor com chave de fenda conforme a faisca
vamos saber se ele conserva carga ou nao ou com um capacimetro .
Faca o teste e de boas noticias.

Mensagens: 256 | Localização: santos | Registrado: 04 March 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

1º Tenente Modelista

Hummmm. Realmente deve ser o capacitor. Eu tenho mas não coloquei porque li em um tópico que ele não teria tanta importância. Vou colocá-lo amanhã.

Valeu!!!

Mensagens: 464 | Localização: Rio das Ostras - RJ. | Registrado: 19 November 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

2º Tenente Modelista

RENATO

O meu também dá o mesmo problema , mas não por falta do capacitor , os motores modernos não necessitam de capacitor.Quando fica algum tempo desligado ,o óleo no interior do motor fica mais grosso , e o motor apanha um pouco para dar partida , às vezes acontece da linha de saída do compressor até o tanque ficar pressurizada , e aí a solução é aliviar a pressão dessa linha .

Grande abraço

Mensagens: 396 | Localização: Curitiba-PR | Registrado: 17 September 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

1º Tenente Modelista

É realmente não é o capacitor. Coloquei e o problema continua.

Cabo Modelista

talvez vc tenha que trocar o oleo novamente, pode ter acontecido o seguinte, vc trocou o oleo, e tinha resto de oleo velho grudado no fundo, que se misturou com o novo, sujando o oleo.

Mensagens: 43 | Localização: Foz do Iguaçu | Registrado: 12 September 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

2º Tenente Modelista

Renato

Resolvi o meu problema colocando uma torneira na linha entre o motor e a entrada do reservatório . Quando o motor começa a apanhar para dar a partida , abro a torneira e alivio a linha , não tem problema de retorno do ar , porque na entrada do reservatório tem uma vávula unidirecional que não deixa o ar retornar.

Espero que resolva seu problema

grande abraço

Mensagens: 396 | Localização: Curitiba-PR | Registrado: 17 September 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

General de Exército Modelista

Foto de BERNARDES
Renato posso estar enganado, mas creio que seja um desgaste da borracha ou silicone que segura a pressão dentro da conexão que sai do motor e manda o comando para o pressostato.
Veja aí e qualquer coisa me fale que posso te ajudar.ok
Recentemente tive um problema aqui e foi bem solucionado.
abraços.

Mensagens: 4491 | Localização: Brasília - DF | Registrado: 19 February 2004Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

General de Brigada Modelista

Foto de Mario Cavalcante
Renato

Foi dito um monte de coisa por aqui, mas hipóteses um pouco desvinculadas da realidade.

A do oleo engrossar por falta de uso é de lascar. Se assim fosse, a sobra do óleo que copramos nas lojas para reposição virariam graxa.

Primeiramente é preciso verificar de voce tem instalada a válvula de alivio, mas este aspecto tem pouca importância quando o compressor está parado a algum tempo e sem carga no tanque.

Se houver carga no tanque aí sim poderemos ter problemas de partida.

Em geral este tipo de problema se relaciona ao relé ou ao motor, salvo as condições anteriores.

O que pode ocorrer é que o óleo esteja muito queimado e tenha perdido a viscosidade, o que faz com que o motor perca a lubrificação e se aqueça demais desarmando o relé.

Veja a temperatura do motor, dreno o óleo velho, se estiver muito marron trroque por outro novo.

A distância é o que se pode dizer.

Mais um aspecto, é muito pouco provável que o seu motor seja de 1/6, pois este compressor só é usado em bebedouros e frigo bares

Mario

Mensagens: 2229 | Localização: rio de janeiro e petropolis, rj,br - | Registrado: 14 September 2002Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Foto de Dionisio Cavalcante
Meu compressor estava com este problema, fiz a troca do óleo e não resolveu.
Liguei para o cara me vendeu e a solução veio na hora.
Quando o compressor fica muito tempo desligado, costuma do óleo empregnar no pistão fazendo-o ficar pesado e difícil de lubricar o restantes das peças móveis, esquentando-o demais até firmar a corrente elétrica e funcione de acordo.
O cara disse para eu colocar um capacitor de partida. No relé existe um fio pequeno ligado em dois pontos dentro do relé, corte estes dois fios e ligue o capacitor nestes terminais. O que acontece quando se liga o compressor é que o capacitor vai aumentar a carga (corrente elétrica) fazendo a partida do motor ficar mais forte, eliminando o liga e desliga do motor de geladeira.

ACho que isso também pode ser a sua solução.

Mensagens: 2909 | Localização: Belo Horizonte Minas Gerais Brasil | Registrado: 12 May 2003Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Foto de Dionisio Cavalcante
Os fios pequenos é chamado de jump. me lembrei deste detalhe.
Vou pegar a especificação do capacitor. me lembro que custou R$15,00 em loja de material elétrico.

Mensagens: 2909 | Localização: Belo Horizonte Minas Gerais Brasil | Registrado: 12 May 2003Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

1º Tenente Modelista

quote:
Originalmente publicado por Mario Cavalcante:
Renato

Foi dito um monte de coisa por aqui, mas hipóteses um pouco desvinculadas da realidade.

A do oleo engrossar por falta de uso é de lascar. Se assim fosse, a sobra do óleo que copramos nas lojas para reposição virariam graxa.

Primeiramente é preciso verificar de voce tem instalada a válvula de alivio, mas este aspecto tem pouca importância quando o compressor está parado a algum tempo e sem carga no tanque.

Se houver carga no tanque aí sim poderemos ter problemas de partida.

Em geral este tipo de problema se relaciona ao relé ou ao motor, salvo as condições anteriores.

O que pode ocorrer é que o óleo esteja muito queimado e tenha perdido a viscosidade, o que faz com que o motor perca a lubrificação e se aqueça demais desarmando o relé.

Veja a temperatura do motor, dreno o óleo velho, se estiver muito marron trroque por outro novo.

A distância é o que se pode dizer.

Mais um aspecto, é muito pouco provável que o seu motor seja de 1/6, pois este compressor só é usado em bebedouros e frigo bares

Mario

Mário, eu também achei essa do óleo meio absurda. O óleo é novo, drenei todo o óleo antigo e coloquei novo. Segui o conselho de um técnico de refrigeração que indicou um relé de 1/6 e coloquei um novo. Não tenho utilizado o compressor, por isso ainda não fiz testes, mas acho que o problema pode estar no relé, pois noto que a placa de cobre do relé fica muito quente logo após a partida indicando talvez um excesso de corrente para o relé que foi colocado, talvez o relé correto seja o de 1/4.

Essa mensagem foi editada. Editada por:Renato Ferreira,

Cabo Modelista

Protetor térmico (de sobrecarga)

Os sistemas de refrigeração são equipados com dispositivos térmicos de segurança que protegem-no contra um excesso de corrente (alta amperagem). E ligado em serie com o circuito que alimenta o compressor

Internamente são constituídos por dois tipos de metais com coeficientes de dilatação térmicas diferentes. Um aquecimento sofrido por um excesso de amperagem causara uma dilatação maior em um dos metais, abrindo o circuito.

Teste do Protetot térmico

Seu funcionamento adequado pode ser verificado através da seguinte forma:

1.

colocar o aparelho em funcionamento;
2.

Levar o termostato a posição máxima (mais frio)
3.

Desligar o aparelho, ligando-o imediatamente a seguir. O protetor devera desligar o compressor.

O funcionamento pode ser ainda ser verificado através de um multímetro, encostando as pontas de prova nos terminais de ligação. Deve haver continuidade.

Capacitores

Os capacitores sao constituidos de dois condutores (armaduras) separados por um material isolante (dieletrico). Aplicando-se uma diferenca de potencial eletrico entre suas placas ocorrera o armazenamento de carga eletrica.

Nos ar-condicionados sao usados dois tipos de capacitores: um de partida (eletrolitico) e outro de marcha (a oleo) tambem conhecido como capacitor de fase ou permamente.

Os capacitores eletroliticos aumentam o torque de partida do compressor. Sua presenca e muito importante. Na partida do compressor, a energia eltrica necessaria sera fornecida em parte pelo capacitor e em parte pela instalacao eletrica do local, sendo dessa forma a queda de voltagem bem menor.

Os capacitores eletroliticos devem funcionar na forma vertical, com os terminais da armadura para cima.

Os capacitores a oleo sao projetados pra ficarem ligados circuito pemanentmente. Sua capacidade em Microfarads geralemnte e pequena. Sua principal funcao e aumentar o fator de potencia.

Nos ar-condicionados, o enrolamento de partida, mesmo depois do sistema ter adquirido sua rotacao normal, permanece funcionando, ligado ao capacitor, de forma a melhorar o fator de potencia do compressor.

Reles

Em geral os motores de refrigeradores sao colocados em marcha por intermedio de um rele, chamado de partida. O rele e uma chave automatica que tira do circuito o enrolamento auxiliar do compressor e o capacitor de partida (se houver), assim que a rotacao de trabalho tenha sido atingida.

Apesar da tendecia ataul dos fabricantes ser optar pela diminuicao de componentes, visto muitas equipamentos modernos nao possuirem nem rele nem capacitor de partida, e importante termos nocao do funcionamento, dado o grande numero de equipamentos que ainda os utilizam.

A bobina do rele e ligada ao terminal comum do compressor pro uma extremidade e, em serie com o capacitor de partida e a fase do compressor na outra extremidade. A tensao da bobina do rele e diretamente proporcional a velocidade do motor. Quando este atinge sua velocidade normal de trabalho, a tensao na bobina tera formado um campo magnetico, desligando os contatos e, consequentemente, o enrolamento auxiliar do compressor.

esquema eletrico de funcionamento rele/ verificar melhoria no texto acima

O desenrolar desta operacao e efetuado em frações de segundo.

t-BRHumm.. O que..??fficial%26sa%3DN%26start%3D20%26um%3D1" target="_blank">http://images.google.com.br/im...6start%3D20%26um%3D1

renato dá uma lida que vai esclarecer muita coisa, mas dá uma olhada na tonalidade do oléo, ok.

Mensagens: 43 | Localização: Foz do Iguaçu | Registrado: 12 September 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

1º Tenente Modelista

Pachan, o óleo está cristalino. O motor não esquenta nada a única coisa que esquenta é essa plaquinha do térmico que está no link que vc anexou.
Notei que no térmico tem um pequeno parafuso de regulagem, vou fazer uns testes para ver se resolve o problema.

Valeu!

Cabo Modelista

Qual e a densidade do óleo do motor? no meu caso, a cada 3 dias +- eu preciso soltar as mangueiras e sai um liquido meio amarelado na mesma viscosidade da agua.

Mensagens: 30 | Registrado: 21 October 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador