Colega, as dimensões depende do que você monta e da escala.
Para saber qual as dimensões ideais você deve pensar qual o maior modelo que pretende usá-la pra pintar, por ex.: Monta aviões escala 1:24 e sonha em montar um Harrier nessa escala.
Bom, um Harrier têm 14,12m de comp. e 9,25m de enverg., então, na escala 1:24 terá 588mm x 385(14120mm/24=588,33mm - 9250mm/24=385,416666), então sua caixa de pintura deverá conter esse modelo dentro, então deverá ter no mínimo 600mm de largura, 400mm de profundidade e 400mm de altura, pois você pode precisar rotacionar o modelo no sentido longitudinal para ficar com a parte a ser pintada na vertical e ter melhor desempenho com o aerógrafo na horizontal, entende???
Se aumentar de 560mm que está pra 600mm, poderá montar a grande maioria dos modelos sem problema.
Agora, se pretende pintar um SR-71A/B da Testor na escala 1:48 que fica com quase 700mm (32740mm/48=682,08333), aí, tu tá lascado!!!
Se irá fechar a frente pra usá-la também como estufa, então recomendo que dê uma folguinha ainda maior nos espaços.
Eu não uso cabine de pintura. Uso uma caixa de papelão, que quando não está em uso, dobro e coloco atrás de um armário, mas tenho um escritório só pra mim, moro em casa, e não em "apertamento", então, não sirvo como parâmetro.
Abração, e espero ter ajudado.
p.s: Ah!!! já estava esquecendo. Claro que esse caixote deve também estar de acordo com o espaço disponível para utilizá-lo/guardá-lo.
Vlamir 'FІЯЭFФЖ' Bueno
Mensagens: 8632 | Localização: mig31firefox@bol.com.br | Registrado: 28 November 2004
Eu não fui tão fundo assim quando percebi que precisaria de uma cabine para pintar
A foto está aí embaixo, mas para explicar, eu usei o gabinete de um monitor CRT 15" de computador. Para fazer a exaustão, usei um soprador de ar de uma velha máquina de fotocópias que eu já tinha fazia um bom tempo. Como ele é muito forte, para evitar que ele "engolisse" algum peça menor, eu montei um filtro, usando um coador de plástico e um pedaço de filtro de depurador de cozinha. A base giratória é de MDF, que eu comprei em uma loja de artesanato.
O custo total da tranqueira ficou em R$14,00, sendo R$10,00 da base, R$1,00 do coador e R$3,00 dos parafusos para fixar o exaustor. O resto foi no 0800!!
Uma última coisa, para dar a noção do tamanho. O modelo que aparece na foto é um P40-N 1/48.
Abraços,
Mauricio
Mensagens: 2275 | Localização: Carioca de volta para o meu Rio querido!! | Registrado: 24 February 2005
Maurício, levando em consideração que o P-40 tinha 11,38m de envergadura, que dá 237mm na 1/48 (11380mm/48 = 237,08mm), creio que o disco em MDF tem por volta de 250 a 300mm, certo???
Muito boa idéia em usar um gabinete de computador. Além de tudo, "ecologicamente" reciclável...
Mensagens: 8632 | Localização: mig31firefox@bol.com.br | Registrado: 28 November 2004
Bom improviso Maurício, deve ser ruim apenas para guarda-lo em algum local com pouco espaço já que ele não tem uma forma legal para ser acomodado em algum lugar. Para que tem espaço é ótimo. Eu moro em apartamento então fica difícil... Há tempos atrás eu tinha montado uma caixa de pintura em MDF mas por ser grande demais tive que desmonta-la. Vou pensar em uma de dimensões menores...
Originalmente publicado por FІЯЭFФЖ: Maurício, levando em consideração que o P-40 tinha 11,38m de envergadura, que dá 237mm na 1/48 (11380mm/48 = 237,08mm), creio que o disco em MDF tem por volta de 250 a 300mm, certo???
Muito boa idéia em usar um gabinete de computador. Além de tudo, "ecologicamente" reciclável...
Isso mesmo, Vlamir. Para ser exato, tem 290mm de diâmetro. A idéia de usar o gabinete surgiu quando meu velho monitor pifou, eu tive que comprar outro e desmontei o velho para distribuir os "restos mortais" pelos lixos corretos. Olhei para o gabinete e pensei: "Por que não...?"
quote:
Originalmente publicado por Frank Castle: Bom improviso Maurício, deve ser ruim apenas para guarda-lo em algum local com pouco espaço já que ele não tem uma forma legal para ser acomodado em algum lugar. Para que tem espaço é ótimo. Eu moro em apartamento então fica difícil... Há tempos atrás eu tinha montado uma caixa de pintura em MDF mas por ser grande demais tive que desmonta-la. Vou pensar em uma de dimensões menores...
Frank, eu moro sozinho em um apartamento de um só dormitório. Aproveitei um espaço que existe entre a sala e o quarto, uma espécie de corredor curto. Eu não tiro ela dali, pois eu improvisei uma bancada em "L", onde o espaço em que a "cabine" fica é reservado para pintura e acabamento. O dia em que eu me mudar, é só tirar da tomada e levar!
Vou reduzir um pouco as medidas da caixa que montei para ver como fica.
Vou usar três exaustores de 12 cm de diâmetro. Eu gostaria de montar uma cabine com um exaustor de 30 cm, no banheiro da área de serviço, com saída para fora do apartamento porém o prédio tem normas rígidas quanto a modificações que apareçam externamente e não vai ser posível.
Já pensei em montar em um gabinete de TV 20 polegadas mas aí eu não poderia usar os exaustores que já possuo. Pensei também em comprar um exaustor desses aparelhos Sugar para fogões porém primeiro vou insistir com o que já tenho.
Maurício, gostei do custo da sua cabine. A idéia do exaustor de fotocopiadora também é boa. Na esquina do quarteirão de onde moro tem uma oficina e de fora dá para ver que eles tem uma sucata enorme de máquinas empilhadas no pátio, pegando chuva. Pode ser que eu consiga um exaustor desses num preço bom.
Valeu pelas dicas
Perini
Mensagens: 1118 | Localização: Campo Grande-MS | Registrado: 04 September 2002
No seu caso, acho que se montar uma cabine articulada para dobrar ou com encaixes e que possa desmontar para guardar, seria o ideal, e ainda poderia colocar os exaustores juntos, numa única peça, no fundo, sendo que essa também teria encaixes e ao dobrar/desmontar, bastaria desacoplar.
A saída para a janela, poderia fazer uma mangueira de umas 2" que saísse pelo canto da janela com a cor das paredes/caixilhos das janelas, com um prendedor ou garra, e quando estivesse usando, colocaria na janela, e quando não, recolheria, e ninguém do lado de fora veria.
Fácil de montar pra usar, fácil de dobrar/desmontar pra guardar, e não teria síndico, vizinhos ou esposa reclamando.
Daria um pouco mais de trabalho, mas pouparia-o de problemas posteriores.
Abç.
Vlamir
Lucas, as vantagens dependerão do que você instalar na cabine!
Inicialmente, para quem monta em locais fechados, tem a vantagem de direcionar, com um pequeno exaustor, os vapores para um local mais seguro.
Em algumas, o pessoal coloca lâmpadas e, assim, a cabine serve como estufa.
Se for fechada, protege o modelo da poeira, no processo de secagem.
Outro ponto legal, consiste na limpeza da área de pintura...eu não tenho cabine de pintura, mas tudo que está na mesa que uso para pintar, está sujo de tinta...pode parecer que não, mas aquele vapor do aerógrafo...suja!
Minha área é bem ventilada, e sempre cubro a mesa com papel craft, depois de usar algumas vezes o aerógrado, eu simplesmente arranco o papel e coloco outro
Mas é boa dica, deve fazer bastante efeito pra quem monta autos e precisa de acabamento 100%....
Valeu !
Lucas ---***---***---***---***---***---*** "Voar é a magia que acontece entre a física e o sonho"
Mensagens: 2608 | Localização: Sertãozinho, 21º 08' 33" S / 47º 59' 09" W | Registrado: 21 January 2002