WEBKITS HOME    FORUM WEBKITS    FORUM  Pule para Categorias de Forum  PLASTIMODELISMO  Pule para Foruns  FERRAMENTAS    Compressor Caseiro - Como fazer o seu - Tutorial e Outras Informações
Página 1 ... 8 9 10 11 12 13 14 
Ir para
Incluir
Busca
Avisar
Útil
Responder

Entrar/Logar 

Cabo Modelista

publicado Esconder mensagem
olá celso

a limpeza se faz pelo plastico transparente(polycarbonate), mas o seu filtro/regulador é novo, não há necessidade de abri-lo, isso soa muito como abrir um motor de um carro 0km, use o dreno para limpeza.

Mensagens: 43 | Localização: Foz do Iguaçu | Registrado: 12 September 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Coronel Modelista

Foto de Celso Nitolo - CNitolo
Pachan é que está com alguns restos de fita veda rosca dentro dele, poucos uns 2 ou 3 e pequenos máximo 3mm mas como estavam aparecendo ...

Mensagens: 1532 | Localização: São Paulo - SP - BR | Registrado: 30 November 2000Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Cabo Modelista

então vc não sabe o vem por aí, vai acumular oléo, agua, particulas de metais e veda rosca...fica bem feinho.
é meramente estetico, mas se incomoda, com uma toalha ou flanela, pega firme na parte transparede e gire no sentido horario, vc olhando em cima do filtro.

Mensagens: 43 | Localização: Foz do Iguaçu | Registrado: 12 September 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

1º Tenente Modelista

Também tenho este problema com a agulha do pressostato, mas apenas quando eu ligo o compressor sem pressão alguma dentro do cilindro. Fiz um teste. Tirei a válvula de alívio e soprei forte dando um impulso por onde o ar entra, ela imediatamente se moveu e bloqueou a saída de ar. Notei que o motor não está dando o impulso necessário para mover a agulha quando o cilindro stá vazio. Com o compressor já em funcionamento o pressostato religa em 40 psi, que é pressão suficiente para gerar o impulso para mover agulha. Aí não sei se o problema está na agulha ou no motor.

Mensagens: 466 | Localização: Rio das Ostras - RJ. | Registrado: 19 November 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Cabo Modelista

Na minha agulha pelo menos, ela aparenta ter uma mola de retorno. Continuo achando que é alguma sujeira.

Mensagens: 32 | Localização: Piracicaba | Registrado: 21 October 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Soldado Modelista
Foto de ..DaN..
Também gostaria de agradecer ao pessoal do forum, ao Mário que me tirou algumas dúvidas... e finalmente ficou pronto!
A foto tá meio sem qualidade porque foi de celular
http://i714.photobucket.com/al...ar/091030_161132.jpg

Um tio meu que fez o carrinho, imaginou se colocasse nessa posição ficaria mais dificil sofrer uma queda, já que ficou da largura do cilindro, por isso o 3º apoio...
http://i714.photobucket.com/al...ar/091030_161338.jpg

O cilindro está preso por uma espécie de abraçadeira, quando eu quiser pintar novamente ou algo do tipo um está independente do outro
http://i714.photobucket.com/al...ar/091030_162616.jpg

Adaptei uma chave liga/desliga direto no pressostado e ainda troquei a conexão original por uma de engate rápido
http://i714.photobucket.com/al...ar/091030_161200.jpg

Tá sobrando um pouco de mangueira porque a do aerógrafo tá junto, e porque coloquei uma que liga a valvula tipo esfera com o filtro de ar, pois assim o filtro de ar ficou preso no carrinho, e quando o regulo não forço a conexão... a posição ficou invertida, com a valvula de segurança pra direita porque deu um pequeno vazamento na cruz, tive que apertar 180º, e como não teve nenhum outro vazamento, não quis mexer nem na vávula esfera e nem na de segurança.

Mensagens: 8 | Localização: Minas | Registrado: 20 May 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Soldado Modelista
Foto de ..DaN..
http://i714.photobucket.com/al...ar/091030_164255.jpg

Outro detalhe é que ao invés de usar luvas, usei bucha de redução, abri rosca no cilindro (c02) e mandei soldar tig
http://i714.photobucket.com/al..._year/cilindro04.jpg

Pelo que aprendi montando esse compressor, gostaria de compartilhar um pouco da minha pequena experiência!
1º como todos já disseram, faça um projeto, ainda q no fim fique diferente, esse é o ponto de partida correto...
2º Adquirir o cilindro e o motor ... para definir as dimensões do projeto...(meu motor consegui com um colega que da manutenão em refrigeradores por 30 legal! top de linha, barulho nenhum, o problema dele é que não partia com carga, mas como tem o alívio do pressostato, tá partindo legal, chegou aos 120 em uns 7 minutos)
3º Compre as luvas (no meu caso foram buchas) e antes de soldar, leve-as com você para comprar valvula de retenção, segurança etc... tem vendedor que não entende muito de medidas, com as luvas vc testa na hora e sem carregar peso...
4º Só depois de comprar valvulas e conexões, compre o pressostato... ele tem garantia... mas se vc demorar a montar seu compressor e o prazo acabar não vai ter como vc trocar em caso de defeito...
5º Siga as dicas aqui do fórum e não vai ter erro!

Mais uma vez obrigado a todos pelas dicas!

Mensagens: 8 | Localização: Minas | Registrado: 20 May 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

General de Brigada Modelista

Foto de Mario Cavalcante
Dan

Ficou bem feito o teu conjunto, embora não enetenda o porque da inclinação da estrutura.
Quanto às mangueiras de interligação, é conveniete que voce as prenda (pode usar percintas - aquelas fitas plásticas que também são usadas como algemas) para evitar acidentes indesejáveis.
Parabens

Mario

Mensagens: 2231 | Localização: rio de janeiro e petropolis, rj,br - | Registrado: 14 September 2002Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Cabo Modelista

[QUOTE]Originalmente publicado por ..DaN..:

Um tio meu que fez o carrinho, imaginou se colocasse nessa posição ficaria mais dificil sofrer uma queda, já que ficou da largura do cilindro, por isso o 3º apoio...
http://i714.photobucket.com/al...ar/091030_161338.jpg

na posição que está ocupa muito espaço, inclinado ocupa lugar de 4 compressores, com esse 3ra. apoio, é que pode sofrer uma queda, se eu fosse vc, colocaria tudo na vertical, Maneiro !!!!

paulo

General de Brigada Modelista

Foto de Mario Cavalcante
Dan

O Pacham tem razão quanto a instabilidade do conjunto.
Olha a Lei da Gravidade.
O centro de gravidade está deslocado, Como o peso do cilindro deve ser quase idêntico ao do compressor, o conjunto pode cair para traz a qualquer momento.

As recomendações para fixar as mangueiras também se aplica à fiação.
Veja se você consegue uma forma de produzir uma tampa para esconder as ligações do compressor (relé, protetor térmico e contatos). Esta providência evita choques em animais, crianças pequenas e até em adultos que por distração possam encostar a pernas nas ligações.

Mario

Mensagens: 2231 | Localização: rio de janeiro e petropolis, rj,br - | Registrado: 14 September 2002Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Coronel Modelista

De quanto tem que ser o Capacitor ligado ao motor de geladeira. O meu é 110v 1/4hp. Estava vendo outro tópico e no meu caso está acontecendo a mesma coisa às vezes para dara a partida fica acionando o motor várias vezes até ligar definitivo.

Outra coisa, comprei dois conjuntos de agulhas novas para o Pressostato e continua igual, após os 120psi desliga e fica vazando pressão até religar novamente o motor em 80psi, fui ver e a minha válvula unidirecional está vazando para os dois lados, fui atrás hoje na Celso Garcia mas não achei vou ter que pegar amanhã na Florêncio de Abreu. Acho que o problema é esse certo?

Mensagens: 1532 | Localização: São Paulo - SP - BR | Registrado: 30 November 2000Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Cabo Modelista

celso, na realidade, vc não está acostumado com a valvula de alivio, como o nome diz, VALVULA DE ALIVIO, sempre vai sai ar quando atingir 120, pq é um ponto de fuga de ar, a valvula de retenção não retem 100% do ar que está dentro do tanque, por isso que sai ar, ou vc elimina a valvula de alivio, ou deixe como está!

paulo

Coronel Modelista

Pachan, não é a Válvula de Alívio, esta está ok e no meu caso comprei ela para abrir em 125psi como meu pressostato para em 120psi está tudo normal.

O meu problema está na VÁLVULA UNIDIRECIONAL mesmo que é aquela que fica na entrada, entre o compressor, alívio do pressostato e cilindro.

Soltei o alívio do pressostato e ví que a Válvula está mandando ar direto por ela, do cilindor para fora, pelo que entendo por UNIDIRECIONAL, deveria vir ar do compressor e entrar no cilindro e o ar que ficar no caminho quando o Pressostato parar deveria sair pela válvula de Alívio do Pressostato. Mas o ar está entrando por ela e saindo também.

Válvula de retenção ou UNIDIRECIONAL:

[url= ]http://i145.photobucket.com/al...or/compressor_04.jpg[/url]

Conjunto válvula unidirecional, saída para alívio do pressostato e entrada de ar do compressor:

Cabo Modelista

"meu caso comprei ela para abrir em 125psi" agora vc está falando da valvula se segurança, vc resolve simplesmente não usando a val. de alivio, eu tenho um tanque 35 litros e não uso val. de alivio, pq a val. de retenção NÃO RETEM O AR 100%, por causa disso não uso a val. de alivio, se perde muito ar, entendeu. Legal !!!

Coronel Modelista

E o capacitor alguém sabe qual devo utilizar? Vou amanhã para o Centro e já queria aproveitar e comprar!