WEBKITS HOME    FORUM WEBKITS    FORUM  Pule para Categorias de Forum  PLASTIMODELISMO  Pule para Foruns  FERRAMENTAS    Compressor Caseiro - Como fazer o seu - Tutorial e Outras Informações
Página 1 ... 9 10 11 12 13 14 
Ir para
Incluir
Busca
Avisar
Útil
Responder

Entrar/Logar 

General de Brigada Modelista

Foto de Mario Cavalcante
publicado Esconder mensagem
CELSO

QUE BAITA CONFUSÃO

VAMOS DEFINIR AS COISAS PARA QUE NÃO HAJA DESENCONTROS:
1 - VÁLVULA DE ALÍVIO - Pequeno tubo metálico com uma agula interna em uma das extremidades e rosca para conexão na outra. Localiza-se na paryte inferior do pressostato e é interligada junto à válvula unidirecional. Destina-se a aliviar a pressão em todo o conjunto situado entre a válvula de retensão e o compressor para que o mesmo não necessite de maior forá quando do religamento. Aumenta a vida util do compressor. NÃO POSSUI PRESSÃO DE ABERTURA OU ACIONAMENTO DEFINIDAS.

2 - VÁLVULA DE SEGURANÇA: Válvula destinada a aliviar a pressão em caso de falha do pressostato. É afdquirida pré regulada para diversas pressões de acionamento. Pode ser regulada mediante aumento ou redução da pressão sobre a mola existentes em seu interior.

3 - VÁLVULA UNIDIRECIONAL OU DE RETENSÃO: instalada entre o taqnue (cilindro) e o copressor para impedir o retorno do ar quando o compressor é desligado. Próximo a ela se instala a saída para a válvula de alívio.

Se o seu pproblema est'
a na válvula de retensão, o problema esta no local onde ela esta sendo instalada. Se instalada em uma luva, em muitos casos a espessura interna da luva é pequena para a válvula e a força de tal maneira que a bloqueia.

Mario

Mensagens: 2231 | Localização: rio de janeiro e petropolis, rj,br - | Registrado: 14 September 2002Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Coronel Modelista

Foto de Celso Nitolo - CNitolo
Sim Mário, ela está instalada em uma luva como pode ser visto no desenho e na foto dele pronto. Pelo que ví meu problema está na válvula de retenção pois nos testes que fiz ela está mandando ar para os dois lados e por isso a Válvula de Alívio está deixando o ar passar direto pois está vindo todo o ar devolta do tanque pela Válvula de Retenção.

Hoje estive na Florêncio de Abreu e comprei já duas Válvulas de Retenção, mas antes que dê problema novamente pois segundo o cara que me vendeu elas dificílmente dão problemas e a minha deu problema praticamente no segundo uso e outra é uma peça de R$ 20,00 e se tiver que comprar uma a cada dois usos tô fú. Como faço para instalar ela e não ter problemas, hoje ela está instalada em uma luva como resolver?

Outra, Sobre o Capacitor para partida alguém sabe qual utilizar? 110V motor 1/4hp

Mensagens: 1532 | Localização: São Paulo - SP - BR | Registrado: 30 November 2000Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Coronel Modelista

Resolvido!

O problema realmente não era com a Agulha do Pressostato como já aconteceu com alguns, no meu caso foi problema com a Válvula de Retenção ou Unidericional, após a troca dela ontem ficou normal exceto por um barulho estranho quando está enchendo fica como se tivesse batendo algo dentro do cilindro mas verifiquei e não há nada dentro dele estou achando que possa ser a Válvula de Retenção que foi a única peça trocada, como comprei duas, hoje vou utilizaar a outra.

Para resolver o problema da Válvula de Retenção instalada na Luva, ontem cortei a luva pela metade, assim, os furos da Válvula de Retenção ficarão livres dentro do cilindro.

AINDA ESTOU ATRÁS PARA SABER QUAL CAPACITOR UTILIZAR NO MOTOR 1/4HP 110V.

Mensagens: 1532 | Localização: São Paulo - SP - BR | Registrado: 30 November 2000Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Tenente Coronel Modelista

Foto de Fosc
Celso, eu não sei responder a sua última questão, mas sei quem saiba: vá a qualquer loja que venda materiais p/ refrigeração e indague do próprio vendedor, apenas informando-o de que a potência de seu motor é de 1/4 HP e que funciona c/ a tensão 110/127V.

Agora, se vc não sentir muita firmeza na resposta que ele lhe der, agradeça-lhe pela informação, saia da loja, mas não vá embora. Fique por perto, na calçada, porém atento. Na chegada do 1º técnico que tenha ido à loja p/ adquirir peças de reposição, coteje com ele, discretamente, a informação recebida do vendedor... Captou ???

Isto não demorará nada, garanto-lhe. Se vc for fumante, nem dará p/ fumar um cigarro inteiro, porque a todo instante chega um deles, igual a beija-flor vindo buscar água açucarada nos bebedouros artificiais nas residências...

Tenho a esperança de que ele não será nenhum lambão, igual ao que orientou o colega e que este mencionou alguns posts acima quanto ao motor disponível em ferros-velhos... Arrrghhhh!!!!

Mensagens: 1337 | Localização: Vila Valqueire -Jacarepaguá - Rio de Janeiro - RJ - Brasil | Registrado: 15 August 2002Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Coronel Modelista

Até o momento o motor está partindo normal, por enquanto vou deixar sem o Capacitor mesmo.

Uma outra dúvida, alguém vê algum problema em deixar o ar no tanque quando no se vai utilizar por uma semana por exemplo ou sempre que deixo de utilizar devo esvaziar?

Moderador
Bate Papo

Foto de Fernando Galdiano- Ribeirão
quote:
Originalmente publicado por Celso Nitolo - CNitolo:
Até o momento o motor está partindo normal, por enquanto vou deixar sem o Capacitor mesmo.

Uma outra dúvida, alguém vê algum problema em deixar o ar no tanque quando no se vai utilizar por uma semana por exemplo ou sempre que deixo de utilizar devo esvaziar?

Celso, o capacitor dá uma aliviada no motor, durante a partida dele. Funciona tranquilamente sem o capacitor, mas com ele o teu motorzinho vai ter uma vida útil maior, pode ter certeza.

Quanto ao ar deixado dentro do tanque, não esquenta com isto. O meu fica com ar "remanescente" por meses. Não há problemas quanto a isto.
Se tu esvaziar o teu cilindro toda vez que deixar de usar o compressorzinho, além de gastar energia elétrica, tu vai fazer o motorzinho trabalhar mais.
Usou o compressor e ele continua quase cheio, feche os registros e deixe ele pronto pro próximo kit.

[]s

Mensagens: 3081 | Localização: Ribeirão Preto - Senhor, dai pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão. | Registrado: 04 May 2006Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Cabo Modelista

Foto de João JP
Ola... tudo bom ? estou querendo de terminar meu compresor e queria pedia algumas dicas a voces alguem ai conhece algum site q vende peças para compressor e e peças para reduçao pois o meu cilidro é de caminha é eu acho de 3/4 estou certo Hummmm, num tô "intendendo"...

Mensagens: 10 | Registrado: 14 November 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Cabo Modelista

Foto de João JP

Mensagens: 10 | Registrado: 14 November 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Cabo Modelista

Provavelmente esse compressor era muito velho, não tinha teste hidrostático e foi mal usado. Onde já se viu um compressor de borracharia chegar a 300psi? o máximo que eu já vi foi 175psi e é daqueles que tem 3 pistões em cada um de seus dois cabeçotes.

Mensagens: 30 | Registrado: 21 October 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Foto de Mario Cavalcante
Chegar a 300 libras não é nada de anormal, desde que o conjunto seja prjetado para tal.Como a notícia não dá detalhes do que exatamente explodiu alguns fatores podem ter ocorrido:
1 - Explosão do tanque por travamento da válvula de segurança conjugado com defeito no pressostato
2 - Corrosão do taqnue aliada a fadiga da chapa do mesmo.
3 - explosão do cabeçote devido a desgaste nas bielas

De qualquer forma, todas nos direcionam para falta de manutenção a qual nunca é feitas nos equipamentos de borracheiros.

Para começar, é norma de seguraça que estes equipamentos de grande porte sejam sempre instalados em compartimentos isolados ou quando isto não é possivel, protegidos por uma cabine de tela reforçada para evitar a chuva de estilhaços.

Nada disto deve ter sido respeitado.

No caso dos compressores para aerografia, principlamente os feitos com taqnues de freon, a falta de manutenção provoca antes de tudo a corrosão interna do tanquie o qual fura com facilidade PELO ACUMULO DE ÁGUA EM SEU INTERIOR, não ocasionando a explosão do mesmo

Quanto aqueles produzidos com cilindros de CO2, são mais seguros ainda pois este taqnues reistem a mais de 1000 libras.

Assim, NÃO HÁ MOTIVO PARA PÂNICO

Todavia aqueles conjuntos produzidos por caras que querem reinventar a roda e preferem correr risco a gastar R$120, em equipamentos de segurança, estão produzindo verdadeiras bombas caseiras, como um esperto que alguns posts anteriores mencionou que substituira o pressostato pelo uso de um potenciometro (pedal de máquina de costura) para ligar e desligar o compressor.

LEMBREM-SE SEGURANÇA ACIMA DE TUDO E MANUTENÇÃO É SEGURANÇA

Mario

Essa mensagem foi editada. Editada por:Mario Cavalcante,

Mensagens: 2231 | Localização: rio de janeiro e petropolis, rj,br - | Registrado: 14 September 2002Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Foto de Mario Cavalcante
Muitos colegas aqui usam a todo instantante a sigla PSI

Como acredito que pouquissimos saibam a que se refre esta sigla aqui vai a explicação, para que se possivel uma comparação com a nossa realidade, pois quando vamos a um posto calibrar os pneus do carro, não se ve nada de PSI.

Em verdade, PSI significa: POUNDS SQUARE INCHES ou seja LIBRAS POR POLEGADA QUADRADA

Por óbvio, as 30 libras com que se calibra o pneu do carro equivale a 30 PSI.

Vamos pelo menos valorizar a nossa lingua mãe, uma vez que não é usual considerarmos medidas de pressão por centimetro quadrado\.

VIVA A POLEGADA

Mario

Cabo Modelista

Caro amigo Mario, que eu já tenha visto, não me recordo de nenhum compressor industrial de pistão que chegue a 300libras(vamos ser patriotas então ;P). A não ser que os compressores de parafusos cheguem a essa pressão.

Mensagens: 30 | Registrado: 21 October 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Foto de Mario Cavalcante
Então veja só estas especificações
300 libras é pinto.

http://www.airking.com.br/?com...airking=Compressores

Cabo Modelista

Olha só, obrigado pela informação. Mas você entendeu o que eu quis dizer. Nenhum compressor de borracharia usa toda essa tecnologia, certo?
Pelo menos em uma coisa pensamos igual sobre aquele acidente na borracharia, que é falta de manutenção com compressor.

Mais uma vez obrigado pela informção

Cabo Modelista

Foto de João JP
MArio cavalcante obrigado pelas duvidas e sobre as peças achei ak na minha cidade com um preço otimo!

e sobre o motor de geladeira foi ver se ele estava funcionando 100% e ele estragou ele nao esta mais conseguindo comprimir o ar quando é assim tem algum conserto Hummmm, num tô "intendendo"...

obrigado!