WEBKITS HOME    FORUM WEBKITS    FORUM  Pule para Categorias de Forum  PLASTIMODELISMO  Pule para Foruns  FERRAMENTAS    Compressor Caseiro - Como fazer o seu - Tutorial e Outras Informações
Página 1 2 3 4 5 ... 14
Ir para
Incluir
Busca
Avisar
Útil
Responder

Entrar/Logar 

Cabo Modelista

publicado Esconder mensagem
Eai galera

Tô com uma pequena duvida aqui é a seguinte :

Eu tenho aqui em casa um cilindro de CO2 de 6kg e um compressor de ar-condicionado de 2HP.

Será q demoraria quanto tempo para enche-lo com 120psi ?

E o compressor do ar-condicionado conseguiria ter vazão suficiente para suprir uma pistola de pintura de 40 libras e encher o cilindro ?

Valeu e quando terminar postarei as fotos do compressor....

Mensagens: 34 | Registrado: 19 July 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

General de Brigada Modelista

Foto de Mario Cavalcante
Klevinson

tanque de 6Kg de CO2 é muito pequeno para ser usado com pistola de pintura, mesmo que de baixa pressão.

Este compressor deve encher o cilindro em menos de 2 minutos (se estiver perfeito, a plena carga).Todavia motores de 2 HP só são usados em unidades de refrigeração muito potentes. Nunca vi um aparelho de janela com um motor destes, os maiores que vi foram de 1 HP
Ele talvez sirva para acionar uma pistoalde de ar direto, mas só testando.

Mario

Mensagens: 2231 | Localização: rio de janeiro e petropolis, rj,br - | Registrado: 14 September 2002Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Capitão Modelista

Foto de Artejose
Eu tenho este cilindro de CO2, posso usar ele para uso com o Compressor?

Mensagens: 691 | Localização: Natal/RN - Brasil | Registrado: 28 June 2001Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Foto de Mario Cavalcante
VAI SEM MEDO

MARIO

Mensagens: 2231 | Localização: rio de janeiro e petropolis, rj,br - | Registrado: 14 September 2002Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Capitão Modelista

Foto de Artejose
Blz Mario.

Agora uma pergunta de iniciante nesta área, este cilindro ainda tem carga, mas está vencida (2007), vou ter que esvaziar ele para poder abrir, certo?
Mas depois disso (no meu pensamento posso estar errado), mas quando esvaziá-lo, acho que vai formar vácuo dentro do cilindro, como vou abrir ele para poder fazer os outros furos?

Mensagens: 691 | Localização: Natal/RN - Brasil | Registrado: 28 June 2001Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Moderador
Bate Papo

Foto de Fernando Galdiano- Ribeirão
Artejose, as paredes deste cilindro de CO2 , são muito grossas e suportam pressão muito alta. É muito bom e pode utilizar sem problema algum. Só se atente para os serviços profissionais de um bom torneiro mecânico e soldador.
Esvazie o cilindro. Creio que não vai formar vácuo nele não.

Abraço e boa construção do seu compressor.

Mensagens: 3081 | Localização: Ribeirão Preto - Senhor, dai pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão. | Registrado: 04 May 2006Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Capitão Modelista

Foto de Artejose
Pessoal, estava pesquisando o resto das peças aqui na minha cidade e só encontrei em um único canto. Mas infelizmente os preços aplicados são totalmente fora do meu orçamento.

- Pressostato de 80/120 psi - R$ 42,50
- Filtro de Ar com regulador e Manômetro 1/2" - R$200,00
- Manômetro 0 a 14 Bar - R$ 30,00
- Válvula de retenção (Unidirecional)1/2" - R$ 35,50
- Válvula de segurança (Alívio, pré-regulada para 120 psi) 3/4" - R$245,00
- Válvula de Dreno Eletronico 3/8" (Purgador) - R$375,50

Arrrghhhh!!!!

Com estes valores tive que parar o projeto.

Capitão Modelista

Foto de Artejose
Destas peças que citei acima e outras, eu já tinha o Cilindro de CO2, o Compressor de geladeira e o Pressostato, achei muito salgado o resto das peças, que infelizmente não confere com o valor que vi dos amigos plastimodelistas.

Só para voces terem uma ideia, se eu fosse comprar tudo nesta loja, eu teria que desenbolsar R$ 928,50 Ta loco sô !!!!

Essa mensagem foi editada. Editada por:Artejose,

Capitão Modelista

Foto de Artejose
Acho que tem alguma coisa estranha aqui, consegui encontrar em outra loja somente o Purgador (Válvula de Dreno) mas o preço é um pouquinho mais baixo do que a primeira, ficou em R$ 272,00.

Pessoal, são esses valores mesmo?

Pois como havia comentado, olhando os compressores que os amigos montaram, gastaram muito menos do que esta lista, e as valvulas eram bem mais baratas do que estão na minha lista
Ex. eu tinha visto um compressor que foi feito aqui e a válvula de Dreno foi em média R$12,00.

Foto de Mario Cavalcante
ARTEJOSE

ESTÁ HAVENDO ALGUMA ENCRENCA AÍ NESTA TUA COTAÇÃO.
UMA DELAS ESTÁ NAS MEDIDAS QUE ESTÁS USANDO.
1/2, 3/4, ETC

POR EXEMPLO DRENO ELETRONICO! PARA QUE? USAMOS O MANUAL DE 1/4" QUE CUSTA 16,00
vALVULA DE sEGURANÁ 3/4 - 245,00! pARA QUE 3/4. uMA DE 1/4" POPR AQUI ESTÁ CUSTANDO 16,00

a ÁLVULA DE RETENÇÃO ESTÁ COM PREÇO RAZOÁVEL E O PRESSOSTATO, SE TIVER VÁLVULA DE ALIVIO O PREÇO ESTÁ EXCELENTE.

SE QUIZERES POSSO TE ENVIAR ESTAS PEÇAS PELO CORRREIO, POIS ELAS SÃO RELTIVAMENTE LEVES.

COMO VAIS FAZER AS FURAÇÕES, ELAS DEVEM SER TODAS DE 1/4"

NO ÚNICO FURO QUE O CILINDRO VEM, QUE É O DA VÁLVULA GATILHO, VAIS TER QUE COMPRAR OU MANDAR FAZER UMA LUVA DE REDUÇÃO.

POSSO TAMBÉM TE FORNECER UMA BASE PRONTA COM RODINHAS E TUDO, JÁ PREPARADA PARA RECEBER O TEU CILINDRO DE CO2

MARIO

Capitão Modelista

Foto de Artejose
Aqui no meu trabalho, encontrei estas coisas na sucata:
Estes tipos de roscas são as rápidas?

Este equipamento aqui já vou usar um filtro de ar que está nele

Capitão Modelista

Foto de Artejose
Outras sucatas que encontrei, vou ter que testar estes manômetros, pois não sei de onde eles vieram e não sei se funcionam

Este treco aqui tá com cara de filtro de ar Maneiro !!!!

Capitão Modelista

Foto de Artejose
Estava estudando aqui a caixa de pandora Maneiro !!!! que encontrei na sucata, um dos manômetros que estava ligado com o compressor lia o vácuo e estava ligado com o filtro de ar

Este outro é que lia a pressão

Quando fui ver a escala notei que não dava pra usar no projeto pois a escala dele esta em lbf/pol2 que é igual a psi, mas a escala máxima dele é de 30 (há não ser que use uma saida para ele com pressão mais baixa, para outro tipo de trabalho.

E os outros que vou ter que testar estão em outro tipo de escala

kgf/cm2 que para psi é só multiplicar por 14,223197 (se a escala vai até 300, então vai 4266,9591 psi), mas acho que fica fora da escala do instrumento, inviando a utilização dele no projeto

Capitão Modelista

Foto de Artejose
Realmente usar estes manômetros não dá, fiz uns calculos aqui e para usar em kgf/cm2 teria que ter um fundo de escala perto dos 10 para ter uma leitura aproximada de 140 psi. Que saco !!!!

Capitão Modelista

Foto de Artejose
Agora fiquei com uma dúvida cruel.
Analisando melhr a "caixa de pandora", notei que ela trabalha também com Compressor de geladeira, fiz um pequeno esquema do circuito dela

Dúvida: Notei que na saída ela usa um manômetro com fundo de escala de 30lbf/pol2 = 30psi.

Significa que o compressor não vai chegar a 120psi?