WEBKITS HOME    FORUM WEBKITS    FORUM  Pule para Categorias de Forum  PLASTIMODELISMO  Pule para Foruns  FERRAMENTAS    Verniz Acrílico Acrilex: Como usar? - REVIEW COM FOTOS!!!
Ir para
Incluir
Busca
Avisar
Útil
Responder

Entrar/Logar 

Major Modelista

Foto de Foks
publicado
Fala pessoal!

Preciso comprar verniz e diante da diferença de preço (R$15 o verniz em spray e R$5 o verniz do vidrinho) estou pensando em optar pelo verniz do vidrinho!

Como vocês usam no aerógrafo? Quais os diluentes?
Esse verniz tem um bom rendimento?
O verniz em spray, da forma como uso, rende uns 8 kits em média...

Abraço!

Essa mensagem foi editada. Editada por:Foks,

Mensagens: 985 | Localização: Bragança Paulista/SP | Registrado: 10 March 2006Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

2º Tenente Modelista

Foto de Hérculis Monteiro
publicado Esconder mensagem
Foks, tudo bem?

Eu tenho os dois da Acrilex: vidrinho e spray. O do vidrinho eu diluo com veja vidrex cristal, até o ponto de leite. Aplico e deixo secar 1 dia, mais ou menos. Tem gente aqui na WK que dilui com água mesmo mas eu nunca tentei. O vidrinho de verniz com 100ml, pelos meus cálculos deve render uns 10 kits ou mais e olha que eu dou umas três demãos de verniz!

O colega Gauthier fez um tópico lá em Técnicas, em que ele explica como tirar o verniz da lata em spray para aplicar direto no aerógrafo. Essa técnica eu ainda não tentei mas vou usar no próximo modelo.

Abraço!

Mensagens: 385 | Localização: Pindamonhangaba-SP | Registrado: 04 September 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
O que ouço, esqueço. O que vejo, lembro. O que faço, aprendo.
Foto de FІЯЭFФЖ
Eu uso com água, e prefiro, já que fica com a superfície mais lisa, sem ondulações, só demora um pouco mais pra secar, e tem que tomar cuidado pra não escorrer e formar depósitos nas bordas.

Mensagens: 8669 | Localização: mig31firefox@bol.com.br | Registrado: 28 November 2004Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Major Modelista

Foto de Foks
Valeu pessoal!

Acho que vou arriscar...o preço do verniz em Spray está bem caro, comparando com esse do vidrinho!

Mensagens: 985 | Localização: Bragança Paulista/SP | Registrado: 10 March 2006Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

1º Tenente Modelista

Foks, eu sempre usei o verniz acrílico da Acrilex tanto o fosco como o brilhante com água. O que eu não gostava é que com o aerógrafo tem aquela tendência da água formar pequenas gotas devido à tensão superficial e que depois de seco ficam aparecendo as pequenas manchas das gotículas, além disso o verniz brilhante com água dá um acabamento acetinado, não totalmente brilhante. Hoje eu utilizo o verniz brilhante na proporção de 1/2 - verniz/brilho fácil aplicado com pincel de cerdas bem macias. O resultado é um acabamento muito brilhante e sem manchas. A facilidade de aplicação é muito grande e depois é só lavar o pincel debaixo da água e acabou. Não há necessidade de encharcar o pincel o que resulta em uma secagem rápida do modelo. Eu costumo dar duas demãos e fica muito bom.

Um abraço.

Mensagens: 466 | Localização: Rio das Ostras - RJ. | Registrado: 19 November 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Major Modelista

Foto de Foks
Valeu pela ajuda aí pessoal!
Vou fazer meus testes e posto alguma coisa aqui!

Abraços!

Moderador
Bate Papo

Foto de Fernando Galdiano- Ribeirão
Só acrescentando mais uma dica às dos colegas.

Na fase do verniz tu tem que ter paciência. Mais vale 3 demãos bem finas e um acabamento realmente perfeito do que 1 demão grossa demais a ponto do verniz escorrer e jogar por terra todo o trabalho feito antes no kit.
Cuidado nesta fase. Sem pressa que tudo corre bem.

[]s

Mensagens: 3081 | Localização: Ribeirão Preto - Senhor, dai pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão. | Registrado: 04 May 2006Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Major Modelista

Foto de Foks
Bom...fiz um teste bem rápido!

Pintei esta asa com preto brilhante coralit!

Apliquei o verniz brilhante na asa esquerda e o fosco na asa direita!

Não consegui captar bem o efeito nas fotos, mas posso dizer que o verniz é muito bom!

Diluí com água na primeira tentativa, mas não gostei muito...aí passei para o Vidrex e foi tudo uma beleza!

Ele vem bem consistente, bastando diluir no nosso famoso ponto de leite!
Fica uma cobertura bem fina, e com bom resultado.
Deve ser aplicado em várias camadas finas (coisa que não fiz para o teste), evitando o acúmulo!
Inicialmente ele fica branco, leitoso, mas a secagem é muito rápida e logo ele fica transparente!
Bom, chega de papo...vamos às fotos:

Abraço pessoal!

Coronel Modelista

Foto de Pedro Neto
Folks... muito legal o teste... sempre tive medo em aplicar o verniz no aerografo..... só aplicava com o spray mesmo, mas para fazer o wash no kit fica meio dificil com o verniz fosco... agora que aprendi essa ninguem me segura... rerererererere abraços...

Renato: aplica o verniz no pincel?????? Hummmm, num tô "intendendo"... Mas ai não fica a marca do pincel no kit não?????

Mensagens: 1850 | Localização: Mococa - Campinas - SP - Brasil | Registrado: 29 August 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Major Modelista

Foto de Foks
PEdro,

Você não usava verniz brilhante?
Wash com verniz fosco, não funciona mesmo! rs
A superfície precisa estar bem lisa para que o wash se espalhe por capilaridade!

Abraço!

1º Tenente Modelista

quote:
Originalmente publicado por Pedro Neto:
Folks... muito legal o teste... sempre tive medo em aplicar o verniz no aerografo..... só aplicava com o spray mesmo, mas para fazer o wash no kit fica meio dificil com o verniz fosco... agora que aprendi essa ninguem me segura... rerererererere abraços...

Renato: aplica o verniz no pincel?????? Hummmm, num tô "intendendo"... Mas ai não fica a marca do pincel no kit não?????

Pedro, nenhuma marca. Como eu disse eu uso um pincel de cerdas bem macias, mas mesmo que não fossem tão macias também não deixariam marcas, pois tanto o verniz quanto o brilho fácil tem volatilidade parecida com a água, bem como a diluição é quase ao ponto da água também(ou leite desnatado, como preferir). Por experiência, que não é tão grande assim, já deu para perceber que as tintas ou vernizes que deixam marcas de cerdas são aquelas que apresentam alta volatilidade ou alta densidade. Exemplo: Se vc utilizar tinta acrílica Tamiya diluída em álcool provavelmente terá marcas, pois a tinta seca quase imediatamente após a passagem do pincel, não dando tempo da tinta se espalhar. Já se vc utilizar tinta esmalte sintético que não é tão volátil quanto o álcool sem diluição, dependendo da concentração da tinta vc terá marcas, pois a concentração da tinta impedirá que ela se espalhe. Desculpe se eu estiver querendo ensinar o padre a rezar missa. Mas pode usar sem medo, dilua o verniz no brilho fácil, pois o verniz sozinho é bem concentrado e provavelmente deixará marcas pelos motivos acima, Passe com um pincel de cerdas macias e vá observando a secagem que costuma ser rápida, em torno de uns 15 minutos, nos pontos onde o verniz costuma se acumular vc pode ir passando o pincel e espalhando para secar mais rápido, fica show. Hoje quando chegar em casa eu vou postar aqui a foto de um Nakajima KI-84 que acabei de montar, ficou tão brilhante que vou ter que dar mais uma demão de verniz fosco para reduzir o brilho. O problema que encontrei foi esse, a mistura de verniz brilhante com brilho fácil no pincel deixou o modelo tão brilhante que está difícil reduzir o brilho, vou ter que dar mais uma demão de verniz fosco com um pouco de água para reduzir o efeito acetinado que ficou.

Um abraço.

Mensagens: 466 | Localização: Rio das Ostras - RJ. | Registrado: 19 November 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Coronel Modelista

Foto de Pedro Neto
foks... o wash eu só fazia com giz pastel....
renatão... que isso grande... tive uma aula aqui agora.... tem coisas que a gente sabe não sabendo como funciona ou vice versa.... Agora entendi pq alguns de meus modelos pintados a pincel ficavam cheios de marca de pincel e outros não.......

Valeu... abraços...

Mensagens: 1850 | Localização: Mococa - Campinas - SP - Brasil | Registrado: 29 August 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador