Salve, galera! Mais um chopper pro nosso GB! O Mi-8 é um helicóptero de porte médio, equipado com duas turbinas. Em número de produção, é superado no mundo apenas pela família Bell 204/205/212. É usado por mais de 50 países. O protótipo V-8 foi idealizado em 1960, baseado no Mi-4 mas com uma cabine maior. Utilizava um motor Soloviev de 2700shp, fazendo seu primeiro voo em julho de 1961. O segundo protótipo foi equipado com dois motores Isotev de 1500shp, fazendo seu primeiro voo em setembro de 1962. O modelo de série teve as pás do rotor aumentadas de quatro para cinco em 1964. Depois de pequenas mudanças, foi adotado na URSS em 1967 já com a denominação Mi-8. Possui inúmeras versões, incluindo a de exportação, o Mi-17, equivalente ao Mi-8M na Rússia. Ainda continua em produção. A versão do kit (Mi-8T) é a de maior número de produção, podendo ser armada com quatro pods de foguetes não-guiados ou tanques de reserva em quatro pilones em dois suportes laterais, podendo levar também uma metralhadora PK. Este será meu primeiro Hobby Boss e é grande a expectativa. O kit parece ser muito bem injetado, sem empenagens nem rebarbas, vindo com as árvores embaladas, inclusive com a parte dos rotores que se ligam ao cubo protegida por plástico bolha, por conter áreas mais sensíveis (foi o primeiro kit que eu vi com essa preocupação). Todo em baixo relevo e com bom detalhamento. Eu só achei que tem muitos pontos de injeção (aqueles pequenos rebaixos círculares), mas todos nas áreas internas e pela escala fica muito difícil perceber. As transparências sem arranhões: A folha de instruções é simples mas clara: A versão que pretendo fazer, numa folha colorida que vem no fundo da caixa (achei bem legal para uma referência de cores): Os decais, que aparentemente são finos e bem impressos: Agora vamos à montagem, que será totalmente OOB. Até mais!
Beleza, Lucas! Parece que vou fazer a versão alemã mesmo. Rapaz, meu irmão (que é do EB) esteve no Haiti e viu vários desses brancos por lá, pena que não é modelista e tirou quase nada de fotos... Abraços!
Mensagens: 1455 | Localização: Santa Maria-DF | Registrado: 31 March 2005
Saudações Elmenar, mais um na linha de montagem. Esse trambolhão russo é muito resistente, alguns colegas pilotaram-no na África e ficaram impressionados com a sua operacionalidade. Essa versão alemã ficará show. Acompanhando.
Grande abraço
Mensagens: 206 | Localização: Brasil | Registrado: 04 December 2007
Originalmente publicado por Lucas: Tenho planos de montar um desses, e como sou super fã da ONU eu faria ele assim:
Elmenar,
Com esse kit daria para fazer essa versão? Claro, desconsiderando os decais... Parece que tem um radar ou algo do genero na parte de baixo do nariz, tanque sobressalente de combustivel e alguns outros sensores na cauda.... Esse kit tem essas peças opcionais?
Cleder, realmente vc terá que fazer essas modificações na unha, pois o kit não traz. Mas acho que tem mais um kit do Mi-8 da Hobby Boss, de repente vem com essas peças. Abr.
Vamos começar a estragar o kit! Nos pontos que serão mais visíveis, coloquei putty pra tapar as marcas de injeção. Na cabine de comando, colei um pedacinho de plasticard, pois ficaria muito difícil pra lixar sem detonar tudo. As outras marcas eu deixei porque ficarão escondidas: Os painéis são ocos, então tapei os vazios com putty: Existem duas cadeiras na porta de carga do Mi-8, que não ficarão visíveis mas eu colei. O encosto delas é igual ao daquelas mesas de bar! Notem que tem um baixo relevo no contorno das portas de carga, ou seja, se vc quiser montar o kit com as portas abertas, fica mais fácil cortar. No próximo eu faço isso. Até mais!