Uma aeronave fácil de conduzir, segura, confiável e que é lembrada com carinho por todos que a pilotaram no antigo Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque e que hoje ainda equipa quatro Esquadrões da FAB, bem como se faz presente em várias Nações do Globo.
Falar no UH é citar a famigerada guerra do Vietnan, onde esta aeronave operou em quase todas as Landing Zone. Para muitos, o “Pombo” com o som inconfundível dos seus rotores, representava a esperança de vida e terror para os combatentes envolvidos.
Apesar do Kit representar uma aeronave da HEER, vou montar neste GB uma versão que atuou no Vietnan, eis o pacote:
O Kit
Decais Fireball Modelworks
Set Cobra Company
"Abro um espaço para agradecer ao Edilson (Jaguar) a presteza no atendimento e intermediação na compra do set direto da Cobra Company...Valeu Edilson, grande abraço."
Helicopter Crew set Vietnan da Dragon
O kit da Dragon (Panda) possibilita a montagem na versão “D” e “H”, porém, ambos modelos, 1D e o 1H, apresentam pequenas diferenças que consiste no tubo “pitot” que no 1D está instalado na proa (nariz, bico) da aeronave e no 1H no teto. Além dessa diferença, a versão “D” possui a antena FM homing aerial instalada na proa, sendo deletada no modelo “H”. Internamente o kit acompanha um set de PE Eduard/Dragon que inclui: painéis superiores, inferiores e frontal, cintos (pilotos, tripulações/door gunners e/ou passageiros), escape da turbina, antenas etc. Apresenta algumas distorções que pretendo mostrá-las durante a montagem. As portas do 1P (comandante da aeronave/direito) e do 2P (comandante de operações/esquerdo) são fixas e sem o detalhamento interno. O set da Cobra corrige essa deficiência. Para aquele que montará o kit com as portas fechadas não fará muita diferença, no meu caso que montarei com ambas as portas abertas esse detalhe é vital. A lâmina do rotor principal é do Bell 210 (super Huey, também conhecido como Super 205) e Bell 212 e não do Bell 205(A), durante a montagem abordarei esse assunto. Vou planejar meu “vôo” e espero que até domingo, 11OUT, já comece a postar o meu trabalho aqui. Abraço a todos e obrigado pela visita
parabéns pela escolha, acho q não tem ninguem q goste de helicopteros q não seja apaixonado pelo huey... durante muito tempo esse foi "o kit " que eu queria... acompanhando.....
Originalmente publicado por Rodrigo Calcaterra: parabéns pela escolha, acho q não tem ninguem q goste de helicopteros q não seja apaixonado pelo huey... durante muito tempo esse foi "o kit " que eu queria... acompanhando.....
Obrigado pela visita e mensagem Rodrigo. Concordo com você, no meu caso, a paixão vem desde moleque de tanto vê-lo e ouvir o som inconfundível do seu rotor. Estou acompanhando a montagem do Kaman Seasprite, manda "bala" no menino...
Abração
Mensagens: 206 | Localização: Brasil | Registrado: 04 December 2007
Originalmente publicado por Lawrence Henle: Salve Magalhães;
Bela escolha.
Agora entregue o mapa da mina, onde conseguiu os decais e a tripulação?!?
Att Lawrence Henle
Obrigado pela visita e mensagem Lawrence, Comprei os decais diretamente da Fireball, entre no site [url=http://www.fireballmodels.info/.O]http://www.fireballmodels.info/ Joseph possui uma linha de decais de primeira bem como set de conversão para algumas aeronaves. Os sets de tripulantes foram presentes de um colega modelista samaritano
Senhores, começo perguntando como eu faço para alterar o tópico de chamada, pois tenho visto alguns colegas acrescentarem frases como: “atualizado, concluído etc”.
Bom, fiz um estudo de caso para iniciar a montagem analisando o set da CobraCo. É a primeira vez que trabalho com essa Empresa e achei o produto de qualidade inferior, principalmente os assentos.
Perde longe para marcas como Verlinden, Aires, CMK, marcas estas que já usei em outros modelos, por isso, em alguns casos utilizarei as peças originais do kit com pequenas modificações:
Começo cortando o console ou rack inferior de resina lixando, após, com lixa circular utilizando para isso a Dremel xing ling em rotação 220V. Após, para nivelar a base da peça, utilizo lixa de unha:
Uma visão do console de resina com o original do kit:
Utilizando a Xing Ling ainda em rotação 220V, fiz o corte do console ou rack inferior do assoalho da aeronave:
Com uma lâmina reta limpei a área de corte, tirando as rebarbas que ficaram e lixando o local com lixa d’água 600:
Após o corte e lixa:
Fiz um teste de local, colocando o coletivo e as metades das estruturas dos assentos:
Agora, com as estruturas montadas com os assentos, original do kit à esquerda e o de resina à direita:
Uma visão frontal:
Ataquei as estruturas dos assentos, abrindo os pontos fechados pelo molde, utilizando primeiramente um pinvise para fazer os furos, depois a xing ling ainda em 220V para um arremate e por último para dar acabamento uma lâmina nº 11:
Uma comparação com a estrutura trabalhada com uma ainda intacta:
Outro ponto que eu mexi, foi na estrutura traseira do assento. Cortei e diminui a base de apoio do assento e cortei também uma haste horizontal grossa que liga ambas as estruturas, ambas servem apenas para apoio à colagem das estruturas e que podem ser suprimidas, pois nos testes que eu fiz há outros pontos na estrutura que calçarão o assento, bem como inexistem na estrutura original da aeronave.
Observem na foto a esquerda a estrutura intacta com o assento de resina e a direita ela já trabalhada e com o assento original:
Uma visão das estruturas vazadas e cortadas, recebendo os assentos de resina:
Visão frontal:
Agora uma visão com os assentos originais:
Próxima etapa e o corte no assoalho das chapas frontais de base dos controles de direção (pedais) em azul:
Após o corte:
Farei novas chapas utilizando cartão telefônico e arame de clips para simular os eixos de controle direcional, bem como reforçarei a estrutura dos assentos.
Por enquanto é só pessoal, obrigado pela visita e considerações.
Abração a todos
Pelo visto vai ficar perfeito o trabalho Magalhães!!! Gostei muito da forma que está apresentando a montagem, bem detalhada com os comentarios sobre o kit e versoes do Huey!
Senhores, começo perguntando como eu faço para alterar o tópico de chamada, pois tenho visto alguns colegas acrescentarem frases como: “atualizado, concluído etc”.
Pra mudar, basta editar o 1º post, a barra de títulos fica disponível para alterações.
Só não mude a essência do título do GB.
Está um espetáculo a montagem do Huey.
Att lawrence Henle
Mensagens: 7481 | Localização: Bad Säckingen "A NECESSIDADE HUMANA É A MÃE DE TODAS AS SOLUÇÕES!!." | Registrado: 15 May 2006
Pelo visto vai ficar perfeito o trabalho Magalhães!!! Gostei muito da forma que está apresentando a montagem, bem detalhada com os comentarios sobre o kit e versoes do Huey!
Nesta segunda trabalhei um pouco no kit, refiz as chapas frontais de suporto dos pedais de direção e furei-as para receber os eixos direcionais.
Primeiramente tentei com cartão telefônico, retirei a tinta com tinner (não afetou o plástico), fiz as aberturas para a passagem dos eixos.
Achei o cartão muito frágil e “jegue”, pois ele dobrou no teste de encaixe. Substitui por um outro cartão mais resistente e com um pouco de trabalho consegui fazer as aberturas do eixo direcional:
Visão por baixo do assoalho da aeronave:
Notem que deixei propositadamente uma ponta em cada lado, pois no teste de encaixe do assoalho com as duas metades da fuselagem sobrou um pequeno espaço em ambos os lados, acredito que por ser uma área fechada não houve uma preocupação da Dragon/Panda em corrigir esse problema.
Vejam o teste de encaixe com as duas metades da fuselagem:
Visão do 2P:
Aproveitei também para refazer os pedais de direção, pois os que acompanham o kit é muito ruim.
Primeiramente, fucei na minha caixa de peças para encontrar alguma coisa que poderia tomar a forma de uma base para os pedais, do qual sairá também o pequeno eixo com a sapata de apoio dos pés, formando assim o conjunto dos pedais.
Achei duas peças provenientes de um antigo Stug IV em forma de U com cantos retos e o principal, apresentam um pequena inclinação nos seus eixos o que evitará, quando posicionado, com que os pedais atinjam o Plexiglass de observação inferior.
Aproveitei também e achei quatro pontas de engates de cabo de aço, mormente utilizados pelos Panzer alemães na IIGM e também por veículos blindados modernos. Não me recordo de qual Kit eles fazem parte.
Aproveitei o “copo” que segura a ponta do cabo de aço e cortei o elo integrado usado para prender o cabo no blindado. Com uma broca 0,7mm fiz três furos e com uma lâmina nº 11 rasguei entre eles formando um pequeno vão e que encaixou perfeita no eixo de base dos pedais, vejam como ficou:
Visão no teste de encaixe:
Por enquanto é só pessoal, obrigado pela visita e considerações.
Abração a todos
me diga se na colagem do assoalho e da fuselagm irão aparecer fendas, pois no italery na 1/48 que julgo ser cópia destes kits da 1/35, ficou uma puta folga.
Estou receioso em montar um destes e ter estas surpresas desagradáveis.
Att Lawrence Henle
Mensagens: 7481 | Localização: Bad Säckingen "A NECESSIDADE HUMANA É A MÃE DE TODAS AS SOLUÇÕES!!." | Registrado: 15 May 2006