Agora os mares estão mais calmos, menos tenebrosos...
E então, dedicar-me-se ia aos kits... meu último kit concluído foi em Março, e foi um Aichi Val da Aifix...depois de muito tempo parado... BARALHO !! ... 6 meses sem montar um maldito kit...claro que mexi em alguns...aqui e acolá...mas meio ano praticamente sem concluir um kit...
Então estou de volta a ativa.
Este kit comprei do Roll, no mercado de pulgas há um tempo, e foi uma excelente aquisição.
O kit:
Bem, o 109 da AML é um kit básico, não traz muitas ''inovações'', mas dá para o gosto. Ele é todo em baixo relevo, as linhas são finas e delicadas, mas são poucas linhas, não há rebites em baixo relevo e as linhas são pobres, infelizmente. Plástico bem maleável, bem mole. O interior do kit é pobre, praticamente espartano, só há algumas peças, quase nada. O kit possui rebarbas, embora poucas. Um detalhe que gostei foi a entrada de ar embaixo, no bico, cujas grades, as linhas são finas, e não é aquele aspecto grosseiro. Eu estou de cara com os sprues, muitos grossos e maleáveis. O plástico deste kit realmente é mole demais. Terei que tomar cuidado ao colar as peças, para evitar a perda das peças ou reação química por parte do plástico. O decal deste kit me parecem ser bons, tem uma aparência ''simpática''. O ponto fraco é que não há praticamente nenhum stencil...nada...isto me deixou puto, para falar a verdade. Tenho também comigo rodas em resina da True Details, são ótimas, e foi um bônus que o nosso kameraden Roll incluiu no kit. A respeito do kit, ele não tem transparências, o cockpit vem em acetato, e em duas unidades. Que bom, se errar na primeira, ao menos terei um reserva. O kit acompanha uma cartela de photoetched básica, com os protetores dos trens de pouso, peças do cockpit (ufa!!), painel de instrumentos, cintos, e outras coisinhas. O manual de instrução é uma porcaria, achei ele mal feito, e não dá instruções muito precisas. No mais, minha nota geral para este kit é 7,0.
O avião: Este Bf109 eu pretendo fazer o avião pilotado por Werner Mölders, na guerra civil, e obteve ao todo 14 vitórias aéreas confirmadas nesse conflito.
Informações retiradas do site Luftwaffe 39-45:
''Então, em 1936, eclodiu a Guerra Civil espanhola e Hitler decidiu apoiar o general Francisco Franco em oposição aos chamados Republicanos, que possuí am apoio dos anarquistas e dos comunistas. O regime de Stalin havia proporcionado apoio aéreo, fornecendo vários caças Rata, de aparência um tanto que obsoleta mas muito manobráveis e fortemente armados.
Foi então que a Luftwaffe decidiu formar a Legião Condor (Kondor Legion), recrutando secretamente vários pilotos para atuar junto aos Nacionalistas de Franco. O Oberleutnant Mölders voluntariou-se rapidamente para esta aventura e, quando foi enviado à Espanha, a ele coube suceder um outro piloto que também já estava se tornando famoso na Alemanha: Adolf Galland.
Coube a Mölders assumir o 3./JGr 88 (3º Staffel do Jagdgruppe 88) anteriormente comandado por Galland - e isto ele fez com grande entusiasmo, principalmente após a chegada dos novos BF 109 em 25 de março de 1938. Sua primeira vitória seria alcançada logo na primeira missão a bordo de um destes aviões. No dia seguinte, ele abateria ainda um Curtiss e um Rata.
Promovido a Hauptmann aos 25 anos de idade, Mölders se tornaria o mais bem sucedido piloto alemão na Guerra Civil espanhola, atingindo a marca final de 14 aeronaves abatidas e o tornou um dos "mestres" da aviação de caça alemã.''
Aqui, garimpei na net e salvei no PC...perdi o link... ¬¬
''In 1936, the Germans sent a Luftwaffe force, the Condor Legion, to assist the Falangists in the Spanish Civil War. Mölders volunteered for service, and arrived by sea in Cadiz on 14 April 1938. He was assigned to the 3rd squadron of Jagdgruppe 88 (J 88) commanded by Oberleutnant Adolf Galland. The unit, stationed at the Valencia-Ebro front, was equipped with the Heinkel He 51, but later switched to the Messerschmitt Bf 109 B-2. Mölders assumed command of the squadron on 24 May 1938, when Galland returned to Germany. He claimed his first aerial victory, shooting down a Polikarpov I-15 "Curtiss" near Algar, on 15 July 1938. Over the remaining months of the year, Mölders became the leading ace of the Condor Legion, shooting down fifteen aircraft in Spain: two I-15 "Chato" ("Curtiss" to the Germans), twelve I-16 "Rata" and one Tupolev SB-2 (one "Rata" claimed on 23 September 1938 was not confirmed). The flight paths of four aircraft travelling in an asymmetrical V formation: the leading plane at the tip of the V-shape is plane 1, followed by plane 2 on its left, and plane 3 and 4 on its right. For the entire formation to execute a 90-degree right-hand turn, plane 2 is the first plane to make the turn, rising and passing over the flight paths of planes 1, 3 and 4. The flight path of plane 1 is next to curve right, passing over the flight paths of planes 3 and 4. Then the flight path of plane 3 curves right at a 90° angle, passing over the path of plane 4, which is the last to turn right. Once all four planes have completed the turn, plane 2 is to the right of plane 1, which has plane 3 on its left, followed by plane 4 on the far left of the formation.
In recognition of his exceptional performance as a commander and fighter pilot, Mölders was promoted to Hauptmann (captain) on 18 October 1938, effective as of 1 October 1938. He claimed his 14th and final confirmed aerial victory of the conflict by downing a Polikarpov I-16 "Rata" near Mola on 3 November 1938 and returned to Germany on 5 December 1938. From 6 December 1938 until March 1939, Mölders was a member of the 1st group of Jagdgeschwader 133 (JG 133) and held a staff position with the Inspector of Fighters at the Reichsluftfahrtministerium (Imperial Air Ministry) in Berlin. His task was to devise new fighter pilot tactics. In March 1939 he was given command as Staffelkapitän of 1./JG 133, taking over command from Oberleutnant Hubertus von Bonin. JG 133 was later renamed Jagdgeschwader 53 Pik As (Ace of Spades).
For his achievements in Spain, Mölders was honoured with the Spanish Medalla de la Campaña and Medalla Militar on 4 May 1939 and the German Spanish Cross in Gold with Swords and Diamonds (Spanienkreuz in Gold mit Schwertern und Brillanten) on 6 June 1939. The Condor Legion officially returned to Germany on 6 June 1939 and troops marched through Berlin to the Lustgarten, where the fallen were honoured. A formal state banquet for the most highly decorated soldiers was held in the marble gallery of the Reich Chancellery. Mölders was seated at table 1, with General der Flieger Hugo Sperrle, General Don Antonio Aranda, General Gonzalo Queipo de Llano, Oberst Walter Warlimont, Oberstleutnant von Donat, Leutnant Reinhard Seiler and Oberfeldwebel Ignatz Prestele.''
Nessa imagem, dizem ser o 109 de Molders, mas não está confirmado realmente.
E agora vamos as fotos:
Caixa (não reparem na poeira, rs):
Profile da aeronave que pretendo montar, o 6•79 pilotado por Molders, o famoso Luchs:
Decais, photoetched e as cabines em acetato;
Rodas em resina:
O kit em seu respectivo sprue:
Manual da montagem:
E as cores do kit, de acordo com o plastimodelista Lynn Ritger, que montou este 109 D abaixo, afirma que os esquemas são rlm 63 e rlm 65. Confere ? É isto mesmo ? http://www.hyperscale.com/2007...f109dmolderslr_1.htm
Já iniciei a montagem do kit, irei atualizar com fotos hoje a noite. Estou preparando a pintura interna, no cockpit. Gostaria de saber qual é a cor correta do cockpit ??
Passei 6 meses sem montar nada, estou enferrujado.
Pierre, você possui fotos do seu 109 ?? Gostaria de saber mais a respeito das peças de resina.
Um forte abraço a todos.
Mensagens: 2290 | Localização: Blumenau | Registrado: 08 February 2007
Originalmente publicado por Rafael Barouki: Salve, meus camaradas. Obrigado pelo apoio.
Já iniciei a montagem do kit, irei atualizar com fotos hoje a noite. Estou preparando a pintura interna, no cockpit. Gostaria de saber qual é a cor correta do cockpit ??
Passei 6 meses sem montar nada, estou enferrujado.
Pierre, você possui fotos do seu 109 ?? Gostaria de saber mais a respeito das peças de resina.
Um forte abraço a todos.
Rafael, É RLM 02 a cor do cockpit. Brettas
Mensagens: 4070 | Localização: www.avesdobrasil.com.br | Registrado: 18 January 2008
Originalmente publicado por Rafael Barouki: Interessante. Olha, vendo estas fotos, me parece que esses sets não são de primeira linha, mas a qualidade parece ser satisfatória.
Você vende ou consegue fazer cópias?? Apenas perguntando.
Em breve coloco mais fotos e atualizações do ''Luchs''.
Fala Rafael,
Olha gostei da qualidade dessas peças, mesmo nao sendo 100% completo a nivel dos detalhes da pro gasto é uma excelente base pra chegar num resultado bem legal !
Eu até agora so fiz copias dos sets de resina que eu mesmo fabriquei pro L-39, mas nunca copiei um set de outro fabricante.