Hora de iniciar este GB (meio atrasado), afinal eu fui um dos que votaram no tema O modelo escolhido não podia ser diferente: Bf-109A O modelo é da Classic Airframes, o titulo diz "Argh"frames por brincadeira, pois não sei porque chamam este fabricante assim (ainda não ) O kit:
Comentários: o kit é muito bem acabado, com várias peças em resina, dois assentos, tres hélices, dois capôs, photoetch, baixo relevo. Observei que é um plástico muito liso e brilhante, parecendo até resina, o que pode ser problema para aderencia da tinta. Vou fazer a versão 6-10 do Günter Lustow em 1937. O kit vem com decais para fazer 6 versões!!!!
Abraços, Luft46
Mensagens: 6980 | Localização: Chile..............Não leve a vida tão a sério, afinal você não sairá vivo dela. | Registrado: 02 April 2006
Mensagens: 1149 | Localização: Existem coisas na vida que o dinheiro não compra, como um dinossauro. Engenheiro Beltrão / Maringá, PR. | Registrado: 11 February 2008
Rapaz, eu já montei dois da Classic e foi uma pedreira. O maior problema é o encaixe das peças de resina na fuselagem. Mas, com um pouco de paciência fica um belo modelo. Boa montagem! Abr.
Mensagens: 1451 | Localização: Santa Maria-DF | Registrado: 31 March 2005
Luft, Me parece um bom kit pelos detalhes. Vi ali nos decais que tem um coração verde, por acaso é da aeronave do Hannes Trautloft? Estarei acompanhando. Um abraço, Brettas
Mensagens: 4055 | Localização: www.avesdobrasil.com.br | Registrado: 18 January 2008
retomei o serviço nesta Harpia depois de ter acabado o Opel Maultier no GB Opel.
Brettas, a folha de decais diz que este coração e os númerais 6-1 são "bonus" markings. Se o numeral do Hannes Trautloft era 6-1, então é do avião dele sim. Não veio com esquema de cor para este avião.
Bueno, analisando as peças em resina, são muito bem feitas, uma coisinha ou outra por corrigir, mas nada grave.
A hélice (vem 3 no kit!), correta para a versão do Günter Lustow:
Algumas correções serão necessárias com massa putty (setas vermelhas), coisa pouca:
Pelo menos a parte dianteira da hélice é bem lisa:
Painéis laterais (vem duas versões no kit):
Agora com licença, que está tarde...
Mensagens: 6980 | Localização: Chile..............Não leve a vida tão a sério, afinal você não sairá vivo dela. | Registrado: 02 April 2006
Puxa, com seu trabalho de mestre vai ficar demais.
Helder, eu tenho um cagaço de mexer com resina, é só com a dremel ou serra que dá pra tirar as peças das bases?
Um abraço e sigo acompanhando.
Mensagens: 1149 | Localização: Existem coisas na vida que o dinheiro não compra, como um dinossauro. Engenheiro Beltrão / Maringá, PR. | Registrado: 11 February 2008
Augusto, pelo que pude ver do plástico, é muito bom, só achei liso demais, quase um espelho. Vou ter que lixar um cadiquim para o primmer agarrar.
Pressinate, serra é o segredo deste kit, só na Dremel voce faz cagada. E não pode ser qualquer serra. Logo mais abaixo eu mostro a ideal, e olha que tenho vários tipos de serra.
Creio que o grande segredo deste Classic Airframes é PACIÊNCIA, muita Paciência, pois se voce apurar, estraga as peças. Definitivamente não é um kit para iniciante, mas também não necessita ser um Master of Jedi para montá-lo, tem que ter paciência e FERRAMENTAS corretas. Aliás, se eu pudesse dar um conselho pro pessoal é comprem duas ou tres ferramentas para cada kit comprado.
Olha uma peça que tem que cortar muito pacientemente: o cowling (vem dois tipos no kit):
Nas setas, posições que serão necessárias ajustar, mais um trabalho de PACIÊNCIA:
nesta parte do cowling, por dentro, as vezes tem umas pequenas carepas de resina, que são o suficiente para não possibilitar o encaixe perfeito na fuselagem, mais um lugar que tem que ter PACIÊNCIA para ajustar:
Finalmente, todas as peças de resina separadas dos moldes e canais de injeção. Creio que o banco indicado na seta não é o correto, deverei usar o inferior nesta versão:
E aqui a grande aliada na preparação das peças de resina, esta serra da JLC, que é fina como uma lamina de gilete, daquelas antigas. Tem um corte hiper-super-ultra-fino:
Plastiabraços, Luft46
Vamos tentar, Oswaldo, vamos tentar. Agora um pouco de trabalho no plastico, afinal este kit não é um Tamiya mas também não é um Unicraft:
Aqui uma baita idéia, que todos os fabricantes deveriam adotar, pois deixa o diedro na posição exata:
Aqui vai ser necessário um pouco de ajuste, nada grave, mas não é perfeito:
Um dry fit, como não tem pinos de alinhamento, este tipo de kit é necessário ajustar e usar algum masking ou fita adesiva:
O encaixe da asa superior com a fuselagem é muito bom, vamos ver depois de colado:
Aqui vai dar um cadiquim de trabalho:
Aqui um exemplo de trabalho que exige paciencia para deixar as peças bem apresentáveis:
Finalmente, comecei a colar as peças em resina, o encaixe é perfeito, mas tem que alinhar e fixar com fita. Daí é só aplicar a superbonder com o Luft46 aplicator
Para quem não lembra, apesar de eu ter publicado umas quatro ou cinco vezes, faz-se com agulha e pincel velho:
agora com licença, que tou com soninho....