Como pretendo levar esse modelo ao II Open Superkits, em Curitiba, quero correr com a montagem. Este modelo é homenagem ao pessoal do GPPM, de Maringá, que tão bem me receberam, principalmente ao Cleder, que teve o serviço de procurar imagens da aeronave e tentou deixar o desenho na escala; claro que todo o serviço foi perdido, pois o desenho ficou muito maior do que deveria (seria efeito das [várias ] latinhas de cerveja???) Bom, sem comentar mais nada... Lá vai então. Será, praticamente, todo confeccionado com papel cartão (fuselagem) e cartolina (reforço interno). Montando a fuselagem, comecei fazendo o que muito plastimodelista sabe, juntar as duas metades; resolvi fazer duas peças separas, em vez de uma, porque ficou mais fácil evitar que a fuselagem fique empenada, ou seja, dá mais serviço, mas o resultado é melhor. Na foto de cima das duas metades unidas somente por baixo, usando o reforço de cartolina; na foto inferior, a peça completa; nas bordas estão colados os reforços internos para unir as peças seguintes.
Montando o nariz (à direita) e a cauda (à esquerda). Na foto superior fiz o teto de cada seção; na foto inferior está o que seria a parte inferior da fuselagem; tudo feito com peças únicas e coladas com cola branca usando a "técnica do reforço interno"; nas partes onde é exigido curvas ou dobras, eu picotei o reforço.
Terminando o fechamento da cauda. Aqui foi na tentativa e erro, como sempre; cortei cada peça até que ela ficasse adaptada em cada lugar; depois colava com cola branca. Não dá pra fazer uma peça só, porque ela não vai se adaptar direito. Na foto superior faltando alguns pedaços para serem fechados; na foto inferior, dá pra ver os vários pedaços de cartão que usei para fechar a traseira da fuselagem.
Para continuar a montagem, segue com fiz o nariz; é como foi feita a cauda, cortando peças de cartão, colando-as nos reforços existentes e colando novos reforços. Nos locais onde é preciso uma curvatura, faço diversos picotes nos reforços.
Aqui comecei a montagem das "bochechas" do Chinook. Na foto superior aparece as duas metades coladas somente pela parte de cima; separei a peça em duas metades para facilitar a colagem, já que ela era bem longa. Na foto de baixo, depois da parte superior estar seca, colei a borda inferior. Existe um reforço unindo as duas peças.
Mensagens: 78 | Localização: Pato Branco - PR - Brasil | Registrado: 16 September 2009
Terminando a parte traseira da bochecha; colei primeiro uma peça inferior, adaptada nas peças pré existentes (foto de cima); depois colei uma peça para fechar em cima, também cortada para se adaptar nas peças que já existiam (foto de baixo)
Aqui eu fiz a carenagem do rotor traseiro; na primeira foto uma das laterais cortadas no formato desejado, já com reforços internos colados; na foto do meio as duas laterais coladas entre si, pela parte traseira que é reta; na última foto a peça já com seu formato correto, colando a frente e a parte de cima, usando pedaços de cartão dobrados para ficar como meia cana; dá pra ver também uma emenda na parte de baixo, pois aqui a gente mostra os erros (já que não dá pra esconder, mesmo ) - é que a peça ficou curta e precisou ser aumentada.
A carenagem pronta; no canto superior, na frente, foram colados três pedacinhos de cartão, de maneira a se conseguir um formato arredondado.
Mensagens: 78 | Localização: Pato Branco - PR - Brasil | Registrado: 16 September 2009
Salve, Cleder. Eu pretendo cortar tanto as vigias superiores quanto as inferiores. Só não fiz ainda porque o bico do modelo fica muito "mole". Vou fazer isto só antes da pintura.
Originalmente publicado por adolfocaetanonetto: Salve, Cleder. Eu pretendo cortar tanto as vigias superiores quanto as inferiores. Só não fiz ainda porque o bico do modelo fica muito "mole". Vou fazer isto só antes da pintura.
Eu imaginei isso, mas vai que você tomou uma skol e esqueceu neh? Falando nisso assisti Toma Lá dá Cá e "Dai" não sei pq lembrei de você meu amigo... "Dai"...
Mais um pedaço do Chinook. O início da carenagem do rotor dianteiro, feito numa peça de cartão colada em formato ovalado, e com um corte realizado para dar o tamanho necessário; também dá pra ver o reforço interno.
O nariz sendo concluído; fiz os recortes das janelas e portas e comecei a fechar a parte da frente das "bochechas". Na foto de baixo a carenagem já colada no local; aqui também deu "defeito" e precisei aumentar a peça com uma emenda, em cima.
Terminando o abaulado das bochechas, com vários pedacinhos de cartão, cortados no tamanho. A carenagem também foi concluída; em cima foi colado um pedaço de cartão, por dentro do que tinha antes - a intenção é que ele fique em baixo relevo; na foto inferior colei o "teto", feito com várias camadas de cartão; na parte da frente está recortado o local onde vai encaixado a engrenagem do rotor.