WEBKITS HOME    FORUM WEBKITS    FORUM  Pule para Categorias de Forum  BUILD-GROUPS  Pule para Foruns  E-GROUPS TEMÁTICOS    GB 31 - Bell H-13 Sioux M.A.S.H. - Academy 1/35. Raid 2 - Atualizado 13/11
Página 1 2 
Ir para
Incluir
Busca
Avisar
Útil
Responder

Entrar/Logar 
Brigadeiro Modelista
Foto de Geraldo Ribeiro
publicado
Prezados,
espero aprender bastante com este modelo e com o GB, evoluindo assim um pouco mais no hobby. Tenho também o objetivo de terminar este kit a tempo de participar da VII Convenção do Grupo de Plastimodelismo de BH, que será realizada no final de novembro e tem as guerras da Coreia e do Vietnam como tema principal. Será o meu primeiro helicóptero desde o reinício no plastimodelismo e o meu primeiro trabalho acima da escala 1:72.

Aproveitando as regras do GB e tendo a realidade de montar uma peça a cada eclipse solar, iniciei este kit no final de semana passado, já tendo trabalhado um pouco no cockpit e no motor. Mostro mais tarde. Como ainda sou padawan, devo fazer este kit direto da caixa, sem modificações e sem grandes efeitos de desgaste. Por isto a minha montagem não deverá servir para divulgar técnicas interessantes do modelismo, mas pode servir para quem queira conhecer melhor o kit e montá-lo um dia.

Um pouco de história do helicóptero
O Bell modelo 47 foi um dos mais famosos helicópteros utilitários fabricados até hoje. Foi utilizado com propósitos de observação, treinamento, ambulância e comunicações. Ele foi produzido continuamente entre 1946 a 1973 e, fora dos Estados Unidos, até 1976. Produzido em 20 configurações diferentes, tendo recebido denominações de A até T, o Bell 47 foi usado em mais de 40 países [incluindo o Brasil, segundo a Wikipedia].
O Bell H-13 é a versão militar, desenvolvida do Bell-47, a partir de 1947, o qual recebeu a denominação Sioux. Teve o seu batismo de fogo na Guerra da Coreia em 1951, com funções de observação, reconhecimento e transporte médico (medical evacuation - medevac). Na versão de evacuação médica, ele podia receber duas padiolas, uma de cada lado. Por este trabalho o Bell H-13 recebeu o apelido de Anjo da Misericórdia, por ter realizado em torno de 18.000 remoções de feridos das Nações Unidas durante a guerra. O Bell H-13 também poderia ser armado com duas metralhadoras M37C calibre .30 ou duas M60C 7.62mm . Na guerra do Vietnam, o Sioux execeru papel importante como helicóptero de observação para divisões de cavalaria, infataria e assalto aérero.

Fontes: Manual de instruções da Academy, Wikipedia, Portal Olive-drab

O desenvolviemnento das remoções médicas na guerra da Coreia
No início da guerra da Coreia, o exército americano começou a testar os helicópteros como ambulâncias. No desenrolar do conflito, houve quatro destacamentos de helicópteros do Exército e um esquadrão de evacuação médica aéreo, da Força Aérea, todos equipados com o Bell H-13. As evacuações eram realizadas quando uma ambulância não podia chegar até os feridos. O procedimento previa que o médico local decidia se o paciente necessitava de remoção pelo helicóptero e o comandante do destacamento decidia se o helicóptero poderia alcançar o paciente. Além do H-13 Sioux, outros helicópteros foram utilizados no papel de medevac durante a guerra da Coreia: Sikorsky H-5, Hiller H-23 Raven e Sikorsky H-19 Chickasaw.

Fonte: Portal Olive-drab

As unidades M.A.S.H.
M.A.S.H. = Mobile Army Surgical Hospitals (algo como "hospitais cirúrgicos móveis do exército). Os MASH foram criados no final da segunda guerra mundial e tinham como objetivo levar instalações, cirurgiões e enfermagem para mais próximo dos feridos em combate. Durante a guerra da Coreia estas unidades dispunham de até 200 leitos, cehgando a atender mais de 400 pacientes por dia. Nesta guerra foi necessário ampliar o papel dos M.A.S.H. para atender não só casos cirúrgicos como também casos clínicos graves. Os padrões definiam que uma unidade deveria ser desmontada, carregada nos veículos e pronta para partir para o seu destino em 6 horas. Depois da chegada ao seu destino, a unidade M.A.S.H. deveria estar operacional em 4 horas.

A remoção por helicópteros aliada ao desenvolvimento das unidades M.A.S.H. reduziu consideravelmente a taxa de mortalidade entre os combatentes feridos. Esta taxa foi de 4,5% durante a segunda guerra mundial e caiu para 2,5% na guerra da Coreia.

Fonte: Portal Olive-drab

O kit, finalmente Maneiro !!!!
Trata-se do Academy No. 2194 e tem copyright de 2002. Permite a construção de 3 versões: M.A.S.H do exército americano (a que eu farei), outra para os fuzileiros americanos e mais uma do exército americano; estas duas últimas com metralhadoras (versão "Gunship"). A caixa traz um piloto, mas não pretendeo utilizá-lo a princípio. Não encontrei o tamanho final do kit. Me custou R$ 70,00 há menos de dois meses, na HTC (São Paulo).

Eu gostei da consistência do estireno, nem quebradiço nem "borrachóide". Como eu só havia montado kits na 1:72 até agora, fiquei admirado com o nível de detalhe das peças. São 82 peças (4 não utilizadas) distribuidas em 5 sprues.

Das transparências, o kit traz o canopy em bolha, duas portas opcionais (que não utilizarei) e as duas coberturas das macas para proteger os pacientes.

O manual é bem explicado, trazendo algumas fotos das peças montadas para melhorar o entendimento das instruções. Considero também muito boas os destaques para as especificidades das três versões disponíveis, assim como a lista de cores utilizadas e os esquemas para pintura e aplicação de decais.

E o set de decais. Nas outras vezes em que montei kits da Academy, não tive problemas com os decais.

Foi isto. Amanhã ou depois posto o início da montagem.

Abraços a todos,
Geraldo Ribeiro

Essa mensagem foi editada. Editada por:Geraldo Ribeiro,

Mensagens: 3682 | Localização: Belo Horizonte, MG | Registrado: 19 August 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Marechal I

Foto de Pierre Baudru
publicado Esconder mensagem
Boa montagem Geraldo Captou ???

Abracao.

Na bancada
- GB31 - Helicopteros Militares - AH-1G COBRA - MATCHBOX

Terminados em 2009

Mensagens: 7381 | Localização: ATHUS - BELGICA | Registrado: 01 September 2000Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Marechal I

Foto de Lawrence Henle
Bela escolha sêo Geraldo Ribeiro.

Estes Bells foram os primeiros helicopteros de uso em campo de batalha, com a mais nobre missão de resgatar feridos e mortos.

como não podia deixar passar em branco aqui está uma trilha sonora que ouvi quando criança na frente da T.V M.A.S.H

Deste chopper que escolheste, montei 2 um M.A.S.H e um Gunship ambos da Revell na escala 1/35.

Sucesso aí na montagem.

Att Lawrence Henle

Mensagens: 7502 | Localização: Bad Säckingen "A NECESSIDADE HUMANA É A MÃE DE TODAS AS SOLUÇÕES!!." | Registrado: 15 May 2006Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

General de Divisão Modelista

Foto de oswaldo antonelli
Rapaz, que belo helicóptero! Gostei do que vi nas grades de peças. Muito bem feitas ao que parece. Acompanhando...

Mensagens: 3524 | Localização: são paulo | Registrado: 06 October 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Tenente Coronel Modelista

Foto de Fernando Manfio
Acho mto legal esse helicóptero!
Acompanhando...
Legal !!! Maneiro !!!! Captou ??? Ó pra você.. !!! Tô na boa...!

Mensagens: 1179 | Localização: Assis-SP | Registrado: 27 July 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

1º Sargento Modelista

Foto de Magalhães
Boa montagem, estarei acompanhando e aprendendo.

Abração

Mensagens: 206 | Localização: Brasil | Registrado: 04 December 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

General de Exército Modelista

Helicoptero muito bacana esse.
Boa montagem.
Um abraço,
Brettas

Mensagens: 4063 | Localização: www.avesdobrasil.com.br | Registrado: 18 January 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Marechal I

Foto de Lawrence Henle
Sêo Geraldo;

Vais fazer este Sioux na pintura do 4077Th da série televisiva M*A*S*H?!?

Att lawrence henle

Mensagens: 7502 | Localização: Bad Säckingen "A NECESSIDADE HUMANA É A MÃE DE TODAS AS SOLUÇÕES!!." | Registrado: 15 May 2006Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Major Modelista

Foto de Cleder
Doto Geraldo!

Só a aula sobre o modelo já foi um show! Imagina como será o passo-a-passo dessa montagem!!!

Mensagens: 824 | Localização: Curitiba - PR | Registrado: 29 January 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

I'm addicted to 1/144th

Foto de Lucas
Opa... acompanhando a montagem desse avião de rosca ! Maneiro !!!! Maneiro !!!!

Excelente tópico inicial !

acompanhando....

Lucas
"Voar é a magia que acontece entre a física e o sonho"

Mensagens: 2653 | Localização: Sertãozinho, 21º 08' 33" S / 47º 59' 09" W | Registrado: 21 January 2002Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

General de Brigada Modelista

Foto de Osni Vieira Junior
Muito bacana este kit hein

Vamos acompanhar

Abraços

Mensagens: 2172 | Localização: São Paulo | Registrado: 08 January 2002Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Brigadeiro Modelista
Foto de Geraldo Ribeiro
Agradeço a todos pela visita e pelos comentários. Isto aumenta a minha responsabilidade e espero não decepcioná-los Legal !!!

quote:
Originalmente publicado por Pierre Baudru:
Boa montagem Geraldo Captou ???

Abracao.

Muito obrigado, Pierre! Conto com as suas dicas e críticas!

quote:
Originalmente publicado por Lawrence Henle:
Bela escolha sêo Geraldo Ribeiro.

Estes Bells foram os primeiros helicopteros de uso em campo de batalha, com a mais nobre missão de resgatar feridos e mortos.

como não podia deixar passar em branco aqui está uma trilha sonora que ouvi quando criança na frente da T.V M.A.S.H

Deste chopper que escolheste, montei 2 um M.A.S.H e um Gunship ambos da Revell na escala 1/35.

Sucesso aí na montagem.

Att Lawrence Henle

Lawrence, ótimo que você tenha montado um M.A.S.H. e logo abaixo já vou explorar a sua boa vontade para tirar uma dúvida sobre uma peça específica.
Obrigado e abraços!

quote:
Originalmente publicado por oswaldo antonelli:
Rapaz, que belo helicóptero! Gostei do que vi nas grades de peças. Muito bem feitas ao que parece. Acompanhando...

oswaldo, obrigado por acompanhar!
A qualidade do kit realmente me parece muito boa. O manuseio tem sido tranquilo.

quote:
Originalmente publicado por Fernando Manfio:
Acho mto legal esse helicóptero!
Acompanhando...
Legal !!! Maneiro !!!! Captou ??? Ó pra você.. !!! Tô na boa...!

Obrigado por acompanhar, Fernando!

quote:
Originalmente publicado por Magalhães:
Boa montagem, estarei acompanhando e aprendendo.

Abração

Obrigado, Magalhães.
Eu também me inscrevi no GB para aprender!

quote:
Originalmente publicado por Brettas:
Helicoptero muito bacana esse.
Boa montagem.
Um abraço,
Brettas

Obrigado, Brettas!

quote:
Originalmente publicado por Cleder:
Doto Geraldo!

Só a aula sobre o modelo já foi um show! Imagina como será o passo-a-passo dessa montagem!!!

Obrigado, Cleder!
No passo a passo dá pra me defender bem. Tomara que o resultado final fique bom também Legal !!!

quote:
Originalmente publicado por Lucas:
Opa... acompanhando a montagem desse avião de rosca ! Maneiro !!!! Maneiro !!!!

Excelente tópico inicial !

acompanhando....

Lucas, obrigado por acompanhar e pelos comentários!

quote:
Originalmente publicado por Osni Vieira Junior:
Muito bacana este kit hein

Vamos acompanhar

Abraços

Obrigado por acompanhar, Osni!

Bom pessoal, a seguir, o raid 1...

Forte abraço a todos,
Geraldo Ribeiro

Mensagens: 3682 | Localização: Belo Horizonte, MG | Registrado: 19 August 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Brigadeiro Modelista
Foto de Geraldo Ribeiro
Este é um kit em que a recomendação de pesquisar antes de montar e de estudar as peças e a montagem é essencial. Isto porque a montagem em si não é difícil, mas, sem um planejamento pode-se facilmente colar alguma coisa que deveria ter sido pintada antes e tal.

===================================================
RAID 1 - Preparação do cockpit e do motor principal
===================================================

Por ter percebido que várias peças devem ser pintadas antes de colá-las, sob o "risco" de ter de fazer malabarismo de mascaramentos ou ter de pintar a pincel, decidi me concentrar em dois blocos de peças: o cockpit e o motor principal.

Ao retirar as emendas do sprue do canopy em bolha, tive que lixar para aparar adequadamente. Lixei com lixas com granulação gradativamente maior, chegando à 1.200. Farei depois aquela sequencia de massa de polir e Future para devolver a transparência ao canopy-bolha. Não vou utilizar as portas, também transparências.

Esta peça (a B-23) está indicada como sendo apenas da versão Gunship e fica no assoalho, logo à frente e abaixo do assento do piloto. Acontece que nos desenhos seguintes mostrando a versão M.A.S.H. esta peça aparece. Se eu não colocá-la, terei que emassar o buraco a ela destinado. Como não vi referências específicas disto, estou querendo colá-la, pois a mesma parece um rádio ou uma bateria.

É o meu primeiro pedido de ajuda: alguém sabe que peça é esta e se seria uma heresia muito grande eu colá-la num helicóptero-ambulância? O que me dizem, Herr Lawrence Henle e demais colegas?

Peças lixadas, fiz um dry-fit sem muito compromisso. Como eu havia dito, estou impressionado com os detalhes desta escala e olhei o extintor de incêndio por um bom tempo...muito legal. O dry-fit foi útil para ver que algumas das marcas de injeção ficariam aparentes mesmo depois da colagem dos assentos e devem ser corrigidas (Kombfiller nelas!)

A torre com o painel de instrumentos tem um nível bacana de detalhamento. Não corresponde tão fielmente às fotos que tenho com referências, mas acho que dá para ter um bom resultado. Pretendo pintar de branco antes do preto e ir lixando para fazer aparecer os detalhes dos mostradores.

No painel de instrumentos as peças já estão coladas.

O segundo bloco de peças corresponde ao motor principal. Tem umas peças com canos de escape que serão mandrakes para se montar. Estou pensando em furar estes canos de escape ou utilizar bizel de seringa para dar uma aparência mais real aos escapes. Aqui também gostaria de receber dicas dos colegas. Agradecerei também a ajuda para dicas e macetes de como deixar as peças do motor com cara de metal.

Este foi o Raid 1. Devo pintar estas peças neste final de semana para, em seguida, colar e deixar prontos o cockpit e o motor.

Estou gostando muito deste projeto. O kit é bem prazeroso.

Abração a todos,
Geraldo Ribeiro

Lixador de primeira viagem
Foto de Marcos Costa
Esqueceu de falar que ele foi personagem principal da série cujo final foi recordista absoluto de todos os tempos em audiência.

Tô acompanhando essa libélula!

---

Mensagens: 2039 | Localização: Botucatu - SP | Registrado: 16 February 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Brigadeiro Modelista
Foto de Geraldo Ribeiro
quote:
Originalmente publicado por Marcos Costa:
Esqueceu de falar que ele foi personagem principal da série cujo final foi recordista absoluto de todos os tempos em audiência.

Tô acompanhando essa libélula!

Marcos, é que eu não sou desta época e não assistia à série Maneiro !!!!
Braincadeira...o Lawrence lembrou do seriado lá em cima - sucesso estrondoso de audiência!

Obrigado por acompanhar e um abraço,
Geraldo Ribeiro