Vamos lá ao mais GB, dessa vez vou com um avião de rosca.
O SA330 Puma:
O SA330 Puma foi desenvolvido originalmente pela Sud Aviation (SA) para cumprir uma exigência do exército Francês para um helicóptero qualquer tempo de tamanho médio.
O helicóptero precisa ser capaz de voar em qualquer tempo e operar tanto de dia quanto de noite. Em 1967, o Puma foi selecionado pela Royal Air Force (RAF) e recebeu a designação HC Mk.1.
Em conseqüência desta decisão, o SA 330 foi incluído em um acordo comum da produção entre a Aerospatiale e a Westland do Reino Unido.
O primeiro de dois protótipos do Puma voou em 15 abril 1965. Seis modelos do pré-produção foram construídos , o último voou em 30 julho 1968.
O primeiro Puma de produção voou em setembro 1968. Dois anos mais tarde, em 1970, a Sud Aviation fundiu-se com a Nord e o SÉREB para formar a Aérospatiale, e o helicóptero foi associado com esse nome, embora ainda reteve o " SA" (para o " Sud Aviation").
Em 25 abril 1978, o puma do SA 330J conseguiu a distinção de transformar-se o primeiro helicóptero "estrangeiro" na União Soviética a ser certificada para operações para qualquer tempo, incluindo circunstâncias geladas.
A produção do Puma pela Aérospatiale cessou em 1987, até lá um total de 697 aeronaves haviam sido vendidas.
O Puma foi substituído então por uma versão melhorada, o Super Puma da Eurocopter (AS332)
Aqui um excelente vídeo mostrando do que essa belezinha é capaz:
Grande Lucas! Fazer essa pintura no braço vai ser brabo, hein? Mas nada que um sujeito que sozinho representa 50% do plastimodelismo de Sertãozinho não possa fazer! Grande abraço!
Mensagens: 1455 | Localização: Santa Maria-DF | Registrado: 31 March 2005
Grande Lucas. Vou acompanhar mais esse aqui também. Eu tenho esse modelo também, mas o meu pretendo fazer FAB. Quero ver o que vc vai fazer no interior desse aí para ver se consigo aproveitar alguma idéia para o meu Mi-24.
Abraços, Glehn
Mensagens: 1942 | Localização: Sao Paulo SP | Registrado: 13 January 2004
Cleder, é verdade, eu estava vendo o tópico do Elmenar e pude notar isso, o dele por exemplo que é 1/50, não vem com a escotilha na fuselagem ! e o meu que é 1/144 vem
valeu,
Lucas ---***---***---***---***---***---*** "Voar é a magia que acontece entre a física e o sonho"
Mensagens: 2655 | Localização: Sertãozinho, 21º 08' 33" S / 47º 59' 09" W | Registrado: 21 January 2002
Estava aqui olhando e não gostei do resultado do interior.. o kit já foi pra água pra soltar o papel mais fácil.. vou refazer tudo, com calma, quando a inspiração resolver voltar...
Pessoal, vocês tem esse problema também ?
Percebo que quando está muito calor, eu não tenho a mínima vontade de trabalhar nos kits....
Sou muito mais produtivo no inverno...
Lucas ---***---***---***---***---***---*** "Voar é a magia que acontece entre a física e o sonho"
Mensagens: 2655 | Localização: Sertãozinho, 21º 08' 33" S / 47º 59' 09" W | Registrado: 21 January 2002
Isso acontece comigo também... As vezes os modelos ficam semanas parados esperando a inspiração voltar. Acho que é normal. Eu tinha gostado do interior... Pelo menos nas fotos pareciam ok. Aqui eu achei umas cartelas de comprimido que têm uma textura muito parecida com o teto do Mi-24. Acho que se for fazer o interior do meu vou usar essa cartela. Mas no seu caso, para as laterais, acho que não daria certo. Seria difícil de conformar nas paredes laterais. No caso do Mi-24, as paredes laterais não têm essa textura. Eu pensei em talvez colar algum tecido, tipo uma meia de nylon, que tivesse um padrão bem pequeno.
Abraços, Glehn
Mensagens: 1942 | Localização: Sao Paulo SP | Registrado: 13 January 2004