Sou novo aqui no fórum da Webkits, mas estou achando o conteudo muito bom e informativo. Vou aproveitar para postar aqui imagens do meu novo projeto, um F-16C Block 50 na escala 1/48 da Tamiya, nas cores do 22º Esquadrão de Caça da Força Aérea dos Estados Unidos durante a Operação Iraqi Freedom.
Isto é o que estarei usando:
Iniciei este modelo no fim de semana do carnaval após o F-15E Strike Eagle da Revell alemã que eu estava colocando os adesivos ter caído no chão por um descuido besta da minha parte. Ele quebrou em dois e embora o dano seja reparável com muito trabalho, fiquei desanimado para fazê-lo por hora e resolvi guardá-lo para depois.
Mas vamos deixar o F-15 pra lá e partir pro F-16. Queria fazer só alguns esclarecimentos antes. Algumas fotos possuem legendas em inglês, pois estou postando essas mesmas fotos no ARC Forums e que aliás é um fórum de discussão altamente recomendável (ele está fora do ar no momento por problemas técnicos e só dev voltar dentro de alguns dias). Onde vocês lerem "FUTURE" entenda se "BRAVO FLASH", que é o nome pelo qual a cera acrílica incolor Future é vendido aqui no Brasil.
Iniciei minha montagem pela entrada de ar da turbina:
Apliquei "MR White Putty" nas junções e após tê-las lixado gradativamente com lixas d'água Nr 320, 400, 600 e 1200, fiz uma coisa que vi o modelista inglês Phil Flory, da ProModellers.com, que foi dar um banho de Bravo Flash para ajudar a corrigir quaisquer pequenos riscos da superfície do plástico:
Depois que eu terminar de fazer o alojamento das rodas do trêm de pouso principal e for partir para a pintura da tomada de ar é que vamos ver como ficou.
Meu próximo passo será a montagem da saída da turbina.
Mensagens: 575 | Localização: Rio de Janeiro-RJ | Registrado: 27 February 2009
Prosseguindo na montagem passei para a saída da turbina.
As peças de photo-etched da Eduard realmente dão um realce a mais para a peça original e fiquei muito satisfeito com o resultado:
O próximo passo foi a pintura, que eu iniciei com esmalte sintético preto seguido da aplicação de Bravo Flash, visto que eu ia aplicar lacas metálicas e estas tintas atacam outras que estejam por baixo, inclusive podendo atacar o plástico.
Essa mensagem foi editada. Editada por:Gustavo Rocha,
Agora a pintura das partes metálicas. Usei 3 cores diferentes conforme descrito nas fotos:
Esperei secar por umas 12 horas mais ou menos antes de aplicar Bravo Flash novamente. As tintas metálicas da Model Master são frágeis ao toque e ao mascaramento, por isso sendo necessário a cera.
Agora vem a parte mais trabalhosa: fazer o mascaramento da área sombreada das pétalas (me desculpem mas não sei os nomes corretos em português). Para isso usei fitas de mascaramento da Tamiya e da 3M:
Resultado final pronto para a pintura:
Olhando fotos de referência podemos observar que estas áreas que permanecem pretas tem um lado "esfumaçado" digamos assim e isso é recriado levantando ligeiramente as máscaras com a ponta de um estilete ou bisturi e pintando contra estas áreas levantadas:
Antes de aplicar o esmalte preto, apliquei ALCLAD II Azul Transparente para simular metal aquecido:
Percebi que o preto ficou escuro demais e fiz uma mistura com cinza escuro e pintei novamente. Eis o resultado final após a retirada das máscaras:
Espero que tenham gostado até agora! Meu próximo passo será aplicar Bravo Flash novamente para proteger o cinza e mascarar a parte externa em preparação para a pintura das placas de cerâmica.
Hoje aqui no Rio de Janeiro fez quase 40º e agora a noite ainda está um calor tremendo, o que confesso não está me encorajando muito para ir pintar!
Assim que eu tiver novas fotos as colocarei aqui.
Abraços,
Gustavo.
Bem vindo a wk Gustavo. Escolheu um excelente kit para estrear.E quanto ao acidente do f-15,não desanima não que já aconteceu algo identico comigo,num f-15c da italeri 1/48 que quebrou igualzinho ao seu,só de olhar a foto tenho calafrios...Deixei o meu 6 meses parado depois do ocorrido,mas o terminei e hoje o bixão tá aqui.O mais legal é lembrar do ocorrido toda vez que olho para ele abrs
Mensagens: 1183 | Localização: Fortaleza-CE-BR | Registrado: 10 January 2005
Agora para a parte final. Usei giz pastel para complementar o envelhecimento da turbina e gostei muito do resultado. Com isso eu terminei a pintura destas partes e agora só falta colar. No entanto, a saída da turbina só será colada na hora de encaixá-la na fuselagem.
Daqui a pouco vou colar estas peças e guardá-las e também vou fazer a pintura das placas cerâmicas da saída da turbina.
Um abraço a todos e até a próxima!
Gustavo.
Parabéns pela montagem até agora, está show! Só uma dúvida: você falou que está utilizando a cera "Bravo Flash" e que este é o nome pelo qual a cera Future é vendida aqui no Brasil. Esta cera realmente é idêntica a Future, tem as mesmas propriedades, ou é uma cera similar, semelhante a Brilho Fácil?
Abraços,
Lenon
Mensagens: 15 | Localização: Canoas | Registrado: 14 January 2008
Primeiramente queria agradecer a todos pelos comentários e qualquer crítica sempre será bem vinda!! Mais tarde deverei postar novas fotos aqui, mas confesso que trabalhei pouco no modelo nos últimos dias!!
quote:
Originalmente publicado por Lenon: Olá Gustavo!
Parabéns pela montagem até agora, está show! Só uma dúvida: você falou que está utilizando a cera "Bravo Flash" e que este é o nome pelo qual a cera Future é vendida aqui no Brasil. Esta cera realmente é idêntica a Future, tem as mesmas propriedades, ou é uma cera similar, semelhante a Brilho Fácil?
Abraços,
Lenon
Oi Lenon! Sim, o Bravo Flash é do mesmo fabricante e possui as mesmas propriedades do Future. Mandei um e-mail para o Luiz Delazari dando maiores explicações e dicas sobre o produto e se quiser posso mandá-lo pra você também, mas de antemão percebi que existem algumas diferenças entre os tipos de "Bravo".
Estou usando um frasco de Bravo Flash de 2003, que já está vencido, mas ainda está bom de usar. Tenho ainda um Bravo Flash que possui "Ação Antiderrapante" e confesso que fiquei com dúvidas sobre suas propriedades serem as mesmas do Bravo Flash normal. Fiz um único teste com ele, ao colocá-lo no canopy do meu F-15E, mas depois de seco tive a impressão que ele ficou com um aspecto meio ondulado, semelhante a casca de laranja muito sutil. Não fiz outros testes e por via das dúvidas ainda não o usei.
Mesma coisa com o Bravo Classic. Também tenho um frasco desses e fiz um teste ante-ontem numa peça em que eu fazia teste de cores pintada com branco e marfim. Após a aplicação e secagem, percebi que o Bravo Classic deixou algumas manchas amarronzadas nos locais onde ele acumulou e isso não pode acontecer. Novamente, não fiz outros testes e também não o usei para evitar mal maior.
Pra terminar, não sei se ainda é vendido o Bravo Flash normal, sem a ação antiderrapante. Cabe uma pesquisa.
Espero ter ajudado!!
Abraços,
Gustavo.