WEBKITS HOME    FORUM WEBKITS    FORUM  Pule para Categorias de Forum  BUILD-GROUPS  Pule para Foruns  E-GROUP NAVAL    GB3 - IJN Mogami (1944) - Tamiya 1/700
Página 1 2 3 4 
Ir para
Incluir
Busca
Avisar
Útil
Responder

Entrar/Logar 

General de Brigada Modelista

Foto de Rafael Barouki
publicado
Olá, camaradas, tudo bem ??? Maneiro !!!!

Primeira vez que participo de um GB Naval. A empolgação é grande, não estou acostumado com navios, faz um bom tempo que eu não monto (em torno de 3 anos). Sem falar que a concorrência é braba (vide o Inca ve...digo, Paulors, Staffa e o Pederoda).

Sem mais delongas, vamos ao kit.

O kit é Tamiya, e eu não entendo muita coisa, só sei que é bem injetado, sem rebarbas, com muitas peças, e veio junto o Vessel Ordnance Set, com peças extras para complementar o kit. Sem falar que estou encomendando alguns sets em PE para dar uma melhorada no kit. Hihihihihi Maneiro !!!!

Vamos a história

The Mogami class (最上型 ?) were a class of four heavy cruisers built for the Imperial Japanese Navy (IJN) in the mid-1930s. All four fought in World War II, and were sunk.
Design

For the 1931 Fleet Replenishment Program, believing themselves understrength in cruisers, the IJN chose to build to the maximum allowed by the Washington Naval Treaty. This resulted in the choice of 155 mm guns in five triple turrets (a first for Japan) in the Mogamis, also capable of 55° elevation, making Mogamis one of the very few classes of Cruiser to have a Dual Purpose (DP) main battery; this was coupled with very heavy anti-aircraft protection, as well as the standard reloadable, turreted torpedo tubes, also unique to the IJN.

To save weight, electric welding was used, as was aluminium in the superstructure. Aiming to meet the weight limits compelled them to fit only ten boilers (compared to twelve in the previous Takao and Myoko classes), trunked into a single funnel stack (which also saved tophamper). The new impulse geared turbines added 22,000 shp over Atago, increasing the top speed by 1.5 knots (2.8 km/h). Protection, however, was not stinted on; the class proved able to take substantial punishment.

The designers, however, had overreached; excessive topweight led to instability, and gunnery trials revealed cracking hull welds. Hull bulges were retrofitted to Mogami and Mikuma, and added to Kumano and Suzuya, increasing beam to 19.2 m (63 ft) and displacement to 11,200 tons, cutting speed by 2 kt (3.7 km/h).

Beginning in 1939, the class was brought in for substantial reconstruction, replacing the triple 155 mm turrets with twin 203 mm (8-inch) guns, turning over the 155 mm turrets for the battleship Yamato. Indeed, the designers had designed the class in mind so that the 6-inch guns could be switched with 8-inch batteries, in effect making them heavy cruisers and skirting the London Naval Treaty. Torpedo bulges were also added; in all, displacement rose to over 13000 tons, and speed dropped to 34.5 kt (63.8 km/h).

War Service

In June 1942, all four took part in the Battle of Midway, where Mogami and Mikuma collided trying to avoid a submarine attack; Mikuma was finished off on 6 June 1942 by aircraft from USS Enterprise and Hornet. The heavily damaged Mogami limped home and spent ten months in yard, during which her afterparts were completely rebuilt, and "X" and "Y" turrets were replaced by a flight deck (with the intention to operate 11 aircraft).

In October 1944, the survivors were reunited at the Battle of Leyte Gulf. Mogami, heavily damaged by a collision with Nachi, cruiser gunfire and aerial attack was scuttled by Akebono, while Kumano stumbled into Manila harbor on one boiler, to be put out of her misery by Halsey's aviators on 25 November 1944; they mauled Suzuya the same day, and she was scuttled by Okinami on 27 November.

Criticism

This class is seen by naval architects as trying to fit a quart into a pint pot. The IJN's Naval staff insisted that each new class be superior to anything else in its category, this placed an enormous burden on Japanese naval constructors and the difficulties with these ships have to be seen in this light.

The initial construction was extremely light in order to comply with the naval treaties and had to be remedied. When the Royal Navy's Director of Naval Construction (DNC) was told about these ships by British Naval Intelligence quoting the public displacement figure he replied that the capabilities quoted could not be achieved on this displacement and that "they must be building their ships out of cardboard or lying".

Though the placement of Turret #3 improved its firing arc, and though the class had the stability problems fixed (the preceding Takao-class cruisers were considered too top-heavy), the Mogamis are generally not considered an improvement over the Takaos[1]. Nonetheless, the follow-up Tone-class retained many aspects of the Mogami-class design. However, the Tones were intended for a different purpose with all of their main armament forward, so their stern could accommodate extra floatplanes.

Ships

Type: Heavy cruiser
Displacement: 8,500 long tons (8,600 t) full load, as designed
Length: 201.6 m (661 ft 5 in)
Beam: 20.6 m (67 ft 7 in) (Mogami class)
20.2 m (66 ft 3 in) (Suzuya class)
Draft: 5.5 m (18 ft 1 in)
Propulsion: Four-shaft impulse single geared turbines
10 Kampon boilers (Mogami class)
8 Kampon boilers (Suzuya class)
152,000 shp
Speed: 37 knots (43 mph; 69 km/h)
Range: 8,000 nmi (15,000 km) at 14 kn (16 mph; 26 km/h)
Complement: 850
Armament:

(initial)
• 15 × 155 mm (6.1 in)/60-cal DP guns (5×3)
• 8 × 127 mm (5.0 in)/40-cal DP guns (4×2)
• 4 × 40 mm AA guns
• 12 × 610 mm (24 in) torpedo tubes (4×3)
Armor: Belt: 100 mm (3.9 in)
Deck: 35 mm (1.4 in)
Turrets: 25 mm (0.98 in)
Magazines: 127 mm (5.0 in)
Aircraft carried: 3 × Aichi E16A reconnaissance floatplanes

IJN Mogami em setembro de 1935

Aqui, uma foto dele, em 1944

Vista de cima:

Desenho esquemático e de identificação, feito pela inteligência americana, em 1942. É...os americanos conheciam bem os japas...

Torre de 20 cm. O Mogami teve diversas mudanças estruturais, uma delas, a famosa pista de hidroaviões e a remoção das torres traseiras, mas além disso, houve mudança de armamentos, inclusive os canhões, que eram em 3 canos, passaram a ser duplos.

Como eram os canhões antes de serem modificados.

Ponte de comando da classe Mogami.

Pista do Mogami, em Julho de 1943. Podemos ver os hidroaviões que o Mogami transportava: Mitsubishi F1M Type 0 ''Pete'' e o Aichi E13A Jake

Mogami, em 1935. Bela foto, não ?

Beeeeem, aqui vão as fotos do kit. Eu só tenho 3 navios da Tamiya, série waterline. Tenho o IJN Mogami, o IJN Yahagi e o USS Hornet. Maneiro !!!!

Os dois ''samurais''.

Vamos começar pelo Mogami. E se der tempo, se Deus quiser, monto também o Yahagi.

O kit na caixa.

Casco, peso, parte inferior e pista.

Manual

As peças em suas respectivas árvores. Aqui, o sprue com armamentos, torre de comando, chaminé e etc..., comum nos 4 kits da Tamiya, dos navios da classe Mogami (Mogami, Mikuma, Suzuya e Kumano).

O sprue extra, que vem no kit do Mogami. Ah, e o peso ao lado.

Aqui, o Vessel Ordnance Set, que vem nos kits. Para dar mais complemento. Alguem me ajuda? Não consegui identificar se é o Heavy ou o Light.

E aqui, uma montagem a seco, testando os encaixes da pista e do casco.

E esta foto, para termos uma noção do seu tamanho. Maneiro !!!!

Bom, é isso aí. Vou começar a mexer nele em breve. Já encomendei com um amigo meu uns sets para dar uma melhorada nesse samurai. Legal !!!
Eu espero que consiga fazer tudo, que eu consiga fazer um kit exemplar. Pois, como gosto muito, minha intenção é fazer um Mogami, que...digamos...que eu possa levar numa exposição sem pagar mico... hehheehehe Maneiro !!!!
Banzai a todos. E motor a todo vapor...

Mata joudo.

Essa mensagem foi editada. Editada por:Rafael Barouki,

Mensagens: 2260 | Localização: Blumenau | Registrado: 08 February 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

General de Divisão Modelista

Foto de oswaldo antonelli
publicado Esconder mensagem
Tenho um desses. Vou acompanhar o teu pra tomar coragem de fazer o meu.

Mensagens: 3473 | Localização: são paulo | Registrado: 06 October 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Marechal I

Foto de paulors
quote:
Sem falar que a concorrência é braba (vide o Inca ve...digo, Paulors, Staffa e o Pederoda).

Que nada - aqui todos aprendem e ensinam. O negócio é praticar para afiar os dentes (e a vista!).

Mensagens: 9445 | Localização: Rio de Janeiro, RJ | Registrado: 22 July 2000Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Capitão Modelista

Foto de pederoda
Rafael, esse cruzador é porreta de bão e pago um pau pra ele.
Montei ele a alguns anos na versão antes e pós conversão.
Mais tarde vou colocar aqui 3 fotos raríssimas dele convertido em 1944 Maneiro !!!!
Descobri recentemente que a própria tamiya relançou o em um novo molde na 1/700. Não resisti e acabei comprando um.

Mensagens: 755 | Localização: São Paulo | Registrado: 05 September 2004Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Foto de Rafael Barouki
Salve Oswaldo, tudo bem ? Opa, também tem um Mogami?? Que vendeeer?? Maneiro !!!!
Vou fazer o possível nesse kit, estou com boas expectativas. E gostei muito do seu Shinano, vai ser uma bela frota a nossa... Legal !!!

Awika !! Obrigado Paulo, aqui, a gente ensina e aprende, com certeza. Um abraço.
Ps: afiar a vista?? Oras, compre uma lupa... Maneiro !!!!

Pederoda, você tambem curte esse navio ?? Eu não sei por que, mas ultimamente, tudo que é avião japones ou navio japones da 2ª guerra, tem me chamado a atenção. Eu sou viciado nos cruzadores principalmente. Classe Aoba, Furutaka, Chokai, Yahagi, Chikuma, e por aí vai...
É um vício sem fim... Ó pra você.. !!!

Estarei esperando as fotos, estou ansioso por elas.

Ah...e Pederoda, coloca fotos do seu Mogami, para ''nois'' ver... Maneiro !!!!
Não tem problema, eu também não resisto e sempre compro algo...é um pecado, nós, pobres modelistas...termos que aguentar essas maravilhas... aí não tem jeito...coloca a mão no bolso e leva o danado. Legal !!!

Obrigado pelos comentários. Vou ver se ainda tiro fotos dele hoje (tó atrasado). Que saco !!!!

Mensagens: 2260 | Localização: Blumenau | Registrado: 08 February 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

General de Divisão Modelista

Foto de oswaldo antonelli
Grande Rafael! Tô tentando tomar coragem pra começar o Shinano. O Mogami é projeto futuro (pra dizer a verdade até o Shinano iria ser pra bem depois, só veio agora por causa do GB).

As informações que você postou sobre o navio são muito interessantes.

Mensagens: 3473 | Localização: são paulo | Registrado: 06 October 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Foto de Lucianocf
Rafael,

Tenho um desses, molde novo da Tamiya, e também o Kumano e o Suzuya. Muito bons, apesar dos dois últimos serem moldes mais antigos.

O detalhes das torres. Originalmente, para burlar as limitações impostas pelo Tratado Naval de Washington, de 1922, que estabeleceu tonelagens e armamentos para as diversas classes de navios, os japoneses projetaram essa classe de cruzadores - composta pelo Mogami, Mikuma, Kumano e Suzuya - equipada com canhões de 6 polegadas/155 mm, daí as torres com canhões triplos.

Dessa forma, eles obedeceriam às limitações do Tratado, que estabeleceu que os cruzadores seriam classificados em dois tipos a partir dessa data: pesados, portando canhões de 8 pol/203 mm, com deslocamento não superior a 10.000 ton; e leves, que teriam canhões de 6 pol/155mm, com deslocamento em torno de 6.500/8.000 ton.

Burlando as informações sobre o deslocamento total, com o uso dos canhões menores, e utilizando solda elétrica (mais leve na construção, mas que causou sérios problemas estruturais posteriormente), os japoneses foram capazes de incorporar navios dentro dos limites impostos de tonelagem disponível para cada pais e cada classe de navio, e que mais tarde - cerca de três/quatro anos depois do lançamento, findo o prazo de validade do Tratado - foram recolhidos aos estaleiros e convertidos em cruzadores pesados, pela adição das novas torres duplas de 8 pol/203 mm. Ó pra você.. !!! Captou ???

O mesmo que eles fizeram com as classes de navios auxiliares, tênderes de submarinos e hidroaviões, que se transformaram nos irmãos Shoho e Zuiho, no Ryuho, e os porta-hidroaviões Chitose e Chiyoda. Espertinhos eles!!! Captou ??? Ó pra você.. !!! Maneiro !!!!

Minha idéia é, um dia Hum... sei....!!! Hum... sei....!!! Captou ???, colocar lado a lado os três irmãos, com todas as modificações - Kumano (leve, 15 canhões de 155mm), Suzuya (pesado, 10 canhões de 203mm) e Mogami (híbrido cruzador pesado (6 canhões de 8 pol)/porta-hidroaviões.

Abraços e boa sorte na montagem!
Luciano

Mensagens: 2329 | Localização: Goiânia - Goiás - Brasil | Registrado: 15 August 2003Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Moderador
Embarcações

Foto de Staffa
quote:
Sem falar que a concorrência é braba

Menos, Rafael, menos Legal !!! Embora tenha muito tempo de estrada, não estou com essa bola toda, não Maneiro !!!!

Bela escolha você fez. Vou acompanhar de perto, pois tenho um na caixa e adoro essa classe de cruzadores.

Mensagens: 9225 | Localização: Recife - Pernambuco http://www.geocities.com/velhominas/ http://blogdostaffa.blogspot.com/ http://staffa.nafoto.net | Registrado: 25 May 2005Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Foto de Rafael Barouki
Salve Oswaldo. Que bom que gostou das informações.

Bom, como eu havia dito...aí vão as fotos do kit na caixa... Maneiro !!!!
Tava atrasado já

Ih Staffa. Sei lá né, o pessoal aqui sabe montar muito bem. É uma chance de aprender alguns truques. Captou ???
Eu também adoro essa classe de cruzadores. Meu favorito é o Kumano. Um dia acho ele para montar.

Poooxa, obrigado pela ajuda Luciano, obrigado mesmo. Interessante essas informações. Os japoneses meio que violaram o tratado. Putz...
Mas até que eles foram espertos. Legal !!!
Sobre a sua idéia dos três irmãos, nada mal mesmo.
Aliás, tá faltando o Mikuma. Maneiro !!!!
Eram 4 navios ao todo. Você pode me dizer como que você faz para colocar os fios do navios?

Banzaaai...

Já mandei encomendar os PE...agora temos que esperar chegar... Ta loco sô !!!!

Marechal I

Foto de paulors
quote:
Aqui, o Vessel Ordnance Set, que vem nos kits. Para dar mais complemento. Alguem me ajuda? Não consegui identificar se é o Heavy ou o Light.

Rafael,

É o Heavy.

Mensagens: 9445 | Localização: Rio de Janeiro, RJ | Registrado: 22 July 2000Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Capitão Modelista

Foto de pederoda
Gente,

Aqui vão algumas informações adicionais:

A foto abaixo é do Mogami em 1944, pouco antes da Batalha do mar das Filipinas. Ao fundo estão o Taiho, Shokaku e Junyo.

Na foto abaixo do Yamato em Brunei, pouco antes de Leyte, reparei que há um cruzador com deck na popa ao lado dele. Acho que é o Mogami. A foto é original, mas a colorida ele é mais nítida:

A foto abaixo é da mesma situação acima, só que de outro ângulo. Reparem que mais adiante estão o Fuso e Yamashiro. Se não me engano, a foto foi tirada 4 dias antes de Surigao.

A foto abaixo foi tirada de um dos aviões do Enterprise, enquanto atacavam o Fuso e o Mogami em Surigao:

Mensagens: 755 | Localização: São Paulo | Registrado: 05 September 2004Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Foto de Lucianocf
quote:
Poooxa, obrigado pela ajuda Luciano, obrigado mesmo.

Não há de que. Sabia que gostaria.

quote:
Interessante essas informações. Os japoneses meio que violaram o tratado. Putz...

Completamente! Hum... sei....!!! Captou ???

quote:
Mas até que eles foram espertos. Legal !!!

Muito espertos, Rafael, muito espertos. E também fizeram isso com seus navios tênderes, tanto de hidroaviões quanto de submarinos, além dos porta-hidroaviões, no caso o Chitose e o Chiyoda. Foi o chamado "Shadow Program" (fico devendo a tradução mais correta agora)

quote:
Sobre a sua idéia dos três irmãos, nada mal mesmo. Aliás, tá faltando o Mikuma. Maneiro !!!!

Também pensei assim quando tive oportunidade de adquirir todos. No caso do Mikuma, nunca soube de um kit injetado (ao menos, não da Tamiya). Mas acredito eu que, para reproduzí-lo à época de seu afundamento na Batalha de Midway, basta usar o kit do Kumano, substituindo as torres triplas de 155mm pelas duplas de 203mm. Os demais detalhes, especialmente a antiaérea de 25mm, não deveriam diferir dos demais.

quote:
Eram 4 navios ao todo. Você pode me dizer como que você faz para colocar os fios do navios?

Acho que nossos amigos mais experientes poderão lhe ajudar muito melhor neste quesito. Captou ??? Legal !!!

ABs,
Luciano

Mensagens: 2329 | Localização: Goiânia - Goiás - Brasil | Registrado: 15 August 2003Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Foto de Rafael Barouki
Paulors, obrigado pela informação. Maneiro !!!!

Pederoda...rapaiz...que fotos... aonde cê acho isso tudo ??? Ta loco sô !!!! Ta loco sô !!!!

Caraca, o episódio do Fuso e do Yamashiro, na batalha do Estreito de Surigao, nos faz pensar o quão obsoletos eram essas duas belonaves. Uma pena... e se não me engano, foi a última batalha entre encouraçados. E porr@...o Mogami bateu de novo, nesse combate. Já não bastasse aquela manobra em Midway, após o destroyer USS Tambor disparar alguns torpedos, o Kumano avistou os torpedos e executou manobra de desvio e os navios da classe Mogami foram alarmados e receberam ordens de virar 45º a estibordo, para desviar dos torpedos. O Kumano virou 45º, em seguida, o Suzuya virou 45º, seguindo o procedimento, e então o Mikuma cometeu o erro trágico de virar 90º, e logo depois, Mogami, que tinha virado corretamente 45º, acabaram colidindo entre si...

Caro Luciano, me diz uma coisa. Você tem algum navio favorito??
Meu sonho de consumo é o Kumano e o Hyuga... Maneiro !!!! Maneiro !!!! Maneiro !!!!
Como você instala os PE (amuradas e escadas) ??
Abraços e em breve tem novidades.

Mata joudo.

2º Tenente Modelista

Foto de luiz monteiro
E aí, Rafael? Tô gostando de ver o entusiasmo, seu e da turma. Muito boa sua introdução. Vamos em frente, que eu estou acompanhando.

Mensagens: 409 | Registrado: 26 April 2006Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Foto de Lucianocf
quote:
Originalmente publicado por Rafael Barouki:

Caro Luciano, me diz uma coisa. Você tem algum navio favorito??
Meu sonho de consumo é o Kumano e o Hyuga... Maneiro !!!! Maneiro !!!! Maneiro !!!!
Como você instala os PE (amuradas e escadas) ??
Abraços e em breve tem novidades.

Mata joudo.

Rafael, se falarmos em tipo ou classe, porta-aviões. Não há outro que me chame mais a atenção (tanto que minha coleção, na 1/700, é nucleada em torno deles, apesar de vários cruzadores e destroiéres em carga), o que é lógico, pois a aviação sempre foi minha paixão primeira!

Quanto a algum navio específico, claro que é porta-aviões. No caso, são dois: o USS Enterprise e o IJN Hiryu.

Eu prefiro instalar antes da pintura; mas, acompanhando o GB do Ark Royal do Paulors, vou esperimentar a pintura antecipada. Mas há que se ter muito cuidado, neste caso, com a colagem, pois senão o "retoqueamento" pode acabar numa tremenda sujeira/bagunça!

Agora, minha dúvida: o que é "Mata Joudo"???

Abs,
Luciano