|
| | |
Ir para 
|
Incluir 
|
Busca 
|
Avisar 
|
|
Responder 
|
|
Adm 
|
Nova PM! 
|
2º Tenente Modelista

|
Olá, Alex Takeo!
Pelo menos duas experiências temos em comum: o mar de gesso e a tinta a óleo.
Com o mar de gesso não me dei bem, pois fui tentando, pintando, não gostando e aí colocando mais gesso, pintando (PVA/latex) não gostando . . . e o ciclo se repetindo. No final, ficou muito grosso (creio que uns 15 mm.) e aí veio o auge da coisa, quando a peça começou a rachar e destacar-se em pedaços. Joguei tudo fora e não tenho nenhum registro do cataclisma.
Com relação à tinta a óleo, tive o mesmo tipo de problema, porém em algumas peças experimentais, com as quais comecei a me preocupar depois de uns três meses, sem secar! Mas a resolução da questão foi fácil, quando me informaram que era necessário usar o secante à base de cobalto. Foi tiro e queda (mas mesmo assim não me aventuro muito com este tipo de tinta).
Com relação à técnica do silicone, creio que vale o seu entendimento de "treinar" antes em outro modelo. Como pode ser visto eu mesmo fiz uma experiência com o caça-submarino da IJN (1/700 TAMIYA), usando uma base pequena.
Porém, posso garantir que não há mistério, sem querer desmerecer as técnicas utilizadas por alguns outros colegas que, apesar de mais elaboradas, apresentam resultados muito satisfatórios.
Apenas para registrar, quero consignar que o endereço eletrônico acima informado era de meu conhecimento prévio, porém o tinha perdido, tendo sido resgatado para mim pelo colega PIGMEU, a quem apresento meu reconhecimento e o crédito devido.
Alex Takeo, se possível, mostre-nos sua própria tentativa, para que os demais possam opinar (pode até ser aqui, se voce preferir).
Com relação às figuras, as que mostrei são específicas da IJN (também há da US NAVY) e tem em torno de 3,5 mm. (1/700). Considerando-se que em aviação monto 1/32", por causa do tamanho, não sei muito bem como vou fazer, para não dizer que não tenho a menor noção de como aplicar algo tão minúsculo.
Saudações.
|
| |
|
3º Sargento Modelista

|
Luiz, estou aguardando ansiosamente para ver o resultado desse seu trabalho, gostei muito da idéia, achei bastante original. Agradeço os créditos de ter achado o site, mas não me lembro se vi alguma indicação de algum colega, ou se achei por acaso  Não sei se você viu o resultado, aqui esta o link para o HMS Oribi em que usei essa técnica. E estou preparando um pequeno tutorial sobre ela, pois até onde eu saiba não há nada do tipo em portugues. Manda brasa no Taiho, estarei acompanhando. Grande abraço
|
| |
| Mensagens: 88 | Localização: Curitiba-PR | Registrado: 27 October 2008 |    |
|
2º Tenente Modelista

|
Olá, Pigmeu!
Já fui lá olhar o HMS Oribi, e deixei minhas impressões. Você poderia ter aproveitado a oportunidade e integrado este GB, realizando aqui a montagem. De qualquer forma, fica o convite (embora não seja eu o coordenador), pois creio que ainda há tempo suficiente.
A minha montagem está meio devagar, por falta de tempo (problema da maioria de nós) e porque estou realizando algumas outras pesquisas paralelas, como por exemplo, frezar as laterais da base (tenho uma tupia xing ling de R$ 50,00 e a ferramenta, porém não domino a técnica); fazer uma vitrina em acrílico, para cobrir o conjunto (R$ 50,00 uma folha de 1,00 x 1,90 ms.), encaixando em rasgo a ser feito na madeira (para isso procuro uma fresa reta, de 3 mm. e custo de R$ 12,00), bem como ainda procuro PE para os aviões.
Portanto, vai devagar, mas vai! Aliás, o prazo deste GB foi uma das razões do meu ingresso, pois as coisas podem ser feitas com calma e na medida em que há disponibilidade financeira.
É isso aí!
|
| |
|
2º Tenente Modelista

|
Apresento minhas desculpas pela inatividade, mas o fato é que estou com sérios problemas particulares. Entretanto, procurarei respeitar o prazo combinado.
Saudações.
|
| |
|
2º Tenente Modelista

|
Com grande atraso, vamos começar! Apenas para fins de organização, dividi a montagem em três partes distintas: 1) - a base 2) - o Taiho 3) - os aviões Iniciei pela base, que pretendia fosse coberta por "vitrine" de acrílico, encaixada em rebaixo feito. A base, bruta, consistindo em compensado de 18 mm., medindo 44 cm x 35 cm (estas são as medidas originais do retalho comprado): A tupia usada, muito simples, de origem chinesa: A fresa usada, para "rasgar" o rebaixo: O resultado, sem acabamento: Aí, resolvi inventar, e fazer um acabamento nas laterais, usando esta fresa:
|
| |
|
2º Tenente Modelista

|
Porém, enquanto passava a fresa, o rolamento da ferramenta quebrou, e eu não percebi: O resultado, é claro, resultou em algo inaproveitável. A linha escura destaca o provável local aonde se deu a quebra do rolamento: Considerando-se que não há mais tempo hábil para nada, o que inclui a substituição da ferramenta, uma vez que falta pouco mais de uma semana para o término do GB, parti para a substituição da base, usando compensado de 18 mm., medindo 40 cm x 39 cm (tamanho do retalho adquirido). Pretendo fazer algo mais simples, com margem de 1" (largura da fita crepe), pintada, para demarcar o mar de silicone. Com relação ao kit, foi iniciada a montagem pelos seis canhões AA de 100 mm.(3.9"/65): www.combinedfleet.com Plataforma de popa, com metralhadoras AA 25 mm/60 x 3 www.combinedfleet.com montagem do conjunto
|
| |
|
2º Tenente Modelista

|
Montagem da chaminé: Montada: Bombordo: Boreste: Montagem da ponte de comando: Vista de bombordo: Vista de boreste:
|
| |
|
General de Divisão Modelista

|
Rapaz, belo trabalho! E de coragem no trablhgo com a madeira!
Ainda tenho que aprender direito essa nomenclatura de proa, popa, bombordo, boroeste...
|
| |
|
 | Por favor aguarde. Seu pedido está sendo processado |
© Webkits 2003
|
 | |  |
|