Pessoal, desculpe a mancada. O trouxa aqui deixou sem postagem muito tempo e o tópico originl sumiu e não conseguiu-se recuperá-lo. Vamos abrir outro, então. Só que as informações preciosas que os amigos haviam postado no tópico original se perderam. Não vai ter jeito, vou apresentar algo do que eu tinha gravado.
Retomando...
A HISTÓRIA (fonte: Wikipédia)
Shinano - foi um porta-aviões japonês que participou da Segunda Guerra Mundial.
Ele resultou da conversão do terceiro couraçado da classe Yamato, a seguir à derrota japonesa em Midway, onde o Japão perdeu quatro porta-aviões.
O Shinano construído originalmente como couraçado era bastante protegido mas em contrapartida era muito pouco adequado para porta-aviões.
Também por causa dos acontecimentos em Midway o Shinano tinha uma pista de vôo blindada, coberta por uma capada amortecedora e por madeira como capada superior adequada para reduzir a possibilidade de derrapagem.
Estava previsto que operasse um total de 35 aeronaves, embora a sua capacidade para transporte fosse superior. Na realidade o Shinano seria mais adequado para "navio de transporte de aeronaves".
Como medida de comparação, os navios americanos da Classe Essex, muito menores que ele podiam operar 80 ou até 100 aeronaves.
O Shinano, foi entregue à Marinha Imperial do Japão no inicio de Novembro de 1944 e começou um período de testes. Durante esse período de testes, em 28 de Novembro de 1944 às 03:10 da madrugada, ele foi detectado pelo radar de um submarino americano que o atacou, disparando seis torpedos contra o navio.
Um navio como o Shinano, se estivesse operacional teria resistido ao ataque, mas como o navio ainda não estava completo, faltava a instalação de várias comportas estanques e bombas para remover água, que poderiam ter impedido a inundação de parte do navio.
Os contratorpedeiros japoneses que escoltavam o Shinano ainda tentaram rebocar o navio de forma a encalha-lo, mas o peso enorme do navio somado à enorme quantidade de água fez com que os cabos de reboque se partissem.
Finalmente às 10:15 da manhã, pouco mais de cinco horas depois de ter sido atingido, é dada ordem para o abandonar.
O navio começa no entanto a adornar perigosamente às 10:55 da manhã, tragicamente os navios de escolta não puderam aproximar-se e o navio começou a afundar com a maior parte dos tripulantes e pessoal do estaleiro a bordo. Dos 1435 tripulantes. 1080 são salvos, tendo os restantes morrido.
O KIT (apresentações):
A caixa:
As peças:
Aviões para o convés:
Não vieram decais nesse kit, nem de bandeira. Comprei ele no Mercadolivre há uns dois anos, acredito, e agora vai pra bancada.
Na época em que o Shinano foi posto em operação os japoneses já haviam perdido as refinarias de petróleo da Sumatara para os americanos, por essa razão passaram a abastecer seus navios com óleo cru. O problema de se usar óleo cru em navios é que eles produzem uma quantidade muito maior de gazes inflamávei que óleo refinado. Isso fez com que o incêndio ocasionado pelo impacto dos torpedos se propagassem muito mais rápido que o normal e foi isso que condenou o navio. O uso do óleo cru também contribuiu para a perda da maioiria da maioria dos navio da IJN no estágio final da guerra."
Mensagens: 3480 | Localização: são paulo | Registrado: 06 October 2007
As tintas que vou usar foram preparadas pelo M.H. Ferreira (WK), nessas cores para a camuflagem:
Pessoal, se mais alguém tiver alguma informação interessante, peço por favor que poste aqui e me desculpe pela bobeada em perder o que já havia sido postado.
Agora com tudo terminado. Falta ainda pintar a roseta que existe na frente do navio (igual à do Yamato - seu "navio irmão"), ver se tem mais detalhes pra corrigir e depois fazer uma base com mar (vai ser minha primeira) de silicone.
Vou postar as fotos e peço que se alguém ver alguma coisa a fazer, por favor, me avise.
Será que o silicone vai "esquentar" e prejudicar o kit na cura na base? Tô com essa dúvida ainda. Se alguém que já usou puder me esclarecer, agradeço.
Ah, antes que me esqueça: comprei há tempos um set de navios de trsansporte na 1/700 waterline do César (Sgto. Garcia). Dependendo vou meter os dois no GB. São praticamente sem camuflagem, ai vai fácil, vamos ver.
Quanto ao silicone, nunca tentei fazer com o modelo pronto, acredito que não vai dar "zica" não, mas o bom é testar antes, coloca um pouco de silicone direto num pedaço de sprue e vê se deforma.
Abraço
Mensagens: 88 | Localização: Curitiba-PR | Registrado: 27 October 2008