Como achei o tempo frio das últimas semanas ruim para pintura "congelei" meu Jagdpanther do finado GB22 (sorry) e parti para montagem do Ostwind, planejando terminar a pintura de ambos ao mesmo tempo.
Vamos à analise do kit que até pouco tempo era o único, exceto por um raro CMK que casava o antigo chassi Tamiya com peças novas peças em PE & Cia, e agora o novíssimo Trumpeter.
Este Italeri (376) é a soma do antigo chassi Panzer IV H (236), com o mais recente Flak 43 (363), menos alguma coisa, mais uma grade nova.
Para quem não sabe, o Flak 43 (Italeri 363) é uma variação posterior do Flak 37 (Tamiya 35145), ambos de 37 mm e muito usados, tanto em separado, como sobre diversos veículos, valem a pena por si só por serem bem diferentes:
Flak 43 (Italeri 363) Em posição de tiro (kit inclui reboque mas não permite "monta e desmonta" pelo desenho complexo)
Flak 37 (Tamiya 35145) Em posição de reboque (permite "monta e desmonta" pelo desenho mais simples desta versão inicial)
Houveram basicamente dois tipos de Ostwind, os protótipos e modelos pré série baseados em chassis F/G (alguns com Zimmerit) e outros sobre chassi J (alguns com torre extendida, ligeiramente maior).
Conforme citei no início, O chassi Panzer IV H (Italeri 236) é derivado do Panzer IV F1/F2/G (Italeri 217), incluindo algumas boas surpresas, outras nem tanto.
Panzer IV G (Italeri 217) "direto da caixa":
Tanto o Italeri, quanto o irmão menor Hasegawa em montagem pelo Augusto, representam os tipos iniciais, o CMK representa os finais (com torre comum).
Já no novo Trumpeter detaca-se o interior detalhadissimo, PEs e LBL (com desenho impróprio para Ostwind), numa combinação que nunca existiu (?), usando chassi G (com problemas menores, por ser derivado dos D/E) com torre extendida(?) Chamem o Quevedo que nem eu nem ninguém compreendeu tamanha aberração
Voltemos ao Italeri, que pelo menos em fidelidade, é superior ao Trumpeter
Visão Geral: Como na maioria dos Italeri, as peças vem soltas (sem sacos plásticos) numa caixa de tamanho razoável, mas não muito resistente, ponto negativo que a marca finalmente melhorou nos últimos lançamentos:
Instruções: Contém breve historico, indicações de pintura razoáveis para detalhes, porém ruins no geral (sem padrão exato na camuflagem) entremeadas por cópias parciais das instruções tradicionais do Panzer IV e Flak 43 (vistas explodidadas) que causam certas dúvidas complementadas por umas poucas indicações erradas. Não são das melhores mas já vi bem piores
Grade A: Chassi básico, herança do Panzer IV H
Grade B: Trem de rodagem básico com rodas tratoras vazadas (H/J), 3 figuras, mais outras sobras como partes de canhão, herança do Panzer IV H,
Grade C: Mais herança do Panzer IV, traseira, paralamas, rodas tratoras comuns (F/G/H) sobram jerry cans, mais partes de canhão, dentre outras.
Grade D: Peças novas contendo torre, interior básico e peças alternativas para o canhão, que era modificado neste tipo de montagem.
Grade E: Herança do Flak 43, embora sobrem apoios e diversas peças menores, notem o espaço recortado (preenchido com rede e decais) onde ficava a base, que impossibilita a montagem do canhão separado e uso do chassi para alguma conversão. Completam o conjunto boas lagartas em vinil, tela para confecção da gaiola dos estojos usados (opcional) e decais relativamente espartanas.
Antes da montagem:
Analisando melhor as peças, notamos que os roletes do kit são revestidos em borracha (comuns nos F/G), logo optamos pela roda tensora correspondente (comuns e não vazadas como nos G/H, que costumavam ter roletes em metal).
As instruções citam como opcional, mas se num Panzer IV comum já era raro de encontrar, melhor fazer um Ostwind bem tradicional.
Além das ferramentas e acessórios Italeri serem fracos e implorarem por substituição, a posição e alguns acessórios são exclusivos do F (lembram que citei que o H Italeri foi baseado no F?).
Ao menos os paralamas são "lisos" e podemos posicionar o que quisermos onde quisermos, achei que ia estrear meu "Panzer IV Equipment" Tamiya mas encontrei nas minhas sobras, substitutos à altura da DML e Tamiya
Quanto ao canhão existem opções de miras óticas ou especial e coletor de cartuchos "aberto" ou "fechado" em gaiola com tela, como em todas as fotos que pude encontrar de Ostwinds e Mobelwagens mostram mira especial e coletores abertos vou manter estas opções.
Em resumo, deve ficar quase igual ao do Augusto (inicial com torre comum), menos o Zimmerit
Originalmente publicado por Panzerserra: Desencalhou o Ostwind, Rubão ???
No Sir,
Continua à venda no MP, é que tenho dois
Depois que virem neste GB como fica legal das duas uma, ou desencalha ou provavelmente até eu mesmo fico com ele, me surgiu uma inspiração meio maluca de conversão que vou testar na montagem deste aqui.
Podia ser pior, tempos atrás eu tinha 3 Ostwinds... Nem me pergunte como...
PlastiAbraços
Mensagens: 7561 | Localização: São Paulo SP Brasil | Registrado: 12 December 2001
Iniciando pela carcaça, vista inferior, ao contrário dos antigos Tamiya e Academy este não tem aqueles irritantes furos de motorização:
Vista superior, usei barras de metal para simular caimento das lagartas, que tiveram de ser dobradas de modo a não atrapalharem o interior:
Rodas, rodinhas e rodões devidamente limpos e montados. Notem que a suspensão é móvel, facilitando o uso em dioramas irregulares, no meu caso mantive fixos e planos:
Rodas instaladas, como o modelo tem roletes emborrachados (as rodinhas que sustentam as lagartas), próprios para versões iniciais usei a roda dentada sólida correspondente (rodas vazadas opcionais serão aproveitadas em outros kits):
Lagartas (bastante boas) instaladas com muito cuidado (tem pouca folga) e barras de metal ajustadas. Interior montado ao lado, embora muito básico é até aceitável, pois muito pouco se vê após a montagem:
Interior posicionado sem conflitos com as barras. Vejam que as barras devem ser curtas para não aparecerem, porém longas o bastante para manterem as lagartas na altura desejada:
Paralamas montados, as ferramentas do modelo são fracas e apresentam posicionamento errado, mas graças à Italeri, como não existem furos ou marcas de posicionamento, colocarei as substitutas onde quiser. Outro problema é a disposição de 2 faróis de cada lado (próprios para versões muito iniciais), quando o comum era apenas a Notek (luz de blackout). Solução é simples, remova, recorte e ajuste a haste da Notek sobre o suporte do farol esquerdo, cole a Notek e depois remova o suporte do farol direito e pronto:
Paralamas instalados, casco superior pronto. Esta engenharia de "partes superiores quebradas" parece estranha comparados aos Academy, Tamiya e até DML, mas numa segunda avaliação até que é bastante lógica, embora mais trabalhosa. Obs: Serra esta configuração não parece muito apetitosa para com pequenas modificações receber um 88 por cima???
Casco superior instalado, ao lado caixa de munição e escotilhas (faço abertas ou fechadas?). Deixei a MG na grade (evita quebrar e é melhor pintar separado).
Voltei-me para o canhão, várias pequenas peças aqui e uma certa confusão entre partes que sobram (para versão comum) e outras substitutivas (próprias do Ostwind), todas bem parecidas. Para facilitar a pintura quebrei a montagem em subconjuntos:
Por sorte eu tinha instruções do "canhão comum" que ajudaram a esclarecer estas dúvidas:
Outro lado, usei esta mira no lugar da ótica (opcional), não usei o cesto com rede para cartuchos usados (opcional):
Afinei as paredes e montei a torre, que basicamente no interior tem bancos, suportes internos e poucas porém terríveis marcas de injeção, instalando o canhão: Importante: Neste tipo de modelo sempre tenha certeza que o "conteúdo" (canhão) entra no "recipiente montado" (torre) antes de monta-la!!!
Vista frontal do Oswind "PQP" (Praticamente Quase Pronto):
Traseira:
Nosso amigo Oswaldo perguntou no GB anterior se não é mais dificil pintar assim "PQP",respondi que no geral quase nada está colado, apenas posicionado (mas fiquei devendo uma foto), ou seja procedendo ao "desmanche do PQP" acima chegamos nesta situação:
Concluindo, próximas etapas serão pintura mais detalhes menores
PlastiAbraços
Mensagens: 7561 | Localização: São Paulo SP Brasil | Registrado: 12 December 2001
Também sou fã de montagem PQP antes da pintura, deixando partes prontas sem colar. Facilita os serviços mecânicos e otimiza o espaço. Além de deixar a montagem mais rápida.
Mensagens: 750 | Localização: São Paulo | Registrado: 05 September 2004
Citei o CMK lá no começo, pois é um modelo relativamente raro (fora de linha).
A CMK faz conjuntos de resina, photo etched e alguns uns poucos injetados (o VW Type 82 Italeri usa moldes CMK). O Flak 43, numa determinada época recebeu um rebox da CMK contendo o dito cujo, mais o chassi de Panzer IV Tamiya.
Sairam também Bergetigers e Brummbars, todos com mais outras coisinhas que variavam entre resina e / ou PE. Como eram baseados nos Tamiya antigos (com furos de motorização na carcaça), geralmente deixavam a desejar.
Não classificaria o CMK como "Goiaba", talvez antigo, fazendo uma analogia simples seria algo como comparar o Mobelwagen Tamiya novo (como do Henri Carvalho) e antigo (como do Guima).
PlastiAbraços
Citei o CMK lá no começo, pois é um modelo relativamente raro (fora de linha).
A CMK faz conjuntos de resina, photo etched e alguns uns poucos injetados (o VW Type 82 Italeri usa moldes CMK). O Flak 43, numa determinada época recebeu um rebox da CMK contendo o dito cujo, mais o chassi de Panzer IV Tamiya.
Sairam também Bergetigers e Brummbars, todos com mais outras coisinhas que variavam entre resina e / ou PE. Como eram baseados nos Tamiya antigos (com furos de motorização na carcaça), geralmente deixavam a desejar.
Não classificaria o CMK como "Goiaba", talvez antigo, fazendo uma analogia simples seria algo como comparar o Mobelwagen Tamiya novo (como do Henri Carvalho) e antigo (como do Guima).
PlastiAbraços
Na verdade a minha intensão ñ foi desmerecer o kit da CMK e sim ter a certeza de que se tratava de um kit bacana de se montar. Digo isso pq outro dia o Mestre Serra montou dois Möbelwagen, um Tamiya atual e um da CMK e algumas peças q eles mandam com esse kit são simplesmente execráveis. Minha dúvida era se esse kit também pudesse se comportar assim.
Particularmente gosto muito dos PzKpfw IV da Tamiya, tanto os novos qto os antigos. Os antigos, mesmo tendo uma série de problemas com as medidas fora de escala/proporção, são muito bons de montar e se tratados corretamente ñ fazem feio perto de nenhum Dragon atual. A prova disso é o Jagdpanzer IV/70 que o Paulo Roberto montou dias atrás... ñ ficou devendo nada p/ nenhum Dragon 0 KM...
Abraço a todos