Acho que não Zavatini sempre vi os Phantoms da Royal Navy armados apenas pra combate aéreo...
Mensagens: 10750 | Localização: Rio de Janeiro - RJ.... E o calor está voltando, e minha alegria vai indo embora.... Que saudades já do frio do inverno... :( | Registrado: 13 November 2001
Tambem nao me lembro de ter visto os Phantoms da Royal Navy configurados para ataque. A missao primaria deles era defesa aerea, mas nao quer dizer que nao possa ter acontecido.
Me lembrei de um documentário que ví... Não lembro se foi de fato usado na guerra das Malvinas ou se apenas teve base lá. Mas os ingleses fizeram em os anos '60 e '70 uma versão FG1 e FGR2 do phantom, que quer dizer fighter/ground/attack/reconnaissence. Tinha um motor Rolls Royce, e teoricamente podria até carregar ogivas nucleares (!!). Achei um exemplo de modelo 1/72 que talvez te ajude. Tem ainda uma foto na wikipedia.
Dei uma pesquisada aqui e realmente não encontrei nenhuma foto dos Phantoms da Royal Navy com armamento ar-terra. O máximo que encontrei foi com TERs vazios.
Também é raro ver Phantoms da RAF com armamento ar-terra, embora seja possível encontrar fotos mais facilmente.
Existiram dois modelos de Phantoms ingleses, os FG.1 originalmente desenvolvidos para a Royal Navy mas também utilizados pela RAF, e os FGR.2 utilizados apenas pela RAF. Ambos possuíam capacidade ar-terra mas como disse antes, a missão principal sempre foi defesa aérea.
Lembro-me ao final da Guerra das Malvinas, a inglaterra andou colocando Phantoms na ilha para sua defesa aérea. Não eram com camuflagens, era com aquele tom cinza claro de superioridade com as bolachas em baixa visibilidade... Agora qual modelo eu não lembro. O Serelle deve saber melhor...!
Será que ainda hoje tem alguma guarnição aérea na ilha?
Originalmente publicado por Matte: Lembro-me ao final da Guerra das Malvinas, a inglaterra andou colocando Phantoms na ilha para sua defesa aérea. Não eram com camuflagens, era com aquele tom cinza claro de superioridade com as bolachas em baixa visibilidade... Agora qual modelo eu não lembro. O Serelle deve saber melhor...!
Será que ainda hoje tem alguma guarnição aérea na ilha?
Abraços,
Matte
A presenca da RAF eh constante nas ilhas desde o fim da guerra Matte. Como bem disse, primeiro foram os Phantoms F-4J(UK), depois os Tornados F.3 e ja comecaram a transicao para os Typhoon.
Os dois primeiros Typhoon ja estao nas Malvinas desde o mes passado e ate o final do ano chegarao mais dois completanto o Flight (como eles chamam estas pequenas esquadrilhas) e os Tornados do 111 Sqn voltarao para casa para serem desativados.
Bom dei uma olhada na Aeroguide 13 e tá lá na pag 26 e 27 um Phantom inglês voando, levando bombas normais( 1000 Ib), bombas cluster BL.755 e lanca foguetes SNEB. Com faço para colocar as fotos aqui? O livro está em PDF>
Aqui tem uma foto de um Phantom da RAF com foguetes e pod ventral de canhao.
E aqui, tambem aviao da RAF, com bombas cluster e pod de reconhecimento.
Estes eram os principais armamentos ar-terra dos Phantoms da RAF, pelo menos os mais vistos. Procurei mais e ainda nao encontrei uma foto de um FG.1 da Royal Navy com bombas ou foguetes.
Originalmente publicado por Valter_Andrade: Mas vale lembrar a designação da Royal Navy, FRS (Fighter, Reconaissance and Strike) ou seja Caça Reconhecimento e Ataque.
Valter, inicialmente os Phantoms da Royal Navy eram designados FG.1 (Fighter/Ground) e os da RAF eram do modelo FG.1 ou FGR.2 (Fighter/Ground/Recce). Posteriormente todos os Phantoms da RN passaram tambem para a RAF e muitos levados para o padrao FGR.2.
A designacao FRS foi usado pelos Sea Harrier se nao me engano.
Como disse, os Phantoms ingleses, seja FG.1 ou FGR.2, sempre possuiram capacidade de ataque ao solo, mas sua missao primaria era a defesa aerea. Os FG.1 enquanto em operacao na RN eram usados para defesa aerea de frota, como os F-14 durante muitos anos, por isso eh tao dificil encontrar fotos dos FG.1 em operacao na RN com armamento ar-terra.
Phantoms da RAF (FG.1 ou FGR.2) com foguetes ou bombas eh facil de achar. Postei duas ai em cima.