WEBKITS HOME    FORUM WEBKITS    FORUM  Pule para Categorias de Forum  PLASTIMODELISMO  Pule para Foruns  AVIAÇÃO MILITAR    Avião da FAB desaparece na Amazônia
Página 1 2 
Ir para
Incluir
Busca
Avisar
Útil
Responder

Entrar/Logar 

Tenente Coronel Modelista

Foto de Erick
publicado Esconder mensagem
Serelle

o número de sobreviventes é nove

faleceu um militar e um civil

a relação esta no sítio da FAB

Erick

Mensagens: 1272 | Localização: Mossoró,RN,Brasil | Registrado: 08 February 2002Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

General de Exército Modelista

Foto de Di Stephano
quote:
Originalmente publicado por Sergio CarneiroPW:
Di Stephano,
O que mais tem na região Amazonica é monomotor Principalmente a pistão, e em muitos locais são o único meio de transporte. O Caravan é monomotor turbohélice (Pratt & Whitney PT-6), motor muito confiável Abraço
Sérgio Carneiro

Sérgio, eu estou falando de aviões militares e de cias aéreas, não estou falando de narcotráfico.

Mensagens: 4494 | Localização: Niteroi, Rj, Brasil | Registrado: 25 August 2003Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Marechal I

Foto de esmilodonte
Sou da opinião que a FAB deveria usar os Caravans com flutuadores, e estes ainda com rodas para pousar no solo. Iguais aos que já são operados no Brasil e naquela mesma região amazônica! Alem de mais versáteis, seriam uma segurança a mais em caso de panes, como foi este caso do acidente. Se tivessem com tais flutuadores, ninguem tinha morrido assim como salvado o próprio avião.

Mensagens: 8954 | Localização: Varginha - MG - Brasil | Registrado: 14 March 2004Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

2º Tenente Modelista

Foto de Luan
quote:
Sou da opinião que a FAB deveria usar os Caravans com flutuadores, e estes ainda com rodas para pousar no solo. Iguais aos que já são operados no Brasil e naquela mesma região amazônica! Alem de mais versáteis, seriam uma segurança a mais em caso de panes, como foi este caso do acidente. Se tivessem com tais flutuadores, ninguem tinha morrido assim como salvado o próprio avião.

Sr Esmilodonte.Concordo 100%

Alem destas vantagens,este poderiam levar assistencia as populações ribeirinhas,que vivem as margens de rios,onde é demorado e custoso demais,levar um barco da marinha.

[]'s

Mensagens: 434 | Localização: Ribeirão preto/SP | Registrado: 14 April 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

2º Sargento Modelista

Di Stephano,
Não leve a mal, mas você deveria conhecer melhor a aviação da Amazonia.
A aviação a pistão predomina por lá desde os anos 50, e é a de pequeno porte.
Cessnas (C-210, C182, C-172, C-170, C-180), Pipers (Sertanejo, Carioca, Minuano, Corisco, Seneca, Navajo) e Beechcrafts (Bonanzas, Barons)
Muitas ligações entre pequenas cidades só são possiveis em aeronaves de pequeno porte e eu gostaria de ver uma empresa aérea operando em pista de 500 metros de terra em dia de chuva com B-737, só ia dar um pouso !!!!!
Fora as pistas de garimpo que muitas vezes só tem 200 metros dentro da mata. Só para você ter idéia da periculosidade destas pistas, elas tem o apelido de "CAIXÃO" e muitas são cercadas de destroços de aviões.
O Narcotráfico também utiliza pequenos aviões também, e isto é do conhecimento de todos. Já pensou eles operando um B-747 ???
Se você acha que lá na Amazonia só se opera Boeings, Airbus e máquinas sofisticadas, QUANTA INOCÊNCIA !!!!
Total desconhecimento da infraestrutura, condições de operação, poder aquisitivo e mercado !!!
Abraços,
Sérgio Carneiro

Mensagens: 140 | Registrado: 22 July 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

2º Sargento Modelista

Esmilodonte,
Acho que a FAB deve utilizar as duas versões.
A com Flutuador e a com Trem de Pouso normal
Tem lugares que não tem rio largo e os igarapés são estreitos não possibilitando o pouso de hidro
A operação de hidros é restrita e razoavelmente especializada e a infraestrutura na Amazonia tem melhorado sensivelmente.
Em situação critica pode-se utilizar as "batedeiras" (Helicopteros)que a FAB tem por lá
Abraços
Sérgio Carneiro

Mensagens: 140 | Registrado: 22 July 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

2º Sargento Modelista

Ao Di Stephano
Algumas fotos para tentar diminuir a sua falta de conhecimento sobre aviação brasileira.
A aviação de Pequeno Porte foi e ainda é o meio de ligação entre vilas, cidades e acampamentos (de garimpo) na região Norte do nosso grande país.
Se você for em aeroportos de Goias, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondonia, Amazonia, Para, Roraima e Amapá você ficará surpreso com a quantidade de aviões monomotores e bimotores a pistão.
Abaixo algumas fotos do programa VOE COMIGO editado pelo Comandante Artur. tenho dois DVD's do programa, não comprei todos pois no lugar do ronco do motor o pessoal coloca musiquinha. (eles deviam assistir os programas de aviação americanos e ingleses - GRAÇAS A DEUS NÃO TEM MUSIQUINHA só a sinfonia do cilindro)
Fila para Decolagem na parte da manhã - Simplesmente inacreditável

Parte de um estacionamento

Fila de abastecimento

Abastecimento 2

Pousando no Garimpo

Bandeirante no Garimpo

Decolagem no Garimpo

Garimperios dentro do Bandeirante. Tudo é retirado para aliviar o peso da Aeronave e se poder levar mais carga

Nem sempre pista limpa significa pouso seguro ou decolagem tranquila. Um Cessna estava decolando e o outro pousando.

Abraço
Sérgio Carneiro

Foto de Alexandre Domingues
Sérgio, incrível esse DVD. Onde comprou? Hoje em dia infelizmente não vemos mais essas imagens pelo Brasil afora e onde ainda a aviação geral é presente a proporção é infinitamente inferior Maneiro !!!!

Esmilodonte, no começo do ano um Caravan afundou no Rio Negro, o avião tinha flutuadores e se não me falha a memória era justamente esse da foto... Maneiro !!!!

Abs

Mensagens: 1257 | Localização: São Paulo - SP | Registrado: 30 December 2003Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Marechal I

Foto de esmilodonte
A Amazônia é para mim o típilo local para se operar aviões anfíbios, por uma série de fatores, em especial a segurança.
Este Caravan anfíbio que afundou Alexandre, certamente bateu em algum tronco submerso e fez um buraco. Com os Catalinas mesmo por vezes ocorria o mesmo. Já pensaram em usar o Albatross lá, mas pela sua fuselagem "afundar mais" em relação ao Catalina, acharam melhor não utilizá-lo, pois ficaria para propenso para bater em troncos.

Mensagens: 8954 | Localização: Varginha - MG - Brasil | Registrado: 14 March 2004Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

2º Sargento Modelista

Alexandre Domingues e Esmilodonte
O Caravan esta se tornando um ótimo SUBMARINO !!!!!!
Quanto aos DVD's Alexandre, comprei no site do programa VOE COMIGO do Comandante Artur, é só colocar no GOOGLE que você acha.
PROGRAMA VOE COMIGO
São 15 e comprei 2. Achei muito fraco. Poderia ser mais profissional. Esperava pousos de garimpo, operação arriscada, cenas antigas da nossa aviação, dita "marginal" (Garimpo), aviação geral no norte, etc.... nada disso
e ao amigo Esmilodonte, hoje a região norte tem uma infraestrutura aeroportuária muito boa e o Cessna 208 Caravan é anfibio. De dentro do flutuador saem as rodas do trem de pouso. Há alguns anos atrás pousou um no aeroporto da Pampulha. Os flutuadores são enormes, verdadeiras canoas e as rodinhas saem de dentro deles. Muito bem bolado.
A FAB poderia adquiri-lo.....quem sabe
Abraços;
Sérgio Carneiro

Foto de Alexandre Domingues
O Caravan que afundou pousou na água com os trens de pouso baixados. Assim que os flutuadores tocaram na água a aeronave pilonou.
Não sei se ainda hoje seriam tão relevantes os aviões anfíbios na Amazônia. Hoje em dia praticamente toda cidadela possui um campo de pouso por mais precário que seja. A questão da segurança também fica questionável, uma vez que é fato raro uma pane em uma PT6 como a que ocorreu nesse acidente.
Seria interessante para algumas poucas operações e por isso eu não acho que um dia a FAB volte a operar anfíbios.

Abs

Mensagens: 1257 | Localização: São Paulo - SP | Registrado: 30 December 2003Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador