Estou compartilhando com voces um trabalho que comecei há algum tempo mas ainda esta inacabado. Sou um ferreomodelista por vocação mas tenho também uma grande paixão por plastimodelismo, em diversos temas e principalmente ficção cientifica.
Gosto muito de robôs e a serie japonesa Ma.k me atraiu bastante devido a diversidade de ´design’ das maquinas. Gostaria muito de comprar algum kit deles, mas no momento vou ter que me contentar em fazer alguma coisa.
O trabalho em scratch para mim é muito prazeroso, já tenho alguma experiência em construir vagões e locomotivas a partir de plantas e usando materiais alternativos. Tenho uma grande coleção de cacarecos aqui em casa. Eu costumo bater o olho em alguma embalagem e visualizar uma possível aplicação.
Pesquisei este robô bípede autômato GANS e achei bastante razoável tentar construir uma replica na escala 1/20 pois há muitas referencias dispersas pela internet. O meu objetivo é chegar o mais perto possível dos detalhes dos desenhos originais, mas vocês vão ver que já precisei adaptar muita coisa.
Resolvi começar pelas pernas. Utilizei uma placa de estireno que achei na rua há um tempo atrás (era de um anuncio de aluguel de uma casa) e comecei a cortar tiras para fazer as pernas e os detalhes da mesma.
Na primeira foto (sobre a mesa) voces podem ver a minha planta referencia na escala 1/20 com duas posições do robô. Umas das articulações da perna é proveniente do corpo de uma caneta. A segunda foto é um GIF que ficou muito pequeno aqui no site!
Nas duas fotos a seguir, as pernas já quase prontas incluindo os armotecedores, os quais foram feitos com um fio de telefone bem fino enrolado sobre um fio maior e 3 discos de estireno. Estes discos são feitos através de uma ferramenta que tenho que são os vazadores de sapateiro, ou também chamados de furadores de couro. Tenho de vários tamanhos e são bem úteis para fazer circunferências em estireno desde que o mesmo tenha espessura menor que 1 mm. Os cilindros pnemauticos das pernas são feitos com palitos de pirulitos e clipes de plástico.
Amanha eu posto mais.
Mensagens: 249 | Localização: Goiânia | Registrado: 02 May 2008
Mais duas fotos: o inicio do trabalho de confecção dos pés Utilizei um pote de iogurte da marca Danone, especificamente o Chamito. Utilizei tambem algumas tiras de estireno finas para fazer o relevo dos pés e comecei a fazer o tornozelo utilizando um canudo de plástico e as pernas daquelas “mesinhas” que se usavam em embalagens de pizzas (nunca mais as vi!). Ambos os matérias são polipropileno.
Utilizo muitos potes de iogurte no meu trabalho, pois são quase todos de estireno e apresentam formas circulares, cantos redondos, superfícies curvas, enfim sempre pode-se aproveitar uma forma que seria difícil de confeccionar sem ferramentas apropriadas.
Gosto muito da marca Danone, pois utiliza chapas de estireno espessas em quase todas as suas embalagens. Uso muito também potes da marca Paulista e Parmalat. Tenho também uma caixa cheia de Yakult, o qual reciclo e faço uma pasta de estireno para usar em situações onde a massa putty não se aplica, principalmente preenchimento e confecção de formas diferenciadas.
Obrigado Testament! Ainda não planejei o esquema de cores final. Aceito sugestões.
Nas fotos a seguir a conclusão parcial dos pés e como fiz os calcanhares (usando potinho da Danone), as hastes de polietileno da base dos calcanhares, e a conclusão final das pernas, embora ainda faltem os joelhos e as junções dos calcanhares
Tenho também uma caixa cheia de Yakult, o qual reciclo e faço uma pasta de estireno para usar em situações onde a massa putty não se aplica, principalmente preenchimento e confecção de formas diferenciadas.
Opa, coloca lá em "Técnicas" que isso é beem interessante!! Ensina a gente ae! Valew e tô acompanhando!
Erredois, postarei posteriormente um texto especifico na seção das tecnicas, mas não há muita novidade nesta tecnica.
Basicamente faço uma pasta de peças de estireno com um solvente leve (cloroformio, vendido em lojas de produtos quimicos) que tambem uso para colar peças de estireno por capilaridade (mesma tecnica para quem usa o JET). Uso mais quando preciso "escupir" alguma coisa em estireno pois fazer a mesma coisa com massa putty seria um gasto consideravel da mesma. Ficara mais claro quando mostrar a cabeça do robô. abraços
Obrigado Malheiros pelo comentários, estou testando muitas idéias e felizmente a maioria esta dando certo. O desafio de ter que fazer todas as peças neste robô tem sido maior do que eu esperava. Estou fazendo as peças principais e vou deixar os detalhes de acabamento para uma segunda etapa.
Nas fotos a seguir a confecção do “quadril” do robô, o qual foi feito através de duas metades de um frasco de vitamina. Como este material é polipropileno, utilizei super-bonder para juntar as partes. A parte de cima do quadril foi feita com um frasco de Yakult. Para unir e reforçar estas partes apliquei Araldite internamente e iniciei o acabamento com putty.
ta ficando super bacana eu sou fam de MaK ja copiei algumas figuras na escala de 1/35 e 1/20 e estou montando uma vinhetaque vai ter duas figuras e uma maquina que eu criei
Mensagens: 1004 | Localização: São paulo | Registrado: 21 March 2007