fernando!!!! show de bola ta ficando esse bichim ai.... to aprendendo pacas com a montagem dele... escuta, onde conseguiu o esquema de montagem que aparece lá na 1° foto? abraços e acompanhando...
Mensagens: 1845 | Localização: Mococa - Campinas - SP - Brasil | Registrado: 29 August 2007
Rapaz, sou totalmente analfabeto nessa parte do modelismo, mais seu bichinho, me chamou muita atenção. Parabens meu caro muito bem executado. Um grande abraço e espero ancioso para ver a pintura e os finalmente. Um abraço JM.
Eu particularmente aprecio bastante trabalhos de scratch. São trabalhos que estimulam bastante a criatividade e a habilidade do modelista. E também dão mais independência ao modelista, pois este não fica dependendo da disponibilidade comercial do kit, que às vezes é muito difícil encontrar, ou muito caro pela sua raridade ou às vezes nem existe o kit comercial na escala desejada ( o meu caso se enquadra nestas opções).
Comecei o trabalho com os lança-foguetes. A minha idéia inicial era mesmo utilizar canudos de refrigerantes pois é um tipo de produto bastante abundante e se joga muito material fora.
Gosto muito dos canudos do McDonalds, são feitos de um tipo de polietileno bastante resistente e tem uma boa espessura para trabalhos de modelismo. Diferente daqueles de pastelarias, por exemplo, que é um material bastante rudimentar e já oriundo de reciclagem. Graças a meu filho, tenho um grande estoque de canudos em casa!
Após corta-los na medida certa para os lança-foguetes, coloquei um pequeno chumaço. de algodão para servir de suporte para a massa putty que foi adicionada para fechar os tubos. Em seguida iniciei o trabalho de colocar os anéis de suporte. A idéia inicial era utilizar algumas fitas de estireno de 0,25 mm de espessura que tenho em estoque. Tentei fixa-las com Super-Bonder, mas não funcionou. Além desta nova versão estar mais fraca, há alguns tipos de polietileno em que esta cola não promove nenhuma aderência.
Resultado: após uma longa reflexão pensei um usar papel comum mesmo. Fiz um teste e deu certo. Cortei tiras de uma folha sulfite azul. Estipulei um comprimento aproximado de 2,5 cm e coloquei uma gota pequena de cola branca PVA sobre o canudo. Depois de seca (impressionante como adere bem!) enrolei o papel e coloquei mais um pouco de cola com um palito de dente. Fiz uma mistura de cola branca PVA com um pouco de álcool comum e apliquei duas demãos com pincel fino sobre os anéis em cada canudo, após a secagem. A cola branca PVA depois de estar bem seca aceita muito bem tinta acrílica e colas Super-Bonder e Araldite sobre ela.
Nas fotos abaixo vocês podem ver o resultado. Já colei pequeno pedaços de estireno com Super-Bonder sobre os anéis de papel para unir um par de canudos, e ficou bem resistente!
Também resolvi colocar um anel interno de papel na extremidade de cada canudo pois visualmente o canudo parece ser muito fino (pouca espessura). Para aumentar a mesma, coloquei estes anéis de papeis e também apliquei cola branca aplicada com pincel, para fixa-los. Na seqüência vou unir o terceiro canudo e iniciar a montagem destes conjuntos no suporte.
Abraços
Mensagens: 249 | Localização: Goiânia | Registrado: 02 May 2008
Nas fotos a seguir os lançadores de foguetes estão quase prontos, faltando apenas os foguetes (que estão já sendo feitos em Araldite) e os fios de contato de cada tubo, que ficam na parte de trás. Também esta pronto aquele escudo que protege a articulação do pescoço. O mesmo foi feito da lateral de um pote de iogurte.
Os foguetes estão sendo feito com a ponta de uma caneta BIC como modelo e suas imagens serão postadas em breve.
Mensagens: 249 | Localização: Goiânia | Registrado: 02 May 2008