Vou tentar contribuir com a discussão. É apenas uma sugestão:
Nas primeiras etapas da representação arquitetônica o objetivo principal é tentar transmitir as outras pessoas a "idéia do projeto". O que chamamos de "partido ou intenção projetual". Em poucas palavras seria a motivação que gerou e orientou a formulação do todo projeto.
Para dar um exemplo e ficar restrito em igrejas - vou citar a formulação do projeto da Catedral de Brasília (do Niemeyer):
O Oscar quando estava pensando no projeto queria projetar um igreja que fosse totalmente nova e diferente das igrejas existentes. Para fortalecer e complementar a própria idéia que motivou a concepção da cidade de Brasília.
Porém esta igreja teria que ser inovadora, simples e ter a leveza dos outros palácios do eixo monumental. Qual foi a solução que ele chegou?
Utilizar a mesma idéia do palácio do planalto, do STF, do Ministério da Justiça, do Itamaraty e da Alvorada: O próprio pilar geraria o edifício como um todo.
No caso da catedral. Este pilar seria rotacionado 16 vezes em torno de um eixo imaginário e o resultado seria a própria igreja.
Mas a grande questão é que isto não seria suficiente.
Uma catedral possuí características próprias. É um edifício único que transmite principalmente a idéia de divino. Do contato entre o mundano e o sagrado.
Como conseguir tal efeito então?
Aqui entra a grande sacada do Niemeyer: A entrada da catedral.
A entrada da catedral de Brasília se faz por um túnel. Abaixo do volume da praça de acesso. Onde quem está visitando tem a sensação de caminhar por um túnel estreito, pouco iluminado e sufocante. Para pouco depois alcançar a LUZ do corpo central do edifício. Abundantemente iluminado e amplo! Dando a sensação do divino e do êxtase! Como que se o fiel abandonasse as trevas para alcançar a luz. Efeito típico das grandes catedrais góticas e barrocas.
Bom, e se fossemos representar a catedral de Brasília?
Neste caso, mesmo que a maquete fosse apenas volumétrica. Teria que se representar as aberturas da igreja. Onde a superfície é transparente e onde é opaca. Porque é este contraste de cheios e vazios que dá a graça do volume e que transmite a idéia de leveza que o Niemeyer queria quando pensou no projeto.
Para dar um outro exemplo.
Temos a igreja da luz do arquiteto japonês Tadao Ando.
No projeto do Tadao. O partido escolhido foi criar um volume pesado e opaco onde as pequenas aberturas transmitiriam todo o efeito “divino” que pretendia-se criar na igreja. Novamente neste caso é muito importante saber onde será a superfície transparente e onde será a opaca. Porque é este jogo de cheios e vazios que dará o efeito principal.
Outro projeto muito interessante de igreja é o Centro Administrativo da Bahia, do arquiteto João Filgueiras Lima. Este projeto consiste basicamente de 12 pilares de concreto armado em forma de pétalas que se juntam e formam a igreja. O encontro deles é preenchido por superfícies transparentes:
Neste projeto o contraste entre os pilares de concreto e as superfícies transparentes é muito forte. E é este contraste é o responsável pela sensação de movimento do volume.
Citei estes exemplos, para mostrar que mesmo uma maquete sendo volumétrica. Muitas vezes é importante estar representando onde as superfícies são opacas e onde são transparentes. Porque este jogo de cheios e vazios podem contar muito sobre o projeto. Pode dizer se o projeto é mais “pesadão”, mais leve, tem efeitos de luzes. Dá noção de movimento. Ou buscar algo com o contraste de superfícies. Sua não representação pode em alguns casos "matar" a idéia do projeto ou passar uma impressão errada do que está sendo proposto.
No link á seguir existe uma série de trabalhos de arquitetos holandeses feitos com maquete: São trabalhos experimentais que buscam encontrar contrastes entre superfícies opacas, transparentes, translúcidas e texturizadas. Tanto para edifícios, quanto para móveis ou utensílios domésticos.
Note que na maioria dos trabalhos não tem uma apresentação de maquete de vendas, todas detalhadas. São volumétricas mesmo.
Enfim. Vou encerrar por aqui.
Eu vi que você representou as aberturas laterais. Mas a do volume central não. Por isso perguntei, pra saber se você tinha representado a abertura do volume central com algo translúcido ou o projeto tinha mudado.
É apenas uma sugestão de representação que vai agregar qualidade a representação dos seus ótimos trabalhos Nando.
Uma dica.
Grande abraço
Henrique
Essa mensagem foi editada. Editada por:Di Mercurio,
Mensagens: 53 | Localização: Vargem Grande do Sul/São Paulo | Registrado: 07 May 2009
Meu amigo, isso não foi uma dica. foi uma bela aula.
Muito obrigado !!!
Realmente a arquitetura é fascinante e cada dia eu vejo uma coisa nova que acaba criando uma relação entre ela e o nosso hobby, o modelismo. Já nem sei se chamo de plastimodelismo ou só de modelismo, pois cada vez temos materiais diferentes do plástico no hobby.
E tudo isso que vc colocou aí em cima com certeza vai me ajudar e ajudar outros amigos daqui do fórum a (re)pensar seus trabalhos e projetos.
No mais, esse é o espírito daqui do fórum, partilhar informações e conhecimento. Pelo menos eu procuro fazer isso e sempre tenho um retorno extremamente positivo e proveitoso. Como a aula que vc acabou de deixar aqui pra todo mundo ver e aprender.
E recomendo a todos que passeiem nos links que vc deixou. São fantásticos. Já "favoritei" !!
E pra terminar, vou deixar essa foto do site que vc passou, do Vincentr de Rijk, onde o rapaz está usando um bisturi, como muitos de nós usam, e lá no fundo um vidro de tinta Tamiya.
É isso aí !!!
Mensagens: 2200 | Localização: Americana - SP | Registrado: 31 May 2005
Você é um cara que sempre faz bons trabalhos. E no que for possível eu conseguir ajudar à deixá-los ainda melhor eu farei (na parte de arquitetura apenas, porque modelismo eu só tenho aprendido com seus tópicos).
Um grande abraço e ótima semana!
Mensagens: 53 | Localização: Vargem Grande do Sul/São Paulo | Registrado: 07 May 2009
NAndo, achei o máximo, até por que quase tive uma experiencia parecida. Por que a igreja católica aqui de nova petrópolis no RS tinha um projeto e acabou modificando um pouco em funcão dos custos, mas isso a 50 anos atrás. a igrela tinha um projeto parecido com as igrejas alemãs antigas, ou seja, cheia de detalhas na estrutura, enfim... Ainda acho que vou fazer uma replica, mas ainda não tenho casife pra tanto, por isso admiro teu trabalho.
Um abraco,
Cássio
Mensagens: 882 | Localização: Nova Petrópolis - RS | Registrado: 22 September 2004
Mas olha, a gnte só aprende errando e a gente só erra fazendo.
Por isso, acho que você tem que ir até a igreja, fotografar, medir, olhar e começar a construir a réplica. Escolher os materiais, ver fotos antigas, escutar as histórias, conversar com as pessoas. Isso tudo vai ajudar muito na confecção doi seu trabalho.
Eu morei em Lages, SC, e conheci um pouco das igrejas da região sul. Uma mais linda que a outra, e com certeza valem a pena uma cópia em escala.
E no que precisar, é só chamar.
Mais uma vez obrigado e um forte abraço.
A maquete da igreja ficou realmente muito boa. Faço votos de que possam realmente construí-la. É tão difícil hoje em dia ver a construção de uma igreja que envolva toda a comunidade, e principalmente com aspecto moderno de linhas arrojadas que saem do tradicional, sem contudo deixar de cumprir com seu papel.
Quanto ao companheiro Di Mercurio, vou dizer o quê? Não apenas nos deu uma verdadeira aula de arquitetura, como também nos mostrou como deve ser fascinante trabalhar neste campo de infinitas possibilidades. Nunca fui à Brasília, mas depois do que nos falou sobre a Catedral, a razão sobre o simbolismo da entrada e de suas linhas, fiquei tentado a sentir essa sensação.
O Niemeyer é realmente fantástico. Caras como ele é que ainda nos fazem sentir orgulho de ser brasileiro, apesar de uma infinidade outros, não vou dizer quem ou o que, tentam e até conseguem nos fazer sentir o contrário.
Di Mercurio, vc está de parabéns. Pessoas como vc, é que tornam este hobby cada vez mais prazeiroso e enriquecedor. Sempre que puder não deixe de contribuir com seu conhecimento, ok? Sua presença é mais que benvinda.
Agora voltando ao Nando, o que aconteceu com o outro tópico da Estação de Trens Russa? Morreu? Desistiu? Desanimou? Fiquei arrasado meu!!!
Antes de mais nada, esse seu avatar tá muito bom !!!
Então, a comunidade aqui está bastante empenhada na construção, é quermesse que não acaba mais. E um acaba contagiando o outro e a coisa vai indo de vento em popa.
E vc viu a aula que tivemos sobre maquetes? Agora é só gardar esse conhecimento e aplicá-lo na construção de nossos kits e dioramas.
E por falar em diorama, pode ficar tranqüilo. Já está programado aqui pra próxima semana dar continuidade na caixa d´água e na ambulância. E o André já está mexendo na base. É que a vida sempre acaba nos jogando pra lados diferentes do que gostaríamos de seguir, né? Mas vamos em frente.
Abração e muito obrigado pelo apoio !!!
Nando,parabens pelo trabalho , muito bom ,principalmente por ser a primeira maquete que tu fez. Sou maquetista e realmente as tecnicas do plasti são muito usadas na construção delas. Espero que a comunidade consiga arrecadar fundos para a construção da igreja ,belo projeto. Visitem este site que é bem legal e o maquetista vende material tambem. www.maketa.com.br Marcelo.
Mensagens: 3333 | Localização: Guarujá - São Paulo - Brasil | Registrado: 15 February 2002