O kit da Tamiya é simplesmente espetacular. O layout das peças foi colocado de modo a impedir o uso de massa. Para se ter uma idéia, nas uniões cuja junção corre ao longo de linhas de painel existe um degrau de cerca de 0.3mm para que, uma vez coladas as peças, permaneça representado o baixo relevo da linha.
O motor é um kit a parte e, a menos que o modelista seja um tarado por superdetalhamento, nada mais é necessário além de uma boa dose de tintas metálicas de tons diferentes.
Na foto acima o motor já está montado, infelizmente. Utilizei as seguintes Testors Metalizers: alumínio para a carcaça, metal queimado para o anel do exaustor externo, exaustor para o exaustor (óbvio...) e cromo para o reservatório de óleo. Todas polidas após a secagem. Os acessórios foram pintados com diversos tons metálicos da Tamiya.
O interior da tubeira foi feito com o equivalente Gunze da Tamiya Buff, seguido de umas pinceladas de giz pastel. Aprendi com um cara chamado Jed "Jedi" Jason, que mostrou um F-16 desses no ARC cujo motor estava simplesmente espetacular.
O carrinho foi feito com "non-buffing metalizer" da Testor e acrílicas Gunze.
Próximo: início da pintura.
Mensagens: 1844 | Localização: São José dos Campos - SP | Registrado: 29 January 2004
Bom, a pintura começou com o tradicional "pre-shading" com Gunze preta. A seguir, fui cobrindo o nariz do avião com o cinza claro, também Gunze. Para iniciar a pintura, os porões dos trens já devem estar prontos e montados. Pintei com branco by Tsukamoto e detalhei (e precisava?) com fios de cobre e de solda, pintados de acordo com fotos do modelo. Por enquanto ficarei em débito com vocês, pois não tenho fotos dessa etapa ainda.
Depois de muito bem seca (uns 5 dias) a tinta cinza clara, cobri o resto da aeronave com o cinza escuro, em demãos finas para não apagar por completo o preto dos painéis.
As partes menores, como flaperons, leme, portas de trem, elevons etc. receberam as camadas de tinta paralelamente à pintura da fuselagem.
Próximo: armamentos.
Mensagens: 1844 | Localização: São José dos Campos - SP | Registrado: 29 January 2004
Os armamentos são muito bons também, apesar de haver críticas quanto ao formato das bombas.
Na verdade, os armamentos foram praticamente os únicos itens que demandaram lixa e algum putty, mas muito mais por falta de atenção minha do que por conta do encaixe das peças.
Depois de montados, apliquei o fundo branco by Tsukamoto e, em seguida, fiz um pre-shading com preto. A pintura final veio em seguida, em diversas camadas bem finas de Gunze acrílica.
Em preparação para os decais, tentei cobrir as peças com Future, mas a maresia de Recife não deixou. Solução: removi toda a pintura e comecei de novo, desta vez em "ambiente controlado" (quarto com ar-cond) e com verniz brilhante Gunze.
Após o verniz ter secado bem, apliquei os decais do kit mesmo, com mais uma camada de verniz por cima. Tudo recebeu um "wash" com tinta a óleo depois de uma semana secando. Depois de tudo seco, uma demão de verniz semi-fosco deu o acabamento final.
Originalmente publicado por Pampa: Balboa,, Show tua montagem... ando me coçando pra mandar vir um desses pra mim!!!
Abraço!
Valeu! Então pare de se coçar e compre. Se você se arrepender, basta me dizer que eu compro de você. O único problema (pra mim pelo menos) é que você não vai se arrepender...