WEBKITS HOME    FORUM WEBKITS    FORUM  Pule para Categorias de Forum  BUILD-GROUPS  Pule para Foruns  E-GROUP AVIAÇÃO MILITAR JATOS    GB 32 - F-16CJ Block 50 - Tamiya 1/48
Página 1 2 3 4 5 6 7 
Ir para
Incluir
Busca
Avisar
Útil
Responder

Entrar/Logar 

1º Tenente Modelista

Foto de Gustavo Rocha
publicado
Olá pessoal!!

Hora de iniciar meu tópico aqui no GB. Como grande parte de vocês já sabe, também estou apresentando a montagem deste F-16 na Bancada Virtual Aviação aqui do Webkits. Para ficar dentro da idéia do GB, estarei apresentando aqui todas as fases da montagem e espero que seja de valia para os companheiros.

Uma pergunta. Vocês querem que eu apresente fotos das árvores do kit? Tenho outro igual e posso tirar as fotos; só não o fiz porque confesso que fiquei com preguiça e queria começar logo meu tópico aqui.

Bom, vamos lá. Meu projeto é um F-16C Block 50 na escala 1/48 da Tamiya, nas cores do 22º Esquadrão de Caça da Força Aérea dos Estados Unidos durante a Operação Iraqi Freedom.

Isto é o que estarei usando:

Desde que comecei a montagem, no entanto, acrescentei outros itens à foto acima, mas os mostrarei mais para a frente só para não tocar horror na seqüência da Bancada Virtual.

Só para lembrar, as fotos estão com legendas em inglês, pois estou postando essas mesmas fotos no ARC Forums e que aliás é um fórum de discussão altamente recomendável. Onde vocês lerem "FUTURE" entenda se "BRAVO FLASH" e também "BRILHO FÁCIL", este último comprei recentemente e vou testá-lo nesta montagem também.

Iniciei minha montagem pela entrada de ar da turbina:

Apliquei "MR White Putty" nas junções e após tê-las lixado gradativamente com lixas d'água Nr 320, 400, 600 e 1200, fiz uma coisa que vi o modelista inglês Phil Flory, da ProModellers.com, que foi dar um banho de Bravo Flash para ajudar a corrigir quaisquer pequenos riscos da superfície do plástico:

Depois que eu terminar de fazer o alojamento das rodas do trem de pouso principal e for partir para a pintura da tomada de ar é que vamos ver como ficou.

Meu próximo passo será a montagem da saída da turbina e logo mais postarei as fotos.

Abraços e bom GB para todos!!

Gustavo.

Mensagens: 596 | Localização: Rio de Janeiro-RJ | Registrado: 27 February 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Marechal I

Foto de Pierre Baudru
publicado Esconder mensagem
Boa montagem, acompanhando !

Abs Pierre.

Na bancada
- GB31 - Helicopteros Militares - AH-1G COBRA - MATCHBOX

Terminados em 2009

Mensagens: 7382 | Localização: ATHUS - BELGICA | Registrado: 01 September 2000Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

1º Tenente Modelista

Foto de Gustavo Rocha
Obrigado, Pierre!!

Abraços,

Gustavo.

Mensagens: 596 | Localização: Rio de Janeiro-RJ | Registrado: 27 February 2009Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

1º Tenente Modelista

Foto de Gustavo Rocha
Prosseguindo na montagem passei para a saída da turbina.

As peças em photo-etched da Eduard realmente dão um realce a mais para a peça original e fiquei muito satisfeito com o resultado:

O próximo passo foi a pintura, que eu iniciei com esmalte sintético preto seguido da aplicação de Bravo Flash, visto que eu ia aplicar lacas metálicas e estas tintas atacam outras que estejam por baixo, inclusive podendo atacar o plástico.

1º Tenente Modelista

Foto de Gustavo Rocha
Agora a pintura das partes metálicas. Usei 3 cores diferentes conforme descrito nas fotos:

Esperei secar por umas 12 horas mais ou menos antes de aplicar Bravo Flash novamente. As tintas metálicas da Model Master são frágeis ao toque e ao mascaramento, por isso foi necessário a cera.

1º Tenente Modelista

Foto de Gustavo Rocha
Agora vem a parte mais trabalhosa: fazer o mascaramento da área sombreada das pétalas (me desculpem mas não sei os nomes corretos em português). Para isso usei fitas de mascaramento da Tamiya e da 3M:

Resultado final pronto para a pintura:

Olhando fotos de referência podemos observar que estas áreas que permanecem pretas tem um lado "esfumaçado" digamos assim e isso é recriado levantando ligeiramente as máscaras com a ponta de um estilete ou bisturi e pintando contra estas áreas levantadas:

Antes de aplicar o esmalte preto, apliquei ALCLAD II Azul Transparente para simular metal aquecido:

Percebi que o preto ficou escuro demais e fiz uma mistura com cinza escuro e pintei novamente. Eis o resultado final após a retirada das máscaras:

Espero que tenham gostado até agora! Meu próximo passo será aplicar Bravo Flash novamente para proteger o cinza e mascarar a parte externa em preparação para a pintura das placas de cerâmica.

Abraços,

Gustavo.

Coronel Modelista

Foto de Balboa
Excelente!

Mensagens: 1844 | Localização: São José dos Campos - SP | Registrado: 29 January 2004Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

1º Tenente Modelista

Foto de Gustavo Rocha
Obrigado, Balboa!!

Abraços,

Gustavo.

1º Tenente Modelista

Foto de Gustavo Rocha
Olá pessoal! Continuei na pintura do interior da turbina.

Esperei secar bem para depois prosseguir.

1º Tenente Modelista

Foto de Gustavo Rocha
Agora para a parte final. Usei giz pastel para complementar o envelhecimento da turbina e gostei muito do resultado. Com isso eu terminei a pintura destas partes e agora só falta colar. No entanto, a saída da turbina só será colada na hora de encaixá-la na fuselagem.

Vou colar estas peças e guardá-las e depois farei a pintura das placas cerâmicas da saída da turbina.

Um abraço a todos e até a próxima!

Gustavo.

1º Tenente Modelista

Foto de Gustavo Rocha
Boa noite moçada. Mais algumas fotos.

O anel do pós-combustor já colado...

... e ele já no interior da turbina:

Em seguida pintei e apliquei pincel seco no compressor de 1º estágio:

Agora foi a vez de pintar o interior do escape. Comecei mascarando o interior:

Depois de mascarar completamente o lado de fora o pintei com esmalte marfim. Não usei branco puro porque ficaria "branco" demais e eu queria uma cor mais desgastada.

Deixei secar por pouco mais de um dia e apliquei Bravo Flash para protegê-la do envelhecimento, e que mostrarei em seguida.

1º Tenente Modelista

Foto de Gustavo Rocha
Para fazer o envelhecimento das placas de cerâmica usei um wash preto da Promodeller. Foi a primeira vez que usei e o achei muito fácil de aplicar e trabalhar, sem contar que deu o efeito que eu queria. Acho que um efeito similar pode ser obtido com tinta guache, mas ainda não experimentei.

A parte de baixo do escape deixei preto mesmo:

Aí apliquei o wash só nas placas:

Gostei do resultado. Agora já tirei todas as máscaras e vou terminar de pintar a parte de fora que deixei por último.

Espero que também tenham gostado!

Gustavo.

Lixador de primeira viagem
Foto de Marcos Costa
Nem preciso dizer que tô de olho nesse tópico né Gustavo? Toca a ficha ae!

---

Mensagens: 2056 | Localização: Botucatu - SP | Registrado: 16 February 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

1º Tenente Modelista

Foto de Gustavo Rocha
Obrigado pelo incentivo, Marcos!! Quando começa o seu?

Abraços,

Gustavo.

Lixador de primeira viagem
Foto de Marcos Costa
quote:
Originalmente publicado por Gustavo Rocha:
Obrigado pelo incentivo, Marcos!! Quando começa o seu?

Ele está comprado e a caminho, só estou com a pulga atrás da orelha, pois não sei se foi erro meu ou da HobbyEasy está vindo sem registro, tenho medo que nunca chegue.

---

Mensagens: 2056 | Localização: Botucatu - SP | Registrado: 16 February 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador