Oi Jet!
O Esquadrão nº 323 da Força Aérea Real Holandesa fica na Base Aérea de Leeuwarden, eles é que utilizam como símbolo da unidade a “Diana”, que é a deusa da caça.
Nessa foto, pode ser visualizado o emblema padrão do esquadrão:
Eis o símbolo isolado:
Nas pinturas comemorativas, a Diana ganha o apelido de “Dirty Diana” e aparece de forma mais sexy. As duas versões que você comentou existiram:
Existem diversas outras versões da Dirty Diana nas caudas dos F-16 holandeses, como essa, por exemplo:
E até uma versão que estava pronta para ser aplicada e quando passou pela mesa do comandante do esquadrão, ele: “Na na ni ná... Aeronave do meu esquadrão não vai ostentar essa pintura” (Pelo menos, é a informação que encontrei). A DACO lançou essa versão em decais:
Inclusive com a variação de Natal:
Na minha opinião, as pinturas dos F-16s holandeses estão entre as mais bonitas aplicadas nessa aeronave.
A antiga pintura do Esquadrão de Demonstração:
A pintura atual:
Voltando aos F-16s venezuelanos, a última pintura com o dragão na cauda (que eu tenha conhecimento) foi a dos 25 Anos. Salvo engano, essa aeronave participou da Cruzex 2008:
Na ocasião dos 20 Anos, foram feitas duas pinturas diferentes em dois F-16. Sendo um biplace:
E um monoplace, que é a opção que vem nos decais do kit que estou montando:
Geraldo Ribeiro, Gauthier e Pierre,
Obrigado pela visita e pelos comentários!
[ ]s, Guima.