WEBKITS HOME    FORUM WEBKITS    FORUM  Pule para Categorias de Forum  BUILD-GROUPS  Pule para Foruns  E-GROUP AVIAÇÃO MILITAR JATOS    GB 32 - F-16 - Italeri 1/72
Página 1 2 3 4 5 
Ir para
Incluir
Busca
Avisar
Útil
Responder

Entrar/Logar 

General de Divisão Modelista

Foto de POMPEO
publicado Esconder mensagem
opa tamo aí para acompanhar o trabalho do amigo, gostei da versão e da pintura, estarei de olho

abraços e bom gb Guima

Mensagens: 3900 | Localização: santa maria rs brasil | Registrado: 24 November 2003Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Moderador - Mercado de Pulgas
Foto de Guimaraes
Oi Asimov,

Tentarei fazer um passo-a-passo bem detalhado, vamos ver no que dá...

Oi Jet,

Pior, né? As patroas não curtem muito alguns tipos de nose-arts... Maneiro !!!!

Oi Pompeo,

Obrigado por acompanhar.

Bom... Vamos lá! Chove “uma barbaridade” por esses lados e o Tio Guima, na bancada, já meteu o estilete no bicho!

O manual já dá uma prévia da montagem básica do cockpit, que na versão Direto Da Caixa levaria uns 2 minutos. São só três peças: O “berço” ou “banheira”, o assento ejetável e o painel frontal. Vem decais somente para o painel frontal. Que saco !!!!

Já destaquei as duas metades da fuselagem e tirei as poucas rebarbas. Parece que não haverá problema de encaixe com essas duas peças. Putty? Talvez um pouquinho, nas laterais do nariz.

O assento é basicão. Três pontos com marcas de injeção: Um no topo, onde havia um depósito para permitir que o estireno “enchesse” todo o assento (em verde) e dois na parte frontal (em vermelho):

O painel frontal é liso. Só na base do decal mesmo. Não sei se vale a pena fazer um scratch naquilo ali, acredito que não.

A “banheira” vem dois pontos de injeção bem fáceis de serem retirados (em vermelho). Atentem para a “fidelidade” do cabo de vassoura, digo, do manche (seta em verde):

Estou achando que esse molde deve ser da ESCI, lá dos anos 60. Talvez até... Matchbox. Não tenho certeza.

Agora vou dar uma pesquisada na Internet por cockpits de F-16A e ver o que dá para fazer nisso aí.

[ ]s, Guima.

Mensagens: 12824 | Localização: Canoas/RS | Registrado: 16 December 2002Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Pega o DOIDO!!!
Foto de Fuel_Bruno
quote:
Originalmente publicado por Guimaraes:

Estou achando que esse molde deve ser da ESCI, lá dos anos 60. Talvez até... Matchbox. Não tenho certeza.

[ ]s, Guima.

Pois é, e o kit nem é tão barato assim... dá pra pegar um Revell pelo mesmo.

Mensagens: 1283 | Localização: Natal-RN | Registrado: 16 March 2005Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Tenente Coronel Modelista

Foto de Pressinatte
Vem mais uma bela montagem por aí! Legal !!!

Acompanhando! Captou ???

Mensagens: 1145 | Localização: Existem coisas na vida que o dinheiro não compra, como um dinossauro. Engenheiro Beltrão / Maringá, PR. | Registrado: 11 February 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Foto de Guimaraes
Bruno,

O pior é que você está certo. Esse kit eu peguei em uma troca e lembro que o amigo que trocou comigo, desembolsou R$ 69,00 nele.

Tomara né, Pressinate!

As vezes começamos cheios do gás e lá pela metade da montagem, perdemos o tesão!

Mais alguns progressos nele. Depois da janta, eu tasquei um Maximum The Hormone a toda altura nos ouvidos e prossegui com a bronca...

Fazer cockpit em scratch na 1/72 sucks! Vamos para os decais. Dei uma geral na caixa de sucatas de decais e nada de sobras de F-16 ou algo que o valha. Então: Plano B! Peguei uma imagem de cockpit de F-16, daqueles “drawnings” que tem os números indicando o que é cada instrumento. “Desmembrei” a imagem e reduzi para a escala. Não há o que se preocupar com os números indicativos da legenda, pois na redução para a escala eles desaparecem. Depois da editoração gráfica feita, imprimi em uma transparência, daquelas que usamos para encher o saco dos outros em palestras com retro-projetor:

Meio difícil de visualizar? É só colocar uma folha de papel branco por trás e a coisa toda melhora:

Em um relâmpe de burrice, isolei o que seria o HUD:

Branco fosco na parte de trás da transparência (Parte de trás: Aquela que não recebeu a impressão):

Depois que a tinta seca e o “branco branqueia”, o treco fica assim:

Porque foi um relâmpe de burrice? Muito simples: Para quê eu isolei um pedaço da transparência que seria cortado fora? Não há como fazer um HUD na mesma peça do painel frontal. Notem que o painel ficará embutido sob a peça que se vê aqui:

Tirei fora aquele cabo de vassoura, digo, o manche original do kit e colei a banheira da metade inferior da fuselagem:

Pintei todo o cockpit em cinza claro.

Eis o resultado das quatro peças “em transparência” que compõem os painéis laterais:

E as duas peças que compõem o painel central:

Tudo no lugar, apenas ainda não colei as duas metades da fuselagem:

Com flash:

Sem flash:

E aqui um manche em scratch. Para as minhas parcas habilidades, até acho que não ficou tão grotesco:

Já iniciei a colagem das duas metades da fuselagem. Eu não sei exatamente o porquê, mas peguei o hábito de fazer esse tipo de colagem por partes e devagar. Deixei a parte do nariz (da altura do painel frontal para a frente já colado), amanhã eu vou colando ao redor de toda a emenda. Como uso Jet, dá para dar um intervalo de uns quinze minutos entre uma colagem e outra. Assim não corro o risco de “descolar o que já colei”.

Por enquanto, é isso.

[ ]s, Guima.

Mensagens: 12824 | Localização: Canoas/RS | Registrado: 16 December 2002Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Marechal I

Foto de Pierre Baudru
Ficou legal, gostei ! Que tal uns toques coloridos bem de leve nos consoles e painel ?

Abracao.

Na bancada
- GB31 - Helicopteros Militares - AH-1G COBRA - MATCHBOX

Terminados em 2009

Mensagens: 7381 | Localização: ATHUS - BELGICA | Registrado: 01 September 2000Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

Tenente Coronel Modelista

Foto de Pressinatte
Arregassou! Ta loco sô !!!!

Faz como o Pierre sugeriu, dá uma colorida nos painéis laterais (deixa igual aquele Tucano que você montou recentemente Captou ???)

Abraço

Mensagens: 1145 | Localização: Existem coisas na vida que o dinheiro não compra, como um dinossauro. Engenheiro Beltrão / Maringá, PR. | Registrado: 11 February 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Boxmodelista compulsivo
Foto de asimov
Interessante essa das transparências para os painéis de instrumentos.

Mensagens: 3838 | Localização: caçapava-Vale do Paraíba-sp | Registrado: 09 October 2004Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Foto de Guimaraes
Oi Pierre,

Até daria para fazer, pois há alguns pontos coloridos no F-16A:

Se fosse fazer, eu gostaria de fazer isso com precisão e estou achando que o trabalho não valerá a pena. A foto abaixo foi tirada sem macro, com flash, a uma distância de 30 cm do kit:

Acho que vou deixar para “puxar” um pouco as cores dentro do cockpit quando eu fizer o assento.

Oi Pressinatte,

Aquele Tucano era na 1/48, fica bem mais fácil de inventar em escala grande. Terminei de pintar um painel frontal de 109 na 1/48, quando estiver seco, coloco uma foto aqui. Dá para fazer até os ponteiros dos relógios.

Oi Asimov,

Dá para fazer também com papel fotográfico. Imprime-se até com os detalhes coloridos. Eu gosto mais das transparência pela (pouca) sensação de profundidade que ela dá, devido a “pintura base” ser feita na parte de trás da impressão.

[ ]s, Guima.

2º Tenente Modelista

Foto de Jet Commando
Grande Guima ! Ta loco sô !!!!

Cara ! Achei d-e-z essa técnica de painel para 1/72 ! "scratcheei" um painel de F-15 na unha... foi cruel e o resultado, bem... os amigos julgarão num futuro não muito distante (espero Maneiro !!!!...).

Há algum software específico para fazeres essa redução ? Como fazes ? A impressora tem de ser laser, não ?

Abraço do Jet e até dezembro ! Tô na boa...!

Mensagens: 422 | Localização: Altamira / PA | Registrado: 16 September 2004Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador

General de Brigada Modelista

Foto de Paulão - Tchwrma
Seu Guima, parabens pela técnica inovadora, pelo menos pra mim! Cara, Ficou muito bom. Salvou o cockpit. Pena que não dá pra fazer o mesmo no Banquinho, digo, Assento Ejetor.... Maneiro !!!!.
Eu lamento, ainda que o kit seja em 1/72, pois para 1/48 eu tenho um cockpit completo sobressalente da Hasegawa, incluindo os painéis em relevo e o assento.

Acompanhando....

Paulão.

Mensagens: 2985 | Localização: Porto Alegre - RS | Registrado: 19 May 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Foto de Guimaraes
Oi Jet,

Scratch na 1/72 é meio xarope... Se for IIWW até fica um pouco mais fácil pela simplicidade dos instrumentos e acessórios, mas jatos...

Você vai dar risada... Maneiro !!!! Eu uso um programinha superfácil de ser utilizado para “cortar” as imagens, chamado “PhotoScape” e a redução eu faço no PowerPoint (com o meu irmão dando risada e enchendo a paciência aqui do lado, dizendo para eu criar vergonha na cara e tirar um tempo para ele me dar umas dicas de Corel Draw). É impressora comum, jato de tinta mesmo. A que tenho nesse PC é uma HP PSC 1510, com uns três ou quatro anos de uso. Coitadinha está “na capa da gaita”. Fico torcendo para ela durar um pouco mais, pois a próxima impressora, eu quero uma laser color.

Oi Paulão,

O banquinho tem que ser no scratch mesmo. Qualquer invenção já melhora a aparência daquilo ali. Geralmente o assento é uma das últimas coisas que eu mexo.

Por questão de espaço, eu só monto 1/72. Outras escalas, só a pedido. Sabe como é, né... Adolescente de 40 anos... Voltei a morar na casa da “mamãe”... É melhor não abusar da paciência da véia... Maneiro !!!!

Ô Pressinatte,

Na 1/48 dá para fuçar um pouquinho mais... Legal !!! Isso aí embaixo é um painel de 109. Foto tirada a uns 3 ou 4 cm de distância.

Para não dizer que não fiz nada no bicho hoje: Limpei a peça que encaixará no dorso (esse kit tem opção de mono e biplace) e limpei e colei o que acredito ser o farol de iluminação para abastecimento noturno.

[ ]s, Guima.

Lixador de primeira viagem
Foto de Marcos Costa
Meu pouco contato que tive com F-16 na 1/72 foi com um Matchbox e isso me causou um certo preconceito, acompanhando as montagens desse GB eu vejo que com um bom trabalho eles se transformam em pequenas jóias, estou de olho em sua montagem Guima!

---

Mensagens: 2002 | Localização: Botucatu - SP | Registrado: 16 February 2008Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Brigadeiro Modelista
Foto de Geraldo Ribeiro
Grande Guima!

Ótima a solução da impressão nas transparências!

Quanto às cores dos paineis, eu experimentei com sucesso o uso de marcadores para retroprojetor com ponta de 1 mm. É fácil de se encontrar nas cores verde, vermelho, azul e verde. Os meus são da Pilot e custaram menos de R$ 3,00 cada.

Abração,
Geraldo Ribeiro

Mensagens: 3677 | Localização: Belo Horizonte, MG | Registrado: 19 August 2007Responder citando esta mensagemEditar ou apagar mensagemEnviar ao moderador
Foto de Guimaraes
Oi Marcos,

Sei de qual kit você está falando. Acredito que seja o mesmo F-16 que tenho aqui. Tenho aquele que saiu nos “fascículos”, que vem todo embandeirado como Revell, mas é a matriz da Matchbox. O que tenho aqui está incompleto e no dia que eu montar, será um Frankenstein, pois completarei ele com as sobras dos outros F-16 montados antes dele. Maneiro !!!!

Obrigado por acompanhar!

Oi Geraldo,

Boa idéia essa dos marcadores! Não havia pensado nisso. Depois do comentário do Pierre, eu fiquei aqui torrando os miolos, pensando como poderia resolver aquilo ali na próxima vez que tiver que usar transparências de retro-projetor. Acho que eu poderia editorar a imagem, colorindo os pontos necessários e já imprimir em cores. Mas não sei se ficaria com a nitidez necessária...

[ ]s, Guima.